Apesar de ser um recurso novo, o Pix para empresas já é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, que chegam a fazer mais de 1,6 bilhão de operações em um único mês, segundo o que indica dados da pesquisa compartilhada no site do Governo Federal.

Mas, afinal, quais são os benefícios de oferecer essa forma de pagamento aos seus clientes? 

Como fazer Pix com CNPJ e como ele funciona para empresas?

Essas são algumas das perguntas que vamos responder ao longo deste texto. Por isso, continue lendo e solucione todas as suas dúvidas. 

O que é o PIX, afinal?

O Pix é uma modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil. Ele permite a realização de transferências financeiras 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de aguardar horários de funcionamento de bancos. 

Para que a transferência de valor seja realizada, o usuário precisa criar chaves digitais, que podem ser feitas a partir do CPF do titular, e-mail ou telefone. Essas chaves funcionam como identificadores das contas envolvidas nas transações. 

Quando transferido, o valor demora apenas alguns segundos para  ficar disponível na conta corrente ou poupança do destinatário. 

Essa é uma das razões para que cerca de 53 milhões de transações diárias sejam feitas a partir dessa solução. 

Soma-se a isso, a não cobrança de tarifas para as pessoas físicas e, em alguns casos, para pessoas jurídicas também.

O resultado é que o Pix se tornou uma alternativa mais rápida e econômica aos meios de pagamento convencionais, como boletos, cartões de crédito e débito, e transferências de TED ou DOC. 

Como funciona o Pix para empresas?

O Pix para empresas funciona da seguinte forma:  o cliente acessa o sistema de internet banking ou app do banco, insere a chave do Pix da sua empresa, digita o valor e coloca a senha para concluir o pagamento. 

Ao fazer isso, em poucos minutos o dinheiro está na sua conta empresarial. 

Quais as diferenças entre o Pix para pessoas físicas e jurídicas?

Já as diferenças entre o Pix para pessoas físicas e jurídicas estão principalmente relacionadas às necessidades e usos específicos das empresas, entre elas:

  • Integração com sistemas de pagamento: as empresas geralmente têm sistemas de pagamento mais complexos e precisam de integração com o Pix para automatizar seus processos financeiros;
  • Limites de transferência: é comum que as organizações tenham limites de transferência por Pix maiores do que os das pessoas físicas, para atender às necessidades dos negócios;
  • Conformidade regulatória: as empresas devem seguir regulamentos específicos e normas de segurança de dados, o que pode incluir a utilização de certificações e autenticações mais rigorosas;
  • Taxas: algumas instituições financeiras cobram taxas das empresas para o processamento e recebimento do Pix. Contudo, já é possível encontrar bancos que não fazem esse tipo de cobrança, especialmente, em casos de contas digitais

Outra particularidade do Pix para empresas é o fato de ele poder ser integrado a sistemas de pagamentos online, facilitando ainda mais as transações financeiras para as empresas e permitindo que seus clientes possam comprar na loja virtual utilizando esse meio de pagamento.

Leia também: As principais vantagens de aproveitar uma conta digital com sistema de gestão

Pix empresas: passo a passo de como fazer

Agora que ficou claro como funciona toda a operação do Pix para empresas, vamos a um passo a passo para que você possa fazer um Pix empresarial. Você irá notar que são passos simples e objetivos, bem como a premissa dessa transação financeira.

1. Abra uma conta empresarial: para fazer um Pix como empresa, primeiro é preciso ter um conta corrente atrelada ao seu CNPJ;

2. Crie ao menos uma chave Pix: com a conta criada, o segundo passo será criar uma chave sua para que você possa enviar e receber valores via Pix;

3. Utilize o app do banco na área Pix: de modo geral, os apps já vão mostrar a opção de Pix no menu principal;

4. Insira o valor e o destino do Pix: a ordem dos passos pode mudar de banco para banco, mas de modo geral primeiro é pedido o valor a ser transferido e depois a chave Pix a ser enviada, ou Pix copia e cola ou QRCode;

5. Digite a senha e confirme a transação: depois que a chave for reconhecida como válida, basta conferir os dados e digitar sua senha, o processo costuma ser confirmado em alguns instantes e depois disso é gerado um comprovante que você pode baixar. 

Dúvidas frequentes sobre Pix para empresas

Fazer Pix como empresa é seguro?

Sim, fazer pagamentos com o Pix como empresa é seguro. O Pix é uma plataforma financeira desenvolvida e mantida pelo Banco Central do Brasil e que utiliza a tecnologia de criptografia de ponta para proteger as transações e garantir a privacidade das informações financeiras dos usuários. 

Além disso, a plataforma tem vários controles de segurança e autenticação para garantir a integridade das transações. 

Entretanto, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem sofrer tentativas de golpes via Pix. Porém,  existem alternativas para reduzir as chances de ser uma vítima desse tipo de fraude. 

No vídeo abaixo você confere algumas dicas e cuidados necessários. Confira!

Pix para empresas tem taxas?

Como citamos acima, pode haver cobranças para a realização de Pix nas empresas.

Quanto maiores os valores e o volume de operações feitas por um CNPJ, mais custo o banco ou instituição financeira terá para mantê-los seguros. 

Como já ressaltamos, o Pix é um serviço de pagamento instantâneo oferecido pelo Banco Central do Brasil e não há taxas para pessoas físicas. Entretanto, no caso de empresas, os bancos e instituições financeiras podem fazer esse tipo de cobrança.

No entanto, o valor varia de acordo com a instituição e o tipo de conta. Por isso, é importante verificar diretamente com sua instituição financeira para conhecer as taxas específicas.

Como fazer Pix com CNPJ gratuitamente?

Uma forma simples de adotar o pagamento por Pix para empresas, sem pagar taxas é escolhendo a conta digital do Bling

Com ela você pode fazer movimentações financeiras gratuitamente, com seu CNPJ, e ainda cadastrar produtos, integrar vendas, emitir notas fiscais e receber pagamentos com Pix, cartões de crédito, débito e boletos. Tudo isso direto na Bling Conta!

Todos os recursos da conta Bling empresarial estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser integrados com lojas físicas ou virtuais.

No vídeo abaixo explicamos quais são os benefícios de usar o Pix para empresas e como fazer isso pelo Bling!. Confira e tire suas dúvidas. 

Curtiu? Então acesse nossa conta digital, cadastre uma chave de Pix e comece a receber pagamentos sem neura, e sem taxas.