Dentro do comércio, existem muitos códigos e legislações específicas. Isso serve para que a organização de impostos, transportes e mercadorias seja realizada de maneira correta dentro do território estabelecido e também em vendas interestaduais.

Neste artigo, vamos entender o que significa o CFOP 5102, quando usar e como dar entrada neste código de vendas. Continue a leitura para saber mais!

O que significa CFOP 5102?

O CFOP 5102 é o código que estabelece venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Elas podem ser recebidas para para industrialização ou comercialização, mas que não tenham passado por processo industrial. Também são agrupadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento comercial de cooperativa destinadas aos cooperados ou outra cooperativa.

Por que o CFOP 5102 foi criado?

O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) foi criado pela SEFAZ e é um código que identifica a natureza de circulação de mercadorias e serviços de transporte intermunicipais, interestaduais e internacionais. Já o 5102 é o número que identifica que a mercadoria foi adquirida ou recebida de terceiros.

Quando usar o CFOP 5102?

Utiliza-se o CFOP 5102 quando for realizar uma venda que for adquirida ou recebida de terceiros e não é algo produzido pelo seu negócio.

Como dar entrada no CFOP 5102?

Para dar entrada no CFOP 5102, é preciso lançar o CRT = 1 – Simples Nacional, tendo como CFOP 5.102. Também se deve levar em conta a origem da mercadoria, o CSOSN = 101 (Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito), gerando crédito para o destinatário, CST do PIS/COFINS = 49 (Outras Operações de Saídas).

A emissão dessa nota só é permitida para uma empresa terceirizada, não pode ser faturada para cliente final.

Perguntas frequentes sobre CFOP 5102

CFOP 5102 é tributado?

Sim, é tributado pois é uma operação de venda. É preciso entender os tipos de tributos para que o seu negócio se mantenha em dia quanto a emissão de notas e documentos.

Qual CSOSN usar para CFOP 5102?

Para CFOP 5102, é possível usar o CSOSN 0101 com permissão de crédito ou 0102 sem permissão de crédito – quando efetuar a venda para pessoa física ou pessoa jurídica.

CFOP 5102 tem IPI?

Como são mercadorias adquiridas de terceiros não tem IPI. Já as mercadorias com CFOP para industrialização, no caso da 5101, é sim destacado o IPI.

Qual a diferença entre CFOP 5101 e 5102?

Ambas representam operações de venda de seu município para o estado. Porém a diferença é que a 5101 indica venda de produção do estabelecimento e a 5102 indica uma venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros.

Saiba mais: o que significa CFOP 5101? Quando usar? + Perguntas mais frequentes

Qual a diferença entre CFOP 5102 e 6102?

Enquanto na operação CFOP 5102 é uma venda estadual, a CFOP 6102 indica uma saída interestadual.

Facilite a gestão do seu negócio!

Realizar vendas é um processo no qual você deve estar sempre estudando e se atualizando. É fundamental fazer um planejamento tributário para o seu negócio a fim de entender se mesmo com os tributos sobre as suas vendas, a empresa continua dentro da estimativa de obtenção de lucro. 

O planejamento tributário é necessário para que a empresa prospere de maneira saudável. Por isso, além de ter o acompanhamento de um contador, conte com um sistema de gestão que auxilia o seu negócio de maneira prática e segura para uma gestão contábil fácil.

Portanto, agora que você já sabe o que significa CFOP 5102, quando usar e como dar entrada, o que você acha de usar um ERP (Enterprise Resource Planning) para facilitar a emissão e envio de documentos fiscais para as mais diversas operações da sua empresa? 

O sistema de gestão Bling ajuda você com a emissão de notas fiscais online de modo rápido e prático, otimizando o dia a dia do seu negócio.

Com o nosso ERP, você pode:

  • emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e, NFS-e, NFC-e);
  • enviar automaticamente as notas fiscais eletrônicas para seu cliente;
  • fazer integração com a SEFAZ.

Quer ver todas as funcionalidades de um sistema ERP? Então, faça um teste gratuito de nossa plataforma!

Aproveite para ver no vídeo abaixo como cadastrar a natureza da operação e como dar entrada no CFOP 5102 no Bling.