Para você que é microempreendedor individual, conhecer sobre o DASN SIMEI é muito importante. Veja nossas dicas e entenda, de forma simples e rápida, esse documento, além de aprender um pouco mais sobre o sistema tributário nacional e suas regras. Confira!


Declaração DASN SIMEI: o que é


Se você é um MEI (Microempreendedor Individual), talvez já esteja familiarizado com o termo “DASN SIMEI”, mas, se você está começando agora a conhecer o mundo do empreendedorismo e, logo, também o mundo da tributação, saiba agora do que se trata esse documento.


O DASN SIMEI é a Declaração Anual de Faturamento do Microempreendedor Individual, participante do regime tributário do Simples Nacional.


Portanto, o DASN SIMEI é uma declaração que consiste em uma das responsabilidades do MEI, sendo anual e obrigatória.


DASN SIMEI: prazo


A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) deve ser entregue até 31 de maio, referente ao exercício fiscal do ano anterior. Fique atento: caso você não respeite o prazo e faça a DASN SIMEI com atraso, haverá cobrança de multa no valor mínimo de R$ 50 (cinquenta reais), ou 2% ao mês, tendo como base os valores declarados.


Como fazer declaração DASN SIMEI: saiba já!


Para fazer a sua declaração anual DASN SIMEI, o processo é bastante intuitivo. O MEI deve acessar a plataforma online do Portal do Empreendedor, ligada ao Simples Nacional, e procurar pela opção de fazer a declaração, informando seu CNPJ de cadastro.


DASN SIMEI 2019: o que eu devo declarar?


Para declarar o DASN SIMEI 2019, você deve considerar que o seu prazo acabará em 31 de maio de 2020. Se organize e entenda que, neste lançamento, deverá constar o seu faturamento total anual, preenchendo o campo “Valor da Receita Bruta Total”.


Declaração anual do MEI: DASN SIMEI e outras declarações — saiba mais!


Agora que você já sabe o que é o DASN SIMEI e qual o prazo para fazer essa declaração, navegue pelo blog do Bling! e confira outras dicas sobre empreendedorismo e gestão financeira. Para você, Microempreendedor Individual (MEI), participante do Simples Nacional, confira informações também sobre o DAS MEI e fique por dentro do seu regime tributário.