Você tem boas habilidades na culinária, no artesanato ou na costura e quer impulsionar seu negócio celebrando as datas comemorativas do mês de junho? Se a sua resposta é sim, esse é o artigo certo, pois reunimos aqui as melhores ideias do que vender em festa junina

Tradicionalmente, a região Nordeste é o berço das comemorações que homenageiam os santos juninos, como São João, Santo Antônio e São Pedro. 

Em Caruaru, no estado de Pernambuco, a festa para São João te72 dias em 2024, com programação de abril até o fim de junho. Em 2023, a cidade movimentou R$ 620 milhões e empregou direta e indiretamente 15 mil pessoas. Impressionante, concorda?

Porém, os festejos também são populares no Sudeste e várias cidades promovem festas temáticas, concentrando-as no mês de junho, dando oportunidade para empreendedores aumentarem o faturamento nesta época.

Quer saber o que mais vende em festa junina e em quais comidas e doces investir para aumentar as vendas no seu nicho? Continue a leitura do artigo e confira as ideias que selecionamos e nas quais vale a pena investir. 

9 ideias para vender em festa junina

Para te ajudar na definição do que vender em festa junina, separamos a lista em dois grupos: o primeiro com ideias de comidas e doces tradicionais desta época do ano e o segundo com dicas de produtos e roupas para vender on-line.

Assim, você pode aproveitar as inspirações para conseguir uma renda extra, aproveitando suas habilidades para produzir itens procurados devido à data comemorativa ou ampliar temporariamente o seu catálogo de produtos. Vamos lá!

Comidas e doces para vender em festa junina 

Abrindo a lista, temos as opções do que vender nas barracas de festa junina. Essa é a melhor época do ano para fisgar os clientes pelo estômago. Uma barraca com comida cheirosa e quentinha é praticamente irresistível. Confira as ideias!

1. Pé de moleque

Abrindo a lista do que vender em festa junina, temos o pé de moleque caseiro. A receita é antiga (surgiu no século XVI!) e tradicionalmente mistura amendoim torrado e rapadura. 

Porém, existem diversas variações da receita com opções crocantes e mais macias, que levam outros ingredientes, como o leite condensado. 

Uma dica para aumentar as vendas é criar diferentes formatos, por exemplo, saquinhos com mini quadradinhos ou unidade com corte maior. O segredo é escolher uma embalagem que facilite o consumo na hora e, ao mesmo tempo, vede bem para guardar na bolsa.

Leia também: Como começar um negócio no ramo de alimentação

2. Broa de milho-verde

O milho é o ingrediente-chave das próximas opções do que vender em festa junina. A primeira é a broa de milho-verde, um tipo de bolo muito tradicional e conhecido em todo Brasil.

A graça dessa opção é explorar a receita mais conhecida na sua região para conquistar o paladar dos clientes atraídos pela nostalgia. Além da receita tradicional, existe a versão da broa mais cremosa, com erva-doce e até com especiarias. 

O formato para venda mais comum é a fatia quadrada, mas algumas receitas cuja massa é mais firme são ideais para fazer bolinhas. Assim, você pode vender a unidade ou montar kits com mais unidades.

3. Pamonha

A pamonha é um tipo de doce que a apresentação por si só é um atrativo para a venda, por isso, não poderia faltar na lista do que vender em festa junina.

Para deixar sua barraca atrativa, capriche na decoração, personalizando com palha de milho. Além disso, uma panela bonita para manter as pamonhas quentinhas e servi-las aos clientes será um charme à parte.

4. Curau

Fechando a lista de doces com milho-verde, temos o curau, uma receita muito tradicional, que pode ser consumida quente ou em temperatura ambiente em porções em potinhos prontos para o consumo.

Dá para oferecer as duas opções na barraca, mas lembre-se de ter cumbucas descartáveis, colher e guardanapos para os clientes, além de ter uma medida por porção para a receita render o planejado.

5. Caldos

Nem só de doces vivem as festas juninas, não é mesmo? Se a sua especialidade são as comidas salgadas, aposte nos caldos: canjica doce ou salgada, feijão amigo, vaca atolada, caldo verde, entre outros.

Uma dica é oferecer pelo menos duas opções, por exemplo, uma doce e outra salgada ou duas salgadas que combinem entre si. Como o consumo é na hora, lembre-se de ter cumbuca descartável, colher e guardanapo disponível.

Leia também >>> Calendário comercial 2024: datas para movimentar as vendas.

Coisas para vender fora das barracas

Quer aproveitar a data, mas não necessariamente dentro das festas? Se você tem habilidades com costura ou vende roupas e itens de alimentação, também pode faturar com a data:

6. Arcos prontos ou personalizados

Os arcos são ótimas apostas do que vender em época de festa junina, pois são acessórios usados por crianças, adultos e até idosos. Ou seja, o público-alvo em potencial é grande.

Conforme sua experiência, você pode oferecer tanto o serviço de personalização de arcos ou vender apenas peças prontas. 

7. Chapéu de palha

O chapéu de palha é bastante procurado, afinal, um caipira de respeito não vai para a quadrilha sem ele, concorda? Pesquise fornecedores com antecedência e entre em contato com os melhores para garantir um bom estoque.

Dica: tenha modelos femininos e masculinos no seu catálogo.

8. Vestidos de quadrilha e peças xadrez

Quem trabalha com vestuário também tem o que vender em festa junina. Os vestidos de quadrilha são muito procurados, assim como peças xadrez, especialmente as camisas de botão.

Conforme o público-alvo da sua loja, você pode vender peças infantis ou adultas. Lembrando que é essencial planejar o pedido para fechar com os melhores fornecedores.

9. Itens descartáveis

Fechando a lista do que vender em festa junina, os itens descartáveis (copos, pratinhos, garfo, colher, guardanapo, etc.) e as embalagens para doces e caldos têm grande procura.

Se este é o seu nicho de mercado, seja criativo e monte kits com os itens mais procurados para criar um catálogo atrativo e ainda aumentar o ticket médio.

O que mais vende em festa junina?

Um levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), realizado em 2023, elencou o que mais vende nas festas juninas de Belo Horizonte, mas a lista serve de referência para você apostar na sua cidade. Os principais são:

  • caldos;
  • canjica;
  • cachorro-quente;
  • doces;
  • churrasquinho;
  • milho-cozido;
  • pipoca;
  • quentão; 
  • pamonha; 
  • mingau de milho-verde (curau).

Organize suas vendas antes e durante as festas juninas

Gostou das dicas do que vender em festa junina? Para saber se o investimento foi rentável e realizar os pagamentos dos fornecedores conforme o planejado, além de emitir as notas fiscais corretamente, você pode contar com o Bling!

O Bling é um sistema ERP que organiza todos os processos de gestão empresarial em um único lugar, além de ter integração com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces, facilitando o trabalho de quem vende on-line.

Quer testar essas funcionalidades na prática? Escolha um dos planos disponíveis, use por 30 dias sem nenhum custo e cresça seu negócio com o melhor investimento!