Você sabia que é possível deixar o cadastro do seu produto mais completo no Bling para enviar para algumas das plataformas de venda? Pois é, é possível através dos campos customizados! 

Agora, com a possibilidade de inserir também dados adicionais nos seus Clientes e Fornecedores, para maior controle de informações!

O que são os campos customizados e como criar?

São campos adicionais que podem ser criados, para assim, incrementar as informações dos seus registros, incluindo dados que não existem por padrão, mas que merecem destaque na sua operação. Eles podem ser inseridos nos produtos, nas ordens de serviço e agora também nos cadastros de clientes e fornecedores!

Você pode criar um novo campo clicando em Configurações (cog.png) > Todas as configurações > Sistema > Campos customizados

Então, na esquerda selecione se deseja criar um Campo Customizado de Produto, Ordem de Serviço ou para Clientes e Fornecedores.

Tipos de campos customizados

Ao clicar em Novo Campo, será exibida uma janela com o formulário para preenchimento dos dados do novo campo. Cada tipo de campo possui características diferentes.

Você pode criar campos nos seguintes formatos:

  • Inteiro – cria um campo onde poderá ser inserido um valor sem casas decimais
  • Decimal – neste campo é permitido criar um valor com duas casas depois da vírgula
  • Lista – cria uma lista de opções, onde apenas uma pode ser selecionada
  • Texto – neste tipo de campo é permitido digitar um texto curto, como nome
  • Texto Longo – cria uma caixa para textos longos, como observações ou descrições
  • Lógico – no campo lógico é possível adicionar uma opção que poderá estar ativada ou desativada
  • Data – habilita-se um calendário para a escolha de uma data

Um exemplo prático seria a criação de um campo Inteiro chamado “Idade mínima”, quando se anuncia um brinquedo ou jogo infantil. Nele, você pode preencher com qualquer número inteiro, sem vírgulas ou qualquer outro tipo de informação.

Outro exemplo seria o campo customizado “Precisa de baterias ou pilhas”, comum em alguns marketplaces. Nele, é necessário criar um campo tipo Lista, onde poderá ter as opções Sim e Não.

Além disso, diversas outras informações podem ser preenchidas, como Material, Sabor, Tipo e outros dados específicos.

Lembrando que, não é possível alterar o Nome do campo após salvar, apenas o restante das informações podem ser alteradas.

Lembretes importantes

Os campos customizados de produtos devem seguir conforme as categorias de produto de cada loja virtual, e os requisitos de cada campo customizado podem ser visualizados diretamente dentro do ERP Bling.

Já para Clientes e Fornecedores, é importante tomar cuidado com os campos criados, evitando informações sensíveis do cliente, que podem trazer algum tipo de problema para ele. Além disso, é importante lembrar da LGPD, por isso, deve-se ficar atento com quais dados do seu cliente você está compartilhando com outras plataformas. 

Eu sou obrigado a utilizar os campos customizados?

Isso irá depender de qual plataforma você vende. Alguns marketplaces precisam de mais informações sobre o cadastro do produto, para completar a ficha técnica do anúncio no site, e para isso, será necessário utilizar os campos customizados.

Não se preocupe, é possível ver se a categoria do seu produto requer campos customizados na plataforma. Caso tenha alguma dúvida, acesse o Guia de Campos Customizados para Lojas Virtuais no nosso manual. 

Já quando estamos falando de Ordens de Serviço ou de Clientes e fornecedores, fica a seu critério. Você pode criar campos que são importantes para a sua empresa, de modo a ter um cadastro mais completo dos seus clientes, serviços e contatos.

É importante ressaltar que essas informações cadastradas em Campos Customizados podem ser acessadas via API, ou seja, podem ser importadas para outras plataformas como CRMs, por exemplo.

Aproveite mais essa novidade do Bling!