Sabe aqueles combos irresistíveis que convencem muitas pessoas a comprarem mais do que pretendiam? Essa é a ideia por trás do bundling — uma ferramenta de marketing que funciona para empresas de diversos segmentos, especialmente no e-commerce.

No artigo de hoje, você vai descobrir o que é e como funciona o product bundling, e entender como essa estratégia pode ser a chave para impulsionar seu negócio e conquistar o coração dos clientes. 

Vem com a gente!

O que é bundling?

Bundling (do inglês, “bundle”, que significa agrupar ou empacotar) é uma estratégia de marketing que consiste na oferta de pacotes de produtos ou serviços com benefícios para os consumidores.

A proposta do método é incentivar que o consumidor adquira mais de um produto na mesma compra, por um preço menor do que ele pagaria se comprasse cada item separadamente.

Ao contrário da venda casada — que é uma prática proibida —, o bundling é legal e muito utilizado no e-commerce para aumentar as vendas.

Isso porque enquanto a venda casada condiciona a compra de um produto à aquisição obrigatória de outro, o bundling dá opções ao cliente. Assim, ele pode escolher, ou não, o pacote oferecido como uma solução para sua necessidade.

Essa característica do bundle marketing contribui para melhorar a satisfação do cliente e traz outras vantagens bem interessantes para as lojas online. Confira.

Quais as vantagens do bundling para o seu negócio?

Confira porque você precisa considerar o bundling como uma das suas estratégias de venda para aumentar o faturamento do seu negócio.

Aumenta o ticket médio

Quando reconhecem que os pacotes entregam mais benefícios do que as  compras separadas, os consumidores tendem a investir mais na aquisição dos produtos agregados.  

Consequentemente, o valor médio das compras — ticket médio — aumenta. E esse incremento pode fazer bastante diferença na receita da sua empresa.

Dá visibilidade para outros produtos

O bundling permite chamar atenção para os produtos menos populares, quando oferecidos em pacotes com os itens mais vendidos da loja. 

Com condições especiais de compra, os clientes podem optar por experimentar novos produtos como parte da experiência com os seus já conhecidos ou desejados.

Se fizerem sucesso, esses produtos podem começar a ter mais saída e impulsionar suas vendas.

Facilita do giro do estoque

Produtos parados no estoque podem ser um pesadelo para os lojistas, pois ocupam espaço e não geram receita.

Sendo assim, a estratégia de product bundling é uma solução inteligente para vender esses itens menos procurados. O bundling é especialmente útil para vender produtos que têm baixo giro no estoque, reduzindo o excesso de itens e evitando perdas.

Logo, além de vender mais, o bundling ajuda a melhorar o controle de estoque e a eficiência operacional.

Possibilita a fidelização do cliente

Ao oferecer pacotes de produtos que atendem às necessidades e desejos do público, as empresas podem construir relacionamentos sólidos com os clientes.

Isso porque, com as experiências positivas promovidas pelo bundling, o consumidor passa a enxergar qualidade e confiança na sua marca. Esses atributos são essenciais para fidelizar clientes, fazendo com que eles voltem a comprar com recorrência. 

Quais os principais tipos de bundling?

Os tipos de bundling mais praticados no e-commerce são: bundle de produtos iguais, de produtos complementares, de produtos relacionados, tradicional, flexível e bundle por assinatura.

Conheça, a seguir, as principais características de cada um deles.

Bundle de produtos iguais

Nesse tipo de bundling, você agrupa produtos idênticos em um pacote para oferecer um preço mais baixo por unidade quando comprados no kit promocional.

As lojas de atacado utilizam muito essa modalidade de bundle, mas quem vende no varejo também pode aproveitar.

Uma loja de cosméticos, por exemplo, sabendo cada frasco de sérum hidratante para o rosto dura cerca de 1 mês, pode oferecer kits com 2 ou 3 desses itens para prolongar o uso no o skincare do cliente.

Bundle de produtos complementares

A proposta é oferecer produtos que se complementam, de forma a melhorar a experiência do cliente.

Aproveitando o exemplo anterior da loja de cosméticos, uma possibilidade é oferecer produtos para outras etapas do skincare. Assim, os kits podem conter 1 solução de limpeza facial + 1 sérum hidratante + 1 protetor solar, por exemplo.

Bundle de produtos relacionados

Aqui, você deve pensar em agregar produtos que têm uma conexão entre si ou são frequentemente utilizados juntos

Uma loja de eletrônicos que oferece um pacote com um computador, uma impressora e um mouse é um exemplo desse tipo de product bundling.

Bundle tradicional

O bundle tradicional envolve a combinação de produtos iguais ou diferentes em um único pacote, porém, nesta modalidade, o cliente não pode trocar os itens do combo.

Um e-commerce de moda praia pode montar um kit com biquíni + saída de praia + boné. O valor promocional só é válido para a compra de itens com a mesma estampa, por exemplo.

Bundle flexível

No bundle flexível, os clientes têm a opção de escolher entre diferentes produtos para criar seu próprio pacote personalizado.

Muito utilizado em lojas de roupas, que costumam criar promoções como 4 conjuntos infantis de verão por R$ 150,00. Esses conjuntos podem ser escolhidos em uma seleção de produtos específica para esse pacote especial.

Bundle por assinatura

No bundle por assinatura, os clientes pagam um valor — mensal, trimestral etc — para ter acesso a um conjunto de produtos.

É uma estratégia de product bundling que vem ganhando espaço em diversos segmentos do comércio. Um loja online especializada em cafés, por exemplo, pode oferecer uma assinatura mensal que inclui uma seleção rotativa de cafés gourmet de todo o mundo. 

Como você pode ver, existem várias maneiras de utilizar o bundling nas estratégias de venda do seu negócio. Você só precisa saber como colocá-las em prática. E é exatamente isso que você vai conferir no próximo tópico.

Como aplicar a estratégia de product bundling no seu e-commerce?

Você pode adotar mais de um modelo de bundling no seu e-commerce. Contudo, lembre-se de que, para chegar à melhor proposta para o seu tipo de negócio e para que ela seja lucrativa, você precisa de planejamento estratégico e organização.

Veja como implementar o bundling na sua loja em 5 passos.

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para implementar o bundling no seu negócio é entender as preferências, necessidades e comportamentos de compra do seu público-alvo

Por isso, analise os perfis de compra para identificar os produtos mais adequados para a estratégia, com base nas preferências do cliente. Fazer um estudo detalhado da persona — perfil de cliente ideal — costuma ser de grande ajuda nesta etapa.

Procure também fazer uma boa pesquisa de mercado e use as avaliações e feedbacks dos consumidores para entender o que o seu cliente espera da sua marca.

2. Selecione os produtos para os pacotes

Depois de ter uma boa noção do que o cliente gostaria de consumir, selecione produtos que possam ser combinados de forma lógica e atrativa.

Tenha em mente que a proposta é entregar mais valor ao cliente com o bundle do que ele teria em produtos avulsos.

3. Ajuste os preços para o bundling

A regra é clara: os produtos em um kit/pacote precisam custar menos por unidade do que quando comprados individualmente. Logo, certifique-se de que o desconto seja vantajoso o suficiente para motivar a compra do bundle.

Contudo, a precificação dos produtos em bundling deve ser sustentável para o seu negócio. Para isso, seu planejamento financeiro precisa estar em dia para que você tenha clareza do seu orçamento e margens de lucro com a estratégia.

4. Divulgue as opções de bundling

Promova suas campanhas de bundling: coloque em destaque no site da loja, ofereça as opções quando o cliente selecionar apenas um dos produtos disponíveis em pacotes.

Utilize as redes sociais — inclusive anúncios pagos e marketing de influência —, e-mail marketing e outros canais de comunicação para deixar seu cliente ciente das vantagens oferecidas.

Capriche descrição dos produtos e pacotes, incluindo imagens, fotos e vídeos que mostrem detalhes importantes de cada um.

Seu cliente precisa saber que ele tem a possibilidade de adquirir uma solução completa para sua necessidade por um ótimo custo-benefício.

5. Gerencie as vendas com um ERP

Um sistema de gestão empresarial — como o Bling! — pode ser o seu melhor aliado na hora de criar as estratégias de bundling para sua empresa. 

Com suas múltiplas funcionalidades, o Bling facilita controle de estoque para garantir que todos os produtos selecionados para os pacotes estejam disponíveis. Você também pode ajustar os preços e criar descontos personalizados para pacotes de produtos. 

O Bling também disponibiliza relatórios com base em dados de compra e outros indicadores que mostram o desempenho das campanhas de bundling.

E, ainda, simplifica o gerenciamento das vendas, rastreando com eficiência todas as operações, do pedido à logística de entrega. 

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