No nosso tempo, com vendas pela internet e o mundo automatizado, não faz sentido manter os velhos blocos de notas com vias coloridas para emitir Nota Fiscal de Serviço quando você pode fazer isso via internet, né?

A NFS-e substitui a emissão de notas em papel. Facilitando o dia a dia, principalmente, dos micro e pequenos empreendedores.

Sobre NFSe

A Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe) é um documento digital que registra os serviços nos quais se aplica o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). A emissão da nota fiscal deve ser feita pelo prestador do serviço, que processa a operação por meio da interface oferecida pelas prefeituras.

ERP Bling

No Bling você emite Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe) e envia o documento diretamente aos clientes e à Secretaria da Fazenda da cidade onde sua empresa está inscrita. 

Além disso, o sistema de gestão também integra o seu negócio aos canais de venda, sincroniza estoque, vendas e proporciona melhor experiência ao cliente. 

Como Emitir Nota Fiscal de Serviço

Via web service ou troca de arquivos de lotes de RPS (Recibo Provisório de Serviços). O Bling faz emissão de NFSe através da integração com várias prefeituras de 18 estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Confira aqui se o seu município possui integração web service.

Sua localidade não tem integração web service?

Para as cidades que ainda não estão integradas via web service. É possível realizar a emissão de NFSe via exportação do lote RPS XML no sistema da prefeitura (é necessário que ela utilize o padrão ABRASF).

Disponibilizamos um manual com o passo a passo para ajudar você a validar as notas no sistema da sua prefeitura.

Vantagens de emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica com o erp Bling

A Nota Fiscal de Serviço eletrônica unifica os diversos modelos de nota e proporciona algumas vantagens. Como economia de despesas com papel e fácil acesso aos documentos fiscais (o Bling envia o recibo provisório por e-mail).

Quem utiliza um sistema de gestão para emitir Nota Fiscal de Serviço tem ainda mais benefícios: cadastro de contatos e serviços; cálculo automático de impostos; emissão e envio de boletos; controle financeiro e emissão de notas a partir de ordens de serviço e pedidos.

Como emitir nota fiscal sendo pessoa física?

Além do cadastro na prefeitura, a empresa ou o prestador de serviço precisa ter um certificado digital. Geralmente oferecido pela prefeitura na qual a empresa está inscrita. Mas também pode ser adquirido em qualquer unidade certificadora.

O certificado digital contém todas as informações sobre o prestador de serviço, pessoa física ou jurídica. E deve ser usado em todas as emissões de Nota Fiscal de Serviço.

Vale lembrar que não emitir nota fiscal é crime, por isso, deixe o seu negócio regularizado com a emissão correta das notas fiscais. 

Como emitir a segunda via da nota fiscal?

Caso precise emitir uma segunda via da nota fiscal, basta entrar novamente no sistema para emitir nota fiscal para ter em mãos uma cópia. É também no sistema que se pode cancelar uma nota, por exemplo. 

É fundamental o empreendedor ter autonomia para a emissão das suas notas, e através de um ERP, também é possível emitir notas e organizar a gestão do seu negócio em uma única plataforma.