Os documentos digitais trouxeram mais segurança e praticidade para as empresas lidarem com questões burocráticas no dia a dia. Uma dúvida frequente, principalmente de microempreendedores individuais, é se o Certificado Digital é obrigatório.
Essa ferramenta garante autenticidade nas transações eletrônicas, seja para emitir notas fiscais, acessar o portal e-CAC ou para participar de licitações. Na prática, nem todos os empreendedores devem ter esse documento, mas em alguns casos é necessário.
Neste conteúdo, saiba quem precisa de Certificado Digital e quais os tipos de empresa dessa ferramenta de autenticação obrigatoriamente.
Continue a leitura!
O que você verá no artigo:
O que é Certificado Digital?
O Certificado Digital funciona como uma identidade, tanto de pessoas quanto de empresas, mas de forma digital, como o próprio nome indica. A ferramenta serve para autenticar e assinar documentos digitalmente de forma segura.
Toda vez que é necessário usar o documento, o sistema gera uma assinatura digital ― o que oferece mais segurança e agilidade nas transações jurídicas. Além disso, permite emitir notas fiscais e assinar contratos, pois a ferramenta tem a mesma validade que uma assinatura manuscrita.
Quais empresas são obrigadas a ter Certificado Digital?
Conforme a Medida Provisória 2.200-2, de 24/08/2001, o Certificado Digital é obrigatório para algumas empresas e depende de quais situações se enquadram. Ou seja, varia de acordo com o regime tributário, porte e necessidade de envio de informações trabalhistas e previdenciárias ao Governo Federal.
A seguir, entenda melhor quem precisa de Certificado Digital e por quais motivos.
Empresas que emitem NF-e
As empresas precisam do Certificado Digital para emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e). Isso porque funciona como uma assinatura eletrônica que comprova a validade do documento fiscal.
Empresas com mais de 5 funcionários
Todas as empresas com mais de 5 colaboradores, inclusive, as optantes pelo Simples Nacional, devem obrigatoriamente ter um Certificado Digital. É importante ter o documento para fins de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de outros encargos trabalhistas.
Emissão de relatórios do eSocial.
O Governo criou o eSocial para simplificar dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), como contribuições sindicais, horas extras e salários. Portanto, as empresas com mais de 11 funcionários devem ter o Certificado Digital para emitir relatórios.
Envio de informações ao SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é uma ferramenta que a Receita Federal criou para encaminhar informações fiscais, contábeis e previdenciárias aos órgãos de registro. Por meio do documento digital, as empresas validam e assinam os dados digitalmente.
Entrega de declarações
O Certificado Digital é obrigatório para empresas inscritas no regime do Lucro Real ou Lucro Presumido. Esses regimes de tributação permitem que as instituições recolham os impostos de acordo com a margem de lucro. Assim, por meio do documento digital, é possível enviar as declarações de forma prática.
Leia também: como calcular o Lucro Real na sua empresa? Fórmulas e taxas.
Grandes empresas
Grandes empresas e setores específicos, como da saúde e contabilidade, precisam ter o Certificado Digital. No caso de clínicas e hospitais, por exemplo, é fundamental para emitir receitas médicas e acessar prontuários eletrônicos. No setor de contabilidade, facilita a gestão de documentos contábeis e fiscais.
MEI precisa de Certificado Digital?
O Certificado Digital é obrigatório para o microempreendedor individual que precisa emitir nota fiscal com certificação digital. Nesse caso, a legislação do estado ou município exige que o MEI adquira a ferramenta.
Precisa de Certificado Digital para emitir nota fiscal?
O Certificado Digital é obrigatório em alguns estados, cidades e áreas de atuação da empresa. No caso de prestação de serviços, a maioria dos municípios permite a emissão de notas fiscais sem a necessidade desse documento.
Assinatura digital precisa de certificado?
Sim, o Certificado Digital funciona como um documento de identificação eletrônica que comprova a sua identidade e garante a autenticidade da assinatura. Além disso, a ferramenta oferece segurança e validade jurídica em qualquer transação, assim como uma assinatura manuscrita.
O que acontece se não tiver Certificado Digital?
Quando o Certificado Digital é obrigatório, as empresas não conseguem enviar informações fiscais e trabalhistas ao governo. Também têm dificuldades de emitir documentos, encaminhar declarações e pagar tributos ― o que pode incidir em multas.
Como escolher um Certificado Digital?
Existem dois modelos de Certificado Digital que se diferenciam pela forma de armazenamento. Por exemplo, o A1 é instalado no computador do usuário, enquanto o A3 em dispositivos físicos, como cartões inteligentes ou tokens.
O modelo A1 é mais prático, principalmente para quem costuma acessar o documento em vários dispositivos. Por outro lado, não é tão seguro, pois depende da segurança do computador. Já o A3 é ideal para empresas que lidam com informações sigilosas.
Isso porque os tokens e os cartões contam com uma chave privada que fica protegida em um hardware específico. Em resumo, o A1 é suficiente para pessoas físicas e tem um custo menor, mas quando se trata de empresas de grande porte, o ideal é optar pelo modelo A3.
Como adquirir um Certificado Digital? Passo a passo
Obter o Certificado Digital é um procedimento simples, no entanto, é importante ter alguns cuidados para fazer a melhor escolha. A seguir, acompanhe os passos para conseguir o seu:
- escolha uma certificadora credenciada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira);
- defina o tipo de certificado conforme o perfil da empresa;
- faça o pagamento e agende um horário para validar os documentos;
- após a aprovação, o usuário recebe um e-mail com os dados do certificado e as orientações para instalá-lo.
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