Ter um catálogo de peças atrativas e atualizado é crucial para atrair clientes e consolidar seu negócio como o “local ideal para encontrar novidades”. Para isso, você precisa aprender um processo simples, mas estratégico: como organizar o estoque de lojas de roupas.

A gestão de estoque é essencial para ter uma loja bem-sucedida no varejo. Isso porque a falta de controle pode levar a cenários como baixo estoque em períodos de alta procura e, ainda, alto estoque em épocas de poucas vendas.

Esse gargalo é bastante comum e, como tal, muitas empresas ainda precisam investir em melhorias. Na última edição do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT), publicada em 2023 pela consultoria H2R Insights & Trends, apenas 38% dos varejistas entrevistados afirmaram ter um sistema de gestão para facilitar o controle de estoque.

O lado positivo é que o problema é contornável, já que 92% das empresas têm um setor dedicado ao gerenciamento e armazenamento dos produtos.

Esse é o seu caso? Continue a leitura do artigo e aprenda dicas para organizar o estoque da loja de roupas, melhorando os processos para garantir a disponibilidade e o rápido atendimento nas vendas.

Boa leitura! 

Como organizar o estoque de uma loja de roupas?

Os passos a seguir contribuem para a organização do estoque do zero e, também, para os ajustes de processos existentes. Com isso em mente, confira nossas dicas para fazer uma gestão eficiente dos produtos.

1. Tenha um espaço de armazenamento adequado

Se o objetivo é aprender como organizar o estoque de loja de roupas, vale começar pelo ponto-base do processo: ter um espaço de armazenamento adequado.

Para que o armazenamento preserve e proteja as roupas de danos, o depósito precisa ser seguro, livre de umidade e limpo. Assim, você evita o aparecimento de bichos, além do acúmulo de sujeira e poeira.

As principais dicas são: usar prateleiras para organizar as peças e ter boa iluminação no espaço para facilitar a movimentação das pessoas e localização rápida das peças.

Está perdido? Dê uma olhada no nosso checklist:

como organizar estoque de loja de roupas

Leia também >>> Gestão de estoque: conheça as principais dicas!

2. Implemente um sistema de cadastro de estoque

A segunda dica de como organizar o estoque de loja de roupas é implementar um sistema de cadastro para registrar cada peça que chega, detalhando a data de entrada, a quantidade e o preço de compra e venda.

O processo é essencial para ter uma gestão de estoque eficiente e evitar problemas como a perda de peças ou a falta de informação para fazer a análise de vendas.

Se você tem um catálogo variado de produtos, vale a pena investir em um sistema automatizado para facilitar a geração de códigos para cada item e as descrições das peças. 

3. Classifique as peças por tamanho e cor

Outro passo estratégico é seguir um padrão de como organizar estoque de loja de roupas por cores, tamanhos e tipos. A separação ajuda a dividir os espaços das prateleiras, agrupando as peças em uma ordem fácil de ser mantida.

À medida que a variedade de itens aumenta, o espaço de armazenamento do estoque físico pode ser adaptado, seguindo a classificação existente.

Além disso, a divisão é útil tanto no varejo físico quanto no digital porque auxilia a equipe de vendas a identificar as peças que o cliente deseja experimentar ou separar os itens dos pedidos online e processar o envio com agilidade. 

4. Controle as entradas e saídas de peças

O controle das entradas e saídas de peças é crucial para organizar o estoque de lojas de roupas. Já citamos no item #2 sobre o cadastro das roupas no sistema, o que equivale ao registro de entrada.

Nesse primeiro passo, cada item ganha um código de categoria, quantidade, preço e descrição, entre outros detalhes. Porém, é essencial dar baixa quando uma peça é vendida. 

Por isso, é útil ter um sistema automatizado. Assim, quando uma venda online for concluída, quem está na loja física sabe que o item foi vendido.

Outra vantagem de ter os dados de entrada e saída acessíveis é fazer inventários de estoque confiáveis, que orientam os pedidos de reposição. 

Leia também >>> Inventário de estoque: tipos + PASSO A PASSO para fazer.

5. Defina um estoque mínimo e máximo

O mês passa, os produtos giram e, por isso, definir o estoque mínimo e máximo é um marcador fundamental para organizar o estoque de lojas de roupas.

O objetivo é ter um estoque de segurança de todos os tipos de produto, definindo um número mínimo como referência para sinalizar o momento de fazer a reposição. 

Na outra ponta, o estoque máximo indica que determinado item chegou ao volume limite de armazenamento e que não é necessário repor. Quando isso acontece, é válido verificar os motivos de ter esse volume de estoque parado.

6. Seja parceiro de fornecedores confiáveis

Os fornecedores também têm um papel importante no processo de organizar o estoque de lojas de roupas. Imagine fazer um pedido e o fornecedor informar que não tem a peça, em especial se não houver outra opção para recorrer.

Então, o primeiro passo é firmar parcerias com fornecedores confiáveis, ou seja, que entregam em dia, oferecem boas condições de pagamento e têm um processo de compra organizado.

Para conseguir acordos vantajosos, faça os pagamentos em dia e envie pedidos com antecedência, respeitando os prazos do parceiro. 

Leia também >>> Gestão de fornecedores: o que é e como fazer? GUIA

Qual a importância de seguir dicas para organizar estoque de loja de roupas?

A importância do controle de estoque nas empresas pode ser percebida na melhora da produtividade da equipe de vendas que identifica rapidamente os itens desejados pelos clientes no depósito.

Outro benefício é a redução de erros, por exemplo, pegar o tamanho errado ou enviar uma cor diferente da que o cliente escolheu na compra online.

Assim, diminuem os prejuízos financeiros com devoluções e estornos de pedidos, transtornos que podem interferir na satisfação do cliente e na reputação do negócio. Fique atento! 

Automatize o controle de estoque da sua loja

Aprender como organizar o estoque de lojas de roupas não é difícil, concorda? Porém, fazer uma gestão eficiente exige empenho e atenção.

Que tal facilitar o trabalho implementando um software ERP com gestão de estoque para digitalizar e automatizar todos os processos?

O Bling tem esse recurso que agiliza a rotina de vendas, concentrando em um só lugar o gerenciamento do catálogo de produtos, a sincronização dos canais de venda, o controle de estoque, a emissão de notas e muito mais!

Tenha um sistema de controle de estoque completo com diversas funcionalidades para seu negócio! Faça o teste gratuito e veja, na prática, os benefícios da plataforma.