Mesmo com tantas formas de pagamento disponíveis, o boleto bancário continua aparecendo como um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de um bilhão de boletos foram emitidos no país em 2022, ficando atrás apenas das transações via pix e cartão.

Por essa razão, o boleto é um método de pagamento que não pode ficar de fora das empresas, sobretudo as que atuam no comércio eletrônico. Porém, é importante saber como emiti-lo para se aproveitar de seus benefícios.

 A seguir, entenda tudo sobre boleto bancário e veja como essa forma de pagamento pode ser interessante para você e seus clientes. Confira!

O que é boleto bancário?

Boleto bancário é o método de pagamento que simplifica e facilita os processos de compra e venda realizados entre empresas e consumidores. Por mais tradicional que seja, esse documento ainda é um dos mais utilizados no Brasil. 

O boleto pode ser emitido tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, desde que possuam uma conta bancária e contratem uma carteira de cobranças.

Como funciona o boleto bancário? 

Ele funciona por meio de um código numérico, e deve ser pago dentro do prazo estipulado para que a transação comercial seja concluída.  

Esse meio de pagamento não é instantâneo como o Pix: ele pode levar de um a três dias úteis para ser compensado. Quando isso acontece, o pagamento é confirmado.

No caso de o boleto vencer antes de ser quitado, a empresa deve emitir um novo documento para o cliente ou ele deve pagá-lo com multa, a depender das condições.

Como ocorre a compensação do boleto?

Quando o cliente realiza uma compra online e seleciona o pagamento em boleto, o comerciante deve enviar o documento junto à instituição emissora. A partir de então, como foi dito anteriormente, o consumidor tem um prazo final para quitá-lo.

Independentemente do canal escolhido, uma vez pago, o tempo de compensação do boleto pode levar alguns dias. Afinal, o prazo depende do tempo que cada banco estipula para repassar o valor. 

Por fim, já com a confirmação do pagamento, o vendedor consegue dar procedimento à entrega do produto ou serviço.

No caso do boleto vencido, um novo pode ser emitido. No entanto, em caso de serviços com pagamento recorrente, o mais comum é que o documento seja pago com a devida multa e juros. 

Por onde o boleto pode ser pago?

Esse documento pode ser pago em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou estabelecimento conveniado (lotéricas, etc.) até a data preestabelecida. 

Além disso, com a popularização da internet, pagar o boleto ficou ainda mais fácil: com aplicativos de bancos na palma da mão, o consumidor consegue quitá-lo em alguns cliques. 

O que significa cada campo do boleto?

É fundamental entender os campos do boleto bancário e o que cada um representa. Afinal, cada informação possui sua importância para o processo de emissão de boleto.

Sacado

Nome e CPF (ou CNPJ, se for pessoa jurídica) da pessoa que irá pagar o boleto.

Código do Cedente

Número da conta bancária da empresa emissora do boleto.

Valor do Boleto

Valor final a ser pago. O número deve contar duas casas decimais e utilizar vírgulas para separar os centavos. 

Vencimento

Prazo final para que o documento seja quitado sem o acréscimo de multas ou juros.

Multa e Juros de Mora

Instruções ao consumidor sobre juros e multas que serão cobrados em caso de vencimento do documento.

Campo de identificação do boleto gerado pelo órgão emissor, utilizado para controle legal pela empresa e pelo consumidor. 

Linha Digitável

Descrição em números do código de barras. Os primeiros números devem ser representados pelo código do banco emissor, enquanto os últimos correspondem ao valor a ser pago.

Código de Barras

Ferramenta utilizada para automação de pagamentos, por meio do leitor de smartphones. A espessura das linhas de um código de barras serve para representar números de 0 a 9.

São diversos campos e informações, não é? Nessas horas, contar com um emissor de boletos pode facilitar essa tarefa, como o Bling, que torna a cobrança via boleto mais prática. 

No vídeo abaixo, veja como é simples emitir boleto online em nosso sistema:

Quais são os tipos de boletos bancários?

Existem dois formatos de boletos bancários: o registrado e o não registrado. As diferenças entre ambos, por sua vez, se resumem ao controle que órgãos emissores têm sobre o documento. 

O primeiro, como o próprio nome diz, é registrado por um banco. Isso contribui para a conformidade legal e redução do número de fraudes fiscais. 

Por essa razão, o boleto registrado passou a ser o único permitido por lei

O boleto sem registro era mais atrativo em relação a taxas baixas e a emissão não burocrática, no entanto, era menos seguro. 

Já o documento registrado proporciona mais segurança e credibilidade para as empresas e clientes, já que está “associado” a instituições financeiras. 

Abaixo, você pode conferir mais detalhes de cada um.  

Boleto registrado

O boleto registrado é aquele que possui registro em instituições financeiras. Nesse formato, o banco recebe a remessa da empresa e faz o registro de todas as informações contidas no documento: código de barras, valor, vencimento, CPF e outros dados.

Para emitir esse tipo de boleto, é preciso que a empresa se registre em uma entidade financeira. Assim, as informações ficam armazenadas em um só lugar, permitindo maior controle sobre o andamento da operação

Além disso, o modelo registrado diminui a inadimplência, porque o banco pode enviar o cliente para os órgãos de proteção ao crédito.

O boleto registrado passou a ser o modelo padrão porque é mais completo e permite um controle mais eficiente das transações comerciais. Já o boleto sem registro, apesar de simples, resultava em muitas fraudes.

Boleto sem registro

Boleto sem registro é aquele que não tem relação com um banco emissor. Desde 2018, esse modelo foi totalmente banido

A mudança trouxe mais comodidade para os clientes e maior segurança para os emissores. Isso porque a modalidade centraliza os processos de cobrança, garantindo mais agilidade em relação ao pagamento dos débitos e diminuição no número de golpes.

Leia também: Dicas de segurança: protegendo sua conta e evitando golpes

Quais os benefícios dos boletos bancários?

Uma vez compreendidas as diferenças entre boleto bancário registrado e sem registro, é hora de conferir os benefícios que esse modelo de cobrança oferece para seu negócio. São eles:

Diminuição da inadimplência

Uma das principais vantagens do boleto registrado é a possibilidade de protestar o pagamento, caso o documento não seja quitado. 

Por ser associado a uma entidade financeira, ele se torna um documento oficial, e pode ser usado em processos para garantir o recebimento do valor. 

Além disso, a inadimplência do boleto registrado pode causar a negativação do devedor. Apenas por saber dessa possibilidade, as pessoas tendem a pagar o documento em dia para evitar problemas futuros.  

Maior controle financeiro

Um benefício que não era possível com o boleto sem registro era o rastreamento do pagamento. Por essa razão, o problema de pagamentos não identificados era muito comum. 

Agora, com o boleto registrado, é possível acompanhar todo o processo, desde a emissão do documento até o seu recebimento. Além de ter a confirmação da quitação assim que o cliente realiza o pagamento. 

Essa atualização automática do status do pagamento diminui erros na comunicação, e evita cobranças aos clientes que já quitaram o boleto — o que não é nada positivo para a experiência do consumidor

Maior segurança para os clientes

Assim como há benefícios para os comerciantes, o registro traz vantagens para o consumidor, a começar pelo fato que contém os dados do pagador e emissor. 

Com essas informações disponíveis, é mais difícil que o cliente pague um boleto destinado para outra pessoa, ou que foi emitido por outra empresa que ele sequer conhece. 

Essa medida ajuda a evitar o golpe do boleto falso, já que permite que os dados sejam verificados com mais facilidade. 

Além disso, os documentos registrados contam com códigos de barras específicos, que dificultam a adulteração do boleto

Quanto tempo leva para receber o pagamento de um boleto?

O tempo de compensação do boleto varia de instituição para instituição, e você deve conferir essa informação no momento em que estiver escolhendo um banco para se “associar”. 

Em geral, esse processo pode levar até 3 dias úteis, sendo o prazo mais comum entre os bancos.

Ainda assim, existem casos em que o boleto é compensado no mesmo dia, a depender da hora que o cliente realizou o pagamento. 

Leia também: Compensação bancária: PIX, boleto e cartão! O que é + tabela

Como conseguir uma autorização para emissão de boleto bancário?

Como vimos, para emitir um boleto atualmente, sua empresa precisa ser registrada em um banco. Porém, você pode estar se perguntando, como esse processo acontece? 

O primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira em que você possui uma conta bancária aberta e solicitar sua carteira de cobrança.

Essa carteira é o que conecta o banco à emissão dos boletos que você deseja enviar aos seus clientes. 

Ou seja, é ela que permite a troca de informações entre sua empresa e a entidade financeira, o que inclui o envio de dados, mapeamento de pagamentos, alterações de boletos, entre outros.

Essa troca de dados acontece por meio de remessas, enviadas para o banco com todas as informações quando se deseja emitir um documento de pagamento. 

Afinal, como emitir um boleto?

Como vimos, emitir boletos bancários é simples: basta apenas habilitar uma conta-corrente para que ela receba pagamentos por meio desse formato. 

Aqueles que não possuem permissão para emitir esses documentos devem entrar em contato com o gerente de contas da instituição financeira em questão. 

Uma vez solicitado, você pode gerar boletos preenchendo apenas alguns dados básicos, como data de vencimento, valor, multas, juros e dados do pagador. 

Intermediadores para emitir boleto

Uma forma fácil e descomplicada é utilizar intermediadores como os sistemas de gestão para emitir boletos

O Bling, por exemplo, possui integração com o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), uma ferramenta padrão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que permite emitir boletos de diferentes bancos. 

Utilizar sistemas de gestão integrada facilita ainda mais a emissão e o controle de boletos bancários. 

Além disso, com mais controle sobre o status do pagamento dos boletos, sua gestão financeira se torna mais eficiente, conseguindo atualizar os recebíveis em tempo real dentro do fluxo de caixa

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Com o ERP Bling, você pode receber pagamentos como quiser, inclusive por boleto bancário!

Isso sem contar que o link de pagamento é enviado em poucos cliques, facilitando o contato com o cliente e a conclusão da venda. 

Outra vantagem é a integração com a Conta Bling, que favorece o controle das contas recebidas e a receber.

Ou seja, além de facilitar o dia a dia, o nosso sistema contribui para a gestão financeira completa do seu negócio, de forma online, simples e em um único lugar.

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