Em comparação com as empresas B2C que adotaram o conceito de loja virtual, muitos negócios business-to-business são um pouco mais receosos de entrar no universo das vendas online.

No entanto, a verdade é que toda empresa precisa de uma loja virtual, como é o caso de indústrias e distribuidoras. Para você entender, a seguir mostramos 4 maneiras pelas quais vender no universo digital pode mudar a rotina dessas empresas e melhorar os resultados.

1 – Aumento da eficiência

É inegável que a tecnologia traz muito mais eficiência às atividades de rotina. Uma loja virtual que é apoiada na tecnologia, elimina processos manuais que podem resultar em erros humanos.

Basta pensarmos nas situações em que os clientes enviam o pedido para o vendedor por WhatsApp. Nesses casos, o pedido precisa ser imputado no sistema. É normalmente aí que erros operacionais ocorrem.

Como você já deve imaginar, em indústrias e distribuidoras que lidam com grandes pedidos B2B, o menor erro pode custar uma grande soma de dinheiro. 

Além disso, as vendas online melhoram a experiência do cliente, que possui melhor visibilidade em tempo real sobre preços, níveis de estoque, prazos de entrega, entre outros.

2 – Conhecimento do hábito de compra do cliente

Em lojas virtuais B2B, o representante responsável pelo cliente pode analisar os pedidos efetuados e ainda:

  • Ter conhecimento dos produtos que ele precisa;
  • Antecipar demandas com mais precisão;
  • Sugerir outros produtos;
  • Negociar prazos e formas de pagamentos;
  • E muito mais.

Isso é possível graças ao histórico de compras do cliente que fica registrado na loja virtual B2B. Ao ter conhecimento disso, o vendedor otimiza sua rotina, pois não perde tempo tentando oferecer algo no timing errado e nem um produto que não faz sentido.

3 – Vendedores mais estratégicos

Quando o assunto é loja virtual B2B, a grande questão é: se minha indústria ou distribuidora tiver um e-commerce, não precisarei mais de vendedores? A resposta é: sim e não.

Não, porque aquele vendedor que é apenas um tirador de pedidos deixa de existir com as vendas online. No entanto, você precisará desses profissionais porque eles terão uma atuação mais estratégica. 

Cada vendedor que sua indústria ou distribuidora possui será como uma peça-chave para estreitar o relacionamento com sua base de clientes. Por exemplo, assim que um pedido é fechado na loja virtual, o vendedor responsável por aquela conta pode entrar em contato para oferecer novos produtos.

Ele também pode, em uma visita, pegar o seu dispositivo móvel e apresentar o catálogo e a tabela de preços criada para aquele cliente. Ou seja, além de aumentar o ticket-médio, o vendedor ganha tempo na rotina que pode ser usado para prospectar e atender novos clientes, e ainda reduzir custos com a impressão de catálogos físicos.

4 – Acesso a indicadores

Não tem como falar de vendas B2B sem citar os dados, que constituem uma parte fundamental de todo o processo. As plataformas de lojas virtuais permitem que indústrias e distribuidoras analisam e meçam os principais dados com muito mais facilidade, como:

  • Quantidade de clientes ativos ou inativos;
  • Giros de estoque;
  • A performance de cada vendedor;
  • Taxa de retenção de clientes no site
  • Pedidos por região
  • E muito mais!

Com esses indicadores, gestores e vendedores têm informações para alavancar o desempenho do time. Afinal, uma rotina cujas tomadas de decisão são baseadas em dados, permite todos a terem melhores insights e planejarem ações mais precisas.

Vem ver na prática como é ter uma rotina mais eficiente com uma loja virtual B2B

Com o que apresentamos para você, deu para ter uma boa ideia do quanto uma loja virtual B2B pode transformar a rotina da sua empresa, não é?

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