Quem opta por empreender no Brasil precisa superar desafios diários. Porém, em meio a um cenário de crise, o empreendedorismo ainda é tendência e, todos os dias, surgem novas micro e pequenas empresas no país.
É preciso estar preparado para o pior e, ao mesmo tempo, pronto para colher os frutos de seu investimento e trabalho árduo.
Dificuldade de obter crédito, carga tributária alta, gestão ineficiente, esses são apenas alguns dos entraves enfrentados. Tudo isso somado à inexperiência pode desencadear problemas graves que, se não forem resolvidos a tempo, podem, até mesmo, levar o pequeno empresário à falência.
Neste artigo, vamos falar sobre 4 desafios enfrentados diariamente por microempreendedores e como solucioná-los. Confira!
O que você verá no artigo:
1. Controle de estoque: nem a mais, nem a menos
Esse é um problema recorrente para as micro e pequenas empresas que ainda não sabem ao certo o giro de seus produtos. No caso de empresas que não dispõem de um sistema de gestão automatizado, como um ERP, ainda pode haver discrepância nos números.
Não ter uma visão precisa do seu estoque de saída e de entrada prejudica sua estratégia de reposição de materiais e, consequentemente, suas vendas. Com um bom controle de estoque, sua empresa saberá o momento certo de repor o produto antes que esgote ou quando se pode aguardar a compra e evitar o encalhe.
2. Suporte técnico: a tecnologia a favor das micro e pequenas empresas
Muitos empreendedores iniciantes não se sentem seguros ao lidar com tecnologia — isso precisa mudar. A tecnologia tem um papel crucial na gestão eficiente de recursos.
Há ainda o mito de que são necessários grandes investimentos para implementações tecnológicas. No entanto, existem empresas que oferecem soluções a partir de R$ 25,00 por mês — o preço não deve ser uma trava. Existem serviços para todos os orçamentos.
Atualmente, todas as micro e pequenas empresas precisam de softwares de gestão para controlarem as finanças e os indicadores, otimizarem processos, para gestão de equipes e também para trocarem mensagens com clientes e fornecedores.
Dessa forma, o suporte técnico se torna ainda mais valoroso para garantir a assistência necessária para o empresário inexperiente, resultando em uma gestão integrada e funcional.
3. Gerenciamento de processos: gestão infalível
Gerenciar todos os processos existentes em uma micro e pequena empresa pode ser estressante e ineficiente, principalmente quando o empreendedor assume mais tarefas do que é capaz de gerir.
Sabemos que pode ser inviável financeiramente arcar com os custos de uma equipe especializada. Como citamos nos parágrafos anteriores, evite esses custos, deixando que a tecnologia trabalhe a seu favor.
Opte por um software de gestão que seja capaz de centralizar informações e criar relatórios gerenciais para sua avaliação. Assim, você conta com a ajuda de uma ferramenta poderosa para facilitar análises críticas e tomadas de decisão.
4. Captar clientes: a chave do sucesso
Captar e reter clientes não é um desafio exclusivo das micro e pequenas empresas. No entanto, os novos acabam sofrendo mais com a captação. Uma empresa nova é desconhecida, o que pode gerar desconfiança entre os consumidores.
Esse problema pode ser resolvido com ações de marketing pensadas no lançamento do seu produto. Pense na possibilidade de oferecer descontos ou brindes quando seu cliente considerar efetuar a primeira compra. Após isso, trabalhe o relacionamento, enviando mensagens e promoções frequentes.
Gostou do nosso post sobre os desafios das micro e pequenas empresas? Quer mais dicas para estruturar melhor o seu negócio? Leia também o post: “3 dicas para definir o modelo de negócios para e-commerce“! Não perca!