Você já está preparado para o dia do consumidor? A data surgiu nos anos 80, e movimentou 6,7 bilhões só no ano de 2023, de acordo com dados da Neotrust.

O dia 15 de março, dia do consumidor, é a primeira data comemorativa do ano que possui grande impacto no faturamento dos e-commerces, por isso, é importante fazer o planejamento das ações de marketing e preparar a sua loja virtual para essa data.

Nós separamos algumas dicas para que o seu e-commerce aproveite ao máximo essa data:

Estratégias para preparar seu e-commerce para o Dia do Consumidor em 2024

Antecipe-se e planeje com antecedência

O primeiro passo é fazer o planejamento, assim você se certifica de que tudo o que é necessário foi pensado. Isso vai trazer muito mais sucesso para as suas ações de marketing no dia do Consumidor. E, esse planejamento deve acontecer semanas antes do evento, ok? Pois, segundo dados do Neotrust, em 2023, o faturamento do dia 1° ao dia 15 de março representou mais de 60% do faturamento deste mês. 

No seu planejamento, defina quais serão os produtos que estarão em destaque, as promoções, os descontos e as estratégias de marketing que serão implementadas durante o período. Além disso, certifique-se de que a sua loja virtual está preparada para receber mais visitas, dê uma revisada na sua infraestrutura,  sistemas de pagamento, e entrega, pois, em épocas de datas comemorativas é esperado um aumento significativo do fluxo normal de tráfego e vendas.

Ofereça descontos atraentes e promoções especiais

Uma das principais razões pelas quais os consumidores procuram lojas online durante o Dia do Consumidor são as ofertas e descontos exclusivos. Se vocẽ já possui uma base de clientes ativa, procure fazer uma pesquisa para saber o que o seu público mais deseja como ação nesta época.

Há clientes que preferem o frete grátis, já outros, preferem outros tipos de desconto, como cupons, ou descontos progressivos. Uma ótima forma de se fazer esta pesquisa são em Stories nas redes sociais.

Mas, se você ainda não tem uma base sólida de cliente, não se preocupe. Crie promoções e descontos já pensando em fidelizar os novos clientes. Cupons de desconto, frete grátis, descontos progressivos estão entre as estratégias mais queridas pelos consumidores. Para fidelizar, uma boa estratégia é oferecer cashback ou cupons de desconto com data de vencimento.

Comunique claramente as promoções em seu site 

De nada adianta promoções e descontos fantásticos se ao entrar em seu e-commerce o cliente ficar perdido. Cuide da experiência do usuário em sua loja virtual: 

  • Separe os produtos em promoção do dia do consumidor em categoria especial. Será mais fácil para linkar o banner principal para a promoção vigente e também direcionar os visitantes de campanhas de tráfego pago.
  • Crie banners claros, com imagem do produto aplicado (em uso), frase de impacto e botão de ação como compre agora, veja mais, eu quero, etc. Lembre-se de criar banners nos formatos desktop e mobile.
  • Padronize o tipo de arte que irá para o banner da sua loja e também para as campanhas de tráfego pago. Assim, o cliente ao ver o anúncio e for direcionado para a sua loja virtual, se sentirá mais seguro, já que o design e o tipo de mensagem é o mesmo.
  • Escolha estrategicamente os produtos que estarão na Home. A home é uma das páginas mais visitadas em um e-commerce.
  • Se necessário, configure cupons de desconto, tomando o cuidado de colocar data de início e fim da promoção.
  • Faça uma compra de teste e veja se está tudo funcionando como o esperado.
  • Revise o estoque dos produtos.
  • Certifique-se de que sua loja virtual esteja fácil de navegar, rápida para carregar e otimizada para dispositivos móveis.
  • Exiba avaliações e depoimentos de clientes satisfeitos. A opinião de outros consumidores pode ser um fator decisivo para atrair novos clientes e construir confiança.
  • Faça links especiais para contabilizar o tráfego vindo dessa campanha de marketing.

Invista em marketing digital

É crucial fazer campanhas de marketing em vários canais digitais: 

  • perfil do Instagram, Facebook, Tiktok, etc;
  • email marketing para a sua base de clientes;
  • campanhas de tráfego para o Google e redes sociais como Instagram e Facebook, tanto para quem ainda não te conhece (público frio), quanto para quem já visitou ou comprou em sua loja virtual (público quente);
  • perfis do Instagram de Influenciadores e parceiros;
  • grupos Vip de WhatsApp.

Faça parceria com influencers

Muitas pessoas compram a partir de indicações de outras pessoas, sejam eles amigos, parentes ou influencers. Por isso, uma ótima estratégia para aumentar as vendas em sua loja virtual no dia do consumidor é fazer parceria com Influencers. E olha, não precisa ser influenciadores com milhões de seguidores não, o importante é avaliar se a pessoa realmente influencia outras pessoas. 

Ofereça um cupom de desconto especial com o nome do influencer. Aqui, todos podem ganhar: o cliente, que ganha desconto ao comprar e o influencer que ganha comissão por cada compra realizada com o uso do cupom dele. 

Atendimento ao cliente excepcional

É normal o cliente novo querer tirar dúvidas, por isso, disponibilize um chat ou botão para o Whatsapp. Treine a sua equipe para que todos tenham um ótimo padrão de atendimento, respondendo rapidamente às dúvidas e preocupações dos clientes, demonstrando empatia e resolvendo problemas de forma proativa.

Crie conteúdo relevante em sua redes sociais

Esteja presente em suas redes sociais, tanto nos Stories quanto em postagens no seu feed. Aposte em vídeo dos produtos, pois eles mostram com mais detalhes o seu produto, o que pode contribuir para que o cliente feche a compra.

Crie destaque em suas redes sociais com as promoções do dia do consumidor 2024. 

Lembre-se que se relacionar com os clientes é muito importante para que ele se sinta confiante em comprar da sua empresa.

Cuide do pós venda

O pós venda é tão importante quanto o atendimento no momento da compra, por isso, continue o relacionamento. Envie e-mails de agradecimento, solicite feedback e ofereça suporte pós-venda para garantir a satisfação do cliente.

Caso o cliente precise trocar algum produto, mantenha o bom atendimento. Isso pode fazer com que ele queira comprar novamente em sua loja virtual.

Espero que estas dicas tenham sido relevantes para o seu negócio. Deixe o seu comentário para sabermos se este conteúdo o ajudou.

Este guest post foi escrito pela wBuy, uma plataforma de e-commerce especializada em oferecer soluções abrangentes para criar e gerenciar lojas virtuais completas, auxiliando outras empresas a entrar no mercado online e maximizar seu potencial de vendas.