Quer saber como criar QR Code Pix para ter mais praticidade no dia a dia do seu negócio? Aliás, essa forma de pagamento oferece inúmeras vantagens, não apenas para você, mas também para os clientes.

Atualmente, o QR Code é uma maneira mais fácil de pagar contas, sem precisar copiar links ou escrever a chave da outra pessoa (ou da empresa), o que reduz a chance de erros.

Até mesmo boletos bancários podem ter QR Code integrado para uso do Pix e, por sinal, essa modalidade já soma mais de 15 milhões de pagamentos.

Então, podemos imaginar que os benefícios também são observados por empreendimentos de qualquer tamanho, certo? Seja na compra física ou virtual, é possível oferecer mais essa facilidade aos seus clientes.

Porém, como gerar QR Code para receber Pix? É necessário fazer o processo a cada transação ou você pode aproveitar o mesmo código mais de uma vez? Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto!

Como funciona o QR Code Pix?

O QR Code Pix é uma representação gráfica de um método de pagamento eletrônico, que foi lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. 

Vale lembrar que o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, que permite a transferência de dinheiro entre contas bancárias de forma rápida, segura e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados.

Portanto, o QR Code Pix contém todas as informações necessárias para que uma transação seja realizada. 

Ao escanear o QR Code com um celular, o usuário é direcionado automaticamente para o aplicativo do seu banco ou instituição financeira, onde pode confirmar a transação e autorizar o pagamento. 

Ou seja, elimina a necessidade de inserir manualmente dados como número da conta, agência, CPF etc.

Além disso, as transações são processadas em tempo real, o que significa que o dinheiro é transferido imediatamente entre as contas envolvidas. 

Logo, o Pix é uma opção conveniente para pagamentos instantâneos, seja para transferências entre pessoas físicas, pagamentos de compras em estabelecimentos comerciais ou mesmo pagamentos de contas em geral.

Contudo, não podemos falar sobre como gerar QR Code Pix sem entender melhor dois conceitos: o Pix estático e o Pix dinâmico.

Pix estático

É ideal para quem recebe pagamentos frequentemente no mesmo local e com os mesmos detalhes de pagamento, como estabelecimentos comerciais, pois o QR Code permanece o mesmo.

Uma vez criado, o Pix estático não muda, portanto, é recomendado apenas para usos onde as informações de pagamento permanecerão constantes. Por isso, costuma ter duração ilimitada, deixando de funcionar apenas se for excluído.

Pix dinâmico

Já o QR Code Pix dinâmico é gerado para cada transação específica e contém informações diferentes a cada vez que é utilizado. Sendo assim, é necessário gerar um código novo para cada pagamento a receber.

Por ser exclusivo para cada transação, a expectativa é de que este tipo de QR Code seja mais usado em compras online, por e-commerces ou cobranças mais formais.

>>> Indicação de leitura: Pix para empresas: o que é, quanto custa e como funciona?

Como gerar QR Code Pix?

Para criar um QR Code para receber Pix, você pode usar plataformas confiáveis, serviços de pagamento online ou geradores de QR Code específicos para Pix. 

De maneira geral, o mais indicado para empresas é usar o aplicativo do banco onde está a conta como Pessoa Jurídica (PJ).

Veja um passo a passo básico sobre como gerar QR Code Pix!

  1. Acesse o app: abra o aplicativo móvel do seu banco e faça login na conta usando suas credenciais de acesso.
  2. Navegue até a seção Pix: dentro do aplicativo, procure pela seção relacionada ao Pix. Isso pode estar localizado em diferentes áreas, dependendo do design do app. Geralmente, você pode encontrar essa seção no menu principal ou em um específico para pagamentos e transferências.
  3. Selecione a opção “Receber” ou “Cobrar”: dentro da seção Pix, procure a opção que lhe permitirá receber um pagamento. Isso pode ser rotulado de diferentes maneiras, mas o objetivo é o mesmo: gerar um código QR para que outras pessoas possam escanear e fazer o pagamento.
  4. Insira as informações necessárias: dependendo das opções oferecidas pelo banco, você pode precisar escolher entre receber um valor fixo ou permitir que o pagador insira o valor. Alguns bancos também oferecem a opção de incluir uma descrição ou identificador de transação para facilitar a organização de seus recebimentos.
  5. Gere o QR Code: após selecionar as preferências de recebimento e valores, o banco irá gerar um QR Code único para você. Este QR Code contém as informações necessárias para que a transação seja realizada, como sua chave Pix e o valor a ser pago, se aplicável.
  6. Compartilhe o QR Code: depois que o QR Code for gerado, você poderá compartilhá-lo com a pessoa que deseja receber o pagamento. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo enviando a imagem do QR Code por mensagem de texto, e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas ou exibindo-o na tela do seu dispositivo para que a pessoa possa escanear.

Certifique-se sempre de seguir as instruções específicas do seu banco e manter a segurança de suas informações durante todo o processo de geração e compartilhamento do QR Code do Pix.

Como gerar QR Code Pix para imprimir?

O processo de criação do QR Code Pix para imprimir é o mesmo, contudo, é necessário que você atente-se aos detalhes. 

Como a ideia é deixá-lo disponível para que qualquer pessoa possa escanear o código e fazer o pagamento, é necessário que seja um Pix estático, como explicamos anteriormente.

Dessa maneira, você pode imprimir a imagem gerada e deixá-la no balcão da loja próximo ao caixa. Neste caso, o próprio cliente precisará inserir o valor, uma vez que o código serve para qualquer pessoa. Portanto, sempre confirme o que foi recebido.

Como gerar QR Code para receber Pix de forma prática?

Agora que você sabe como criar QR Code Pix, quer uma dica bônus sobre como fazer isso de maneira prática?

Com o link de pagamentos do Bling, você pode escolher a forma de pagamento que mais se adapta ao seu negócio, recebendo com praticidade via boletos, cartão de crédito e, é claro, QR Code Pix.

O processo é simples:

  1. conclua a venda;
  2. selecione a forma e as condições de pagamento;
  3. compartilhe o link com seu cliente;
  4. após o pagamento ser concluído, o valor entra direto na sua Bling Conta!

Além de ser 100% integrada ao seu sistema de gestão, emitir boletos, pagar contas e realizar TED, a Bling Conta agora tem Pix!

Você pode gerar cobranças via QR Code, enviar aos seus clientes via e-mail ou WhatsApp e, ainda, receber e realizar transferências via chave Pix de forma prática sem sair do Bling: 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Tudo isso com total segurança, integração e transparência. Conheça mais sobre a conta digital Bling assistindo ao vídeo abaixo: 

Gostou? Então, acesse o site e teste gratuitamente!