Uma das questões que mais preocupam os lojistas de e-commerce é, sem dúvida, a logística: a forma como o produto será entregue, embalado e enviado ao cliente, que demanda muitas vezes de serviços terceirizados, prazos e operações extras.

O empreendedor sempre deve ter em mente a melhor experiência para o cliente, que é atraído por preços, variedade e comodidade, mas também deve ser uma operação viável para a empresa, diminuindo custos sempre que possível.

A vitrine do negócio

O e-commerce dispõe de uma vantagem que é a possibilidade da loja ser visível e acessível para qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta. Mas para permanecer com força neste mercado competitivo é preciso desempenhar bem todos os processos, principalmente a logística de entrega para obter bons resultados. Isso pode acontecer através de processos como o dropshipping, que é a parceria com o fornecedor para que o estoque seja catalogado por ele, e quando houver compra efetiva a mercadoria vai direto ao cliente, sem manter um estoque, por exemplo. Outro processo é o docking, que o logista só solicita o produto para o fornecedor quando vender e então armazena no próprio centro de distribuição para ser entregue ao cliente.

O site precisa ser fácil e funcional, assim como a finalização de compra. Todos os processos devem estar funcionando, sem dificuldades para quem está comprando.

A tecnologia está à disposição para organizar os processos mas é preciso entender qual o seu formato de entrega ideal: hub and spoke (o tradicional, no qual a encomenda é transportada a um centro de distribuição e, depois, ao destinatário) e entrega direta (do armazém para o cliente). É claro que no modelo tradicional a entrega é mais barata, mas vai depender também do tipo do seu produto e da área de abrangência da entrega.

Flexibilidade e agilidade

Os prazos de entrega estão cada vez menores, e a agilidade neste processo passou a ser uma grande vantagem do e-commerce. Por isso, vale planejar as frotas de entrega por regiões para otimizar as rotas e dessa forma, agilizar as entregas. Sempre que possível, o ‘frete grátis’ vira um grande atrativo, mas para isso funcionar sem dar prejuízos para a empresa é preciso planejamento. Verifique como estão sendo executadas as entregas agendadas e quanto tempo, em média, está demorando cada entrega. Com esses dados em mãos, certifique-se que e a entrega está fluindo dentro do esperado ou se algo precisa ser remanejado.

Por que a logística no Brasil é deficitária?

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos últimos 20 anos, o Brasil investiu somente 2,18% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura. Ou seja, o nosso país está bem abaixo de outros países emergentes quando o assunto é investimento em infraestrutura, como obras rodoviárias, sendo esta a responsável por mais de 60% do transporte de produtos no país. Esses dados interferem principalmente nas estruturas em expansão, como o e-commerce e o agronegócio, que dependem de estrutura logística.

Além da qualidade das rodovias ser ruim, o custo com pedágios é muito alto, encarecendo o frete. Outro fator que é bastante instável é o valor do combustível, o que também reflete no valor do frete. Isso tudo colabora para o dado da análise de 2018 da Logistics Performance Index and its Indicators (LPI), que indica que o Brasil ocupa a 56ª posição de 167 países, apresentando a nota 3,1 de 5 no quesito “competência logística”.

Os desafios do empreendedor

A consciência do cenário é o primeiro ponto para que o lojista ofereça opções condizentes com a realidade da logística na empresa e no país. Mas sempre deve considerar a entrega mais ágil nos locais mais próximos. Os desafios da logística são grandes, pois não teremos uma definição em curto prazo, portanto o primeiro passo é ser conhecedor do seu público e tentar ao máximo agilizar as entregas com novas possibilidades de logística, sempre acompanhando os passos para não deixar o consumidor ‘desassistido’ nesse processo. É uma forma de interligar teoria e prática de modo eficiente e produtivo, sempre visando uma experiência tranquila para o cliente. 

Separamos algumas dicas para facilitar esse processo, e poder continuar se utilizando da entrega rápida ou gratuita, como uma estratégia para vender mais.

Negociar preços com os fornecedores acaba gerando maior condição de descontos e promoções. Se o produto estiver com preço de custo mais em conta, maior será seu poder de negociação da venda. Fazer pedidos em maior quantidade pode ser um motivo a mais para conseguir preços melhores, mas para isso, certifique-se que o produto tem demanda significativa entre seu público consumidor. Outra dica interessante é organizar as práticas de logística para não deixar seu cliente esperando, ou ter erros de entrega. Seja claro com o consumidor e procure parceiros com entrega ágil. Sempre que possível, dê opções de entrega mais rápida, com valores diferenciados, para o cliente ter possibilidade de escolha.

Os três pilares do processo logístico são exatamente a armazenagem, o estoque e o transporte, e é neles que são consumidos mais de 37% dos recursos de uma organização, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).  

Para que tudo seja organizado é fundamental um sistema que controle o estoque e a logística, como é o caso do Bling, que interliga o negócio em todos os seus processos. Lembre-se também no e-commerce a troca de mercadoria é recorrente, por isso um sistema é fundamental para ocorrer tudo conforme o esperado.

Gerir o estoque é outro ponto essencial, pois a perda de vendas muitas vezes é pelo cliente não ter encontrado o produto disponível, e outras vezes a compra é feita e o produto demora muito a ser entregue pois não estava no estoque. É básico que os produtos que estão ou não disponíveis sejam controlados com precisão, e a melhor forma pra isso acontecer é através de um sistema para calcular automaticamente quanto ainda  se tem disponível de cada produto para a venda.

Além disso, outra dica é adotar novos formatos de entrega quando possível, tanto para reduzir custos quanto para aumentar a qualidade do serviço. Um exemplo é entregar a mercadoria via varejo, por exemplo, comprar um produto pelo site e retirar na loja física mais próxima.