Se você já experimentou usar as redes sociais para anunciar um produto, sabe como pode ser um bom negócio. Afinal, a internet hoje se parece com uma avenida muito movimentada, e as redes sociais podem ser ótimas vitrines.
Quando se usa o canal correto, o resultado pode ser ainda melhor. Uma das alternativas é o marketplace do Facebook, uma funcionalidade da rede que permite que os usuários comprem e vendam itens. Você já usou?
Apesar de ser um recurso liberado para qualquer pessoa, são as empresas que mais se beneficiam ao anunciar na rede social, que conta com políticas comerciais e suporte para os comerciantes.
Se você quer entender mais sobre o canal e descobrir como vender mais no marketplace do Facebook, chegou ao conteúdo certo.
Continue com a gente até o final e aprenda tudo: desde como fazer seu primeiro anúncio até dicas para atingir mais clientes.
Vamos lá!
O que você verá no artigo:
O que é o marketplace do Facebook?
O Facebook dispensa explicações, não é? Estamos falando da rede social que deu origem à empresa Meta e a mais usada no mundo, segundo o relatório Digital 2023, publicado pela Hootsuite e We Are Social.
Na rede, é possível encontrar diversos recursos, como grupos, app de relacionamento e, claro, o marketplace, a ferramenta de compra e venda on-line do Facebook.
Usando a ferramenta do marketplace, os perfis (sejam de pessoa física ou empresa), conseguem anunciar diversos tipos de produtos e contar com o alcance da rede para encontrar compradores.
Uma das maiores facilidades de vender no marketplace do Facebook é que tudo acontece na rede social. Então, se você já tem o hábito de usá-la, basta unir o útil ao agradável e aproveitar o canal para fazer novas vendas!
Como funciona o marketplace do Facebook?
Para não restar dúvida, você pode pensar no marketplace como um shopping on-line, porque é exatamente o que a funcionalidade parece.
Ao acessá-lo, você se depara com anúncios de variados produtos, contemplando desde itens de vestuário e aparelhos eletrônicos até automóveis.
Fonte: Reprodução Facebook
A vantagem da compra na plataforma, assim como acontece em outros marketplaces, é a disponibilidade de diferentes opções de vendedores. Ou seja, o cliente pode comparar oportunidades sem acessar vários sites e fazer muitas pesquisas.
Na prática, a ferramenta funciona assim: você cria o anúncio do produto incluindo foto, vídeo (se quiser), uma boa descrição e o preço. A partir daí, a pessoa interessada pode entrar em contato para saber mais informações.
A recomendação da plataforma é que a comunicação durante a negociação seja feita pelo Facebook Messenger, e a própria rede social sugere mensagens para iniciar o contato.
Fonte: Reprodução Facebook
A plataforma também mostra a localização do vendedor, o que pode ser uma informação útil para seu cliente, além de facilitar na hora de fazer vendas locais.
Quais as regras para anunciar na plataforma?
Convencido a começar a anunciar na plataforma? Então, antes de aprender como vender mais no marketplace do Facebook, você precisa saber quais são as regras.
Afinal, o canal tem um grande potencial para a sua loja, e ser banido por descumprir as normas seria um péssimo negócio!
Então, veja os anúncios que o Facebook proíbe:
- armas de fogo;
- drogas não medicinais;
- enteógenos;
- medicamentos controlados;
- produtos para perda de peso;
- espécies em risco de extinção (animais e plantas);
- animais vivos não ameaçados de extinção, com exceção do gado (exceto se publicado por entidades legítimas, para doação ou recompensa para animais perdidos);
- fluídos corporais;
- bebida alcoólica e tabaco (exceto quando publicado por entidades físicas legítimas);
- produtos sexualmente orientados para adultos, como pornografia ou roupas íntimas usadas;
- brinquedos sexuais;
- documentos, moedas ou itens financeiros;
- substâncias e materiais perigosos (inseticidas, inflamáveis, etc);
- dispositivos médicos; entre outros.
É importante lembrar que a plataforma pode remover anúncios e classificados a qualquer momento, caso acredite que o conteúdo não esteja de acordo com as diretrizes da rede.
Além disso, como o Facebook faz parte da empresa Meta, que também é dona das redes Instagram e WhatsApp, é interessante saber que as regras também valem para estes outros canais.
Como usar o marketplace do Facebook?
Finalmente, chegamos à parte prática! Pronto para vender no Facebook? Então, acompanhe por aqui que vamos te ensinar desde o anúncio até a aplicar dicas para impulsionar as vendas.
Como ativar o marketplace no Facebook?
Para começar a divulgar seus produtos, não há segredo: você deve acessar sua conta no Facebook e entrar na aba do marketplace.
É possível fazer o processo pelo aplicativo ou pelo desktop.
Uma vez na página, você verá o botão “Vender”, se estiver pelo app. Nesse caso, basta clicar, escolher o que deseja anunciar (se é um produto, automóvel ou imóvel) e criar seu classificado/anúncio.
Já se você estiver pelo computador, o caminho deve ser:
- Clique em “Marketplace” no menu lateral esquerdo;
- Clique em “+ Criar novo classificado/anúncio” ou entre em “Venda” e ” + Criar novo classificado/anúncio”;
- Selecione o tipo de classificado ou anúncio: item para venda, veículo ou imóvel.
Como anunciar no Facebook Marketplace?
O Facebook oferece duas formas de divulgar produtos: os anúncios e os classificados. A diferença entre eles é, basicamente, seu tipo de conta.
Enquanto os classificados são permitidos para as pessoas físicas, as contas comerciais podem criar anúncios (que são pagos). Provavelmente, você fará parte do segundo grupo!
Além disso, a localização no marketplace também muda: os anúncios aparecem em destaque no topo da página, enquanto os classificados ficam abaixo, seguindo uma ordem de relevância.
E como criar um anúncio ou classificado na plataforma? É simples! Depois de seguir o passo a passo que mostramos acima, você deve:
- incluir fotos do seu produto (a plataforma aceita até 10 imagens e a primeira selecionada será a da capa);
- incluir título, preço e categoria;
- indicar a condição do item (você pode selecionar entre “novo”, “usado em estado de novo”, “usado em boas condições”, “usado em condições razoáveis”);
- escrever a descrição do produto;
- editar a localização para ser a mais certeira possível.
Além disso, é possível fazer outras edições, como: ocultar dos amigos da rede, transformá-lo em anúncio, compartilhar em grupos específicos, etc.
Como tirar um anúncio do marketplace do Facebook?
Para tirar um anúncio do ar, você deve:
- acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook;
- selecionar o anúncio que você deseja remover;
- clicar em “Ações” e depois em “Remover”.
Agora, caso tenha feito apenas um classificado, ou seja, se não houve investimento financeiro para colocar a publicação em destaque, basta excluir na própria aba do marketplace.
Como vender mais no marketplace do Facebook: 6 dicas práticas
Pronto! Você não tem mais desculpas para não vender no marketplace do Facebook, afinal, já dominou a ferramenta, não é?
Porém, para te ajudar a ter resultados melhores, que tal algumas dicas práticas para tornar seus anúncios melhores? Vamos lá!
1. Faça boas fotos
Esse é o básico para qualquer classificado bem feito, principalmente se você está fazendo uma venda pela internet. Pense que o usuário não está vendo o produto ao vivo e, muitas vezes, nem terá chance de encostar nele antes de adquiri-lo.
Então, a imagem é sua primeira chance de convencê-lo de que sua mercadoria é de boa qualidade e fazer com que ele se interesse.
Por isso, vale a pena gastar um tempo fotografando seus produtos. Afinal, você não estará perdendo tempo, mas ganhando um material legal que poderá usar em outros canais de venda, como sua loja virtual e outros marketplaces.
Lembra que o Facebook aceita até 10 imagens? Então, não economize nos cliques. Aproveite a quantidade excelente para incluir fotos de vários ângulos, dando ao cliente uma visão mais completa do produto.
Na hora de criar o anúncio, escolha a melhor imagem para a capa, que seja interessante o bastante para fazer alguém clicar e conferir o restante.
2. Escolha a categoria certa
Muitas pessoas não dão a atenção devida às categorias em um marketplace. Esse não é apenas um recurso qualquer, mas uma forma de orientar a navegação do usuário e organizar os itens disponíveis.
Ou seja, é uma funcionalidade que permite que seu cliente vá direto ao que ele precisa e te encontre mais rapidamente.
Para te ajudar a entender os impactos dessa dica, faça o exercício contrário. Imagine que seu cliente se deparasse com um site sem essa organização, no qual teria que passar por diversos tipos de produtos, dos mais variados nichos, até encontrar o que queria.
A chance de desistir da procura seria grande, e de encontrar outra loja antes de você, maior ainda, concorda?
Portanto, se a plataforma oferece o recurso, use-o corretamente.
3. Escreva uma descrição completa
Essa é uma das principais etapas quando falamos em vender mais no marketplace do Facebook e em outros, de forma geral.
Afinal, é a descrição que permite ao usuário saber exatamente o que está comprando. Por isso, você deve incluir todas as informações que julgar importantes, como o material, dimensões, marca, estado do produto (no caso de itens usados) etc.
Quanto mais completa for sua descrição, melhor será. Assim, você evita que a pessoa desista da compra ou precise gastar tempo respondendo a diversos interessados com as mesmas perguntas.
4. Defina o valor adequado
A precificação também é crucial para vender mais em qualquer site. Principalmente se pensarmos que na venda on-line a competitividade de preços é ainda maior.
Dessa forma, além de pensar em sua estratégia de precificação, considerando seus custos, lucro, etc, não esqueça de incluir uma análise do valor praticado por seus concorrentes na rotina empresarial.
É importante que você não anuncie seus produtos por um preço muito acima da média, para não acabar perdendo todas as vendas, e nem coloque muito abaixo, a ponto de desvalorizar sua oferta e prejudicar seu faturamento.
5. Compartilhe seus anúncios em grupos locais
Se há a possibilidade de fazer a retirada dos produtos em sua loja ou casa, experimente compartilhar os classificados em grupos da sua região. A opção é fornecida pelo próprio Facebook e pode ser uma excelente estratégia para fomentar as vendas.
Além de aumentar a visibilidade dos seus itens, você consegue chegar a um público que pode se interessar pela compra de produtos sem precisar arcar com um valor de frete, por exemplo — aspecto que é muito atrativo para algumas pessoas.
6. Fique de olho no chat
Como vimos, o próprio Facebook incentiva a comunicação via chat para as negociações. Na prática, quer dizer que, se você quer vender bem por lá, precisa ficar atento às mensagens que pode receber.
Muitas vezes, o usuário pode estar disposto a finalizar a compra naquele instante, mas precisa tirar uma dúvida rapidamente. Caso a resposta demore a chegar, ele pode optar por comprar de outra loja que preste um suporte mais ágil.
Portanto, quando tiver anúncios ativos na rede, também fique disponível para responder às perguntas.
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