Todo negócio que deseja prosperar precisa de uma gestão empresarial eficiente. E para que esse conceito funcione, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como definição de metas, planejamento de estratégias, acompanhamento de indicadores e desenvolvimento de uma comunicação eficaz.

Ou seja, empresas que não contam com uma gestão empresarial bem estruturada correm o risco de enfrentar dificuldades para alcançar seus objetivos, desperdiçar recursos, perder oportunidades de crescimento e enfrentar problemas operacionais e financeiros. 

É por isso que resolvemos preparar este material com tudo sobre gestão empresarial, para que empreendedores possam aplicá-la da melhor forma possível.

Se você quer ter um negócio de sucesso, este conteúdo é para você! Continue a leitura e descubra o que é gestão empresarial, qual sua importância e conheça práticas essenciais para impulsionar o crescimento da sua empresa. 

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é o conjunto de práticas que auxiliam na organização de uma equipe em prol dos objetivos de uma companhia, incluindo planejamento estratégico, definição de objetivos e metas, alocação de recursos, organização de processos internos, tomada de decisões, controle de operações etc.

Esse conceito, portanto, busca extrair o máximo de todos os envolvidos dentro de uma empresa, a fim de gerar crescimento, lucro, novas oportunidades de emprego e inovação.  

Para que serve a gestão empresarial?

Quanto melhor a gestão empresarial de um negócio, maiores são suas chances de superar desafios e se destacar no mercado. Um conjunto de estratégias bem elaboradas promove otimização de recursos, redução de custos, aumento da produtividade, melhoria dos processos e criação de um ambiente de trabalho motivador.

E quando uma empresa atinge todos esses objetivos, ela facilita o processo de tomadas de decisões internas, bem como permite a identificação de oportunidades de mercado e até mesmo a fidelização de clientes, estabelecendo uma marca sólida e confiável.

Benefícios da gestão empresarial

Empresários que conseguem aplicar a gestão empresarial de maneira eficiente e organizada colhem muitos frutos, principalmente em longo prazo.

Isso porque, muito além de definir e atingir metas, a boa gestão do negócio fornece uma visão ampla sobre os procedimentos internos e também sobre o mercado no qual a companhia está inserida. 

E operações mais produtivas resultam em redução de riscos, gerando mais tempo para concentrar esforços em tarefas que aumentam o faturamento e fortalecem o relacionamento com clientes e parceiros comerciais. Isso promove tanto o crescimento sustentável da empresa quanto a sua competitividade no mercado.

Outro benefício é a retenção de talentos, pois colaboradores inseridos em ambientes de trabalho bem gerenciados tendem a permanecer no cargo. 

Como aplicar a gestão empresarial?

Companhias que aplicam metodologias de gestão empresarial em seu cotidiano devem passar, pelo menos, pelas quatro etapas listadas abaixo. 

Comece pelo planejamento

Antes de sugerir qualquer mudança nos procedimentos corporativos, é preciso conhecê-los bem. Apenas dessa forma os líderes poderão mapear os pontos fortes e fracos da companhia. 

Logo, o primeiro passo para a estruturação de uma boa gestão empresarial é fazer uma análise detalhada dos processos atuais, bem como definir os principais objetivos e metas da empresa. 

Assim, os líderes poderão mapear os pontos fortes e fracos, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais assertivas para o crescimento da empresa. 

Use indicadores de desempenho

Junto do planejamento, os indicadores de desempenho mostram como a empresa está caminhando em direção às suas metas. Os KPIs, como também são chamados, costumam medir produtividade, lucratividade, qualidade e eficiência.

No mercado, tudo o que pode ser medido pode ser corrigido ou aperfeiçoado. Por isso, sem os indicadores de desempenho, não há gestão empresarial eficiente. 

Invista em tecnologia

Nos dias atuais, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos gestores no processo de aplicação de indicadores de desempenho e na gestão empresarial como um todo. 

Sistemas específicos para gestão, por exemplo, são ferramentas de automatização capazes de otimizar processos, uma vez que centralizam informações de vários setores em uma única plataforma.

Além disso, a tecnologia oferece soluções para comunicação interna e externa, gestão financeira, monitoramento de resultados, entre outras áreas, contribuindo para a eficiência operacional e o aumento da produtividade.

Procure por qualificação profissional

Dentro de qualquer companhia, o material humano continua sendo fundamental. Por mais que a tecnologia adiante muitos procedimentos, apenas um time competente atingirá os objetivos traçados dentro da empresa. 

A capacidade dos colaboradores de trabalhar em equipe, resolver problemas de forma criativa, adaptar-se a mudanças e se manter motivados é uma qualidade que não pode ser deixada de lado. 

A valorização e o desenvolvimento das pessoas continuam sendo fatores importantes no dia a dia corporativo. Para isso, não se pode deixar de lado os processos constantes de capacitação, treinamento e desenvolvimento de habilidades. 

Tipos de gestão empresarial

Existem diversos tipos de gestão empresarial, cada um com suas características e abordagens específicas. Conheça alguns exemplos a seguir. 

Tradicional

Também chamada de autoritária ou vertical, esse tipo de gestão tem perfil hierárquico, com uma estrutura organizacional com divisão de tarefas bem delimitadas. 

Há uma separação entre cargos de liderança e de execução, com as decisões centralizadas na alta administração e repassadas para os níveis inferiores. 

Participativa

Também conhecida como democrática, nesse caso, há maior participação dos funcionários no compartilhamento de ideias e nas tomadas de decisão. 

É um modelo que incentiva a inovação e a criatividade e pode desenvolver o engajamento das equipes, pois promove maior autonomia. 

Cadeia de valor

A fim de tornar a empresa mais competitiva, esse conceito visa identificar as atividades que agregam valor ao produto ou serviço oferecido pela empresa, desde a concepção até a entrega.

Ao analisar e otimizar cada etapa, a empresa pode melhorar sua eficiência, reduzir custos desnecessários e aumentar a qualidade do seu produto. 

Ciclo de inovação

Já o ciclo de inovação, promove a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias de forma constante. É um fator importante para se manter no mercado, já que a inovação permite que as empresas se adaptem às mudanças e atendam às demandas dos clientes de uma forma diferenciada.

Ciclo de Deming

Ditando que toda ação deve passar pelo ciclo PDCA, esse conceito presa pela melhoria contínua, pois acredita que essa é a melhor maneira de tornar a gestão mais ágil e efetiva.

PDCA é a sigla em inglês para plan (planejar), do (fazer), check (checar) e act (agir). A partir dessas 4 ações, a melhoria deve passar por todos os processos da empresa. 

Ferramentas de gestão empresarial

A seguir também separamos algumas ferramentas que são referência para gestores que desejam aprimorar seus resultados.

Análise SWOT

A análise SWOT identifica forças e fraquezas da empresa, bem como suas ameaças e oportunidades. SWOT é a sigla em inglês para strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), em que:

  • forças: são as características que tornam a companhia competitiva;
  • fraquezas: são as características que resultam em gastos e prejuízo;
  • oportunidades: são os fatores externos que podem ampliar a competitividade da empresa;
  • ameaças: são os riscos oferecidos pelo cenário externo.

Saiba mais: Análise SWOT: passo a passo para fazer a da sua empresa

Business Model Canvas

O Business Model Canvas é uma ferramenta estratégica que organiza todos os elementos de um modelo de negócios em um mapa visual, facilitando a análise e compreensão do atual modelo da empresa. 

O mapa abrange diversos aspectos, como custos operacionais, fontes de receita, segmentos de clientes, canais de distribuição e mais.

Ao utilizar o Business Model Canvas, é possível ter uma visão completa e integrada de todos os aspectos do negócio. 

Saiba mais: Canvas de Negócios: vantagens, para que serve e como fazer?

Matriz BCG

A matriz BCG é uma ferramenta para análise estratégica que classifica o portfólio de negócios, produtos e serviços de uma empresa de acordo com seu crescimento e participação no mercado, sendo que há 4 categorias:

  • estrelas: oportunidades estratégicas focadas em mercados de alto crescimento;
  • vacas leiteiras: fontes de receita estáveis que geram fluxo de caixa significativo;
  • interrogações: produtos com baixa participação de mercado que, em longo prazo, podem se tornar estrelas ou abacaxis;
  • abacaxis: produtos que não geram lucros significativos para a companhia.

Essa ferramenta permite que as empresas aloquem recursos de forma mais eficiente, auxiliando gestores a adotar as estratégias corretas para o momento certo de cada produto ou serviço.

5W2H

O conceito 5W2H ganhou notoriedade por sua eficácia na definição de metas e no desenvolvimento de ações para atingi-las. Consiste em responder 7 perguntas fundamentais para planejar e executar uma atividade:

  • What (O quê): Objetivo;
  • Why (Por quê): Justificativa e benefícios;
  • Who (Quem): Equipes e responsáveis;
  • Where (Onde): Local e departamento;
  • How (Como): Métodos e processos;
  • How Much (Quanto): Recursos e custos.

Matriz GUT

O objetivo da Matriz GUT é classificar as tarefas de gestão de acordo com 3 fatores:

  • gravidade: nível de gravidade que a tarefa pode causar se não for resolvida;
  • urgência: nível de urgência que a tarefa demanda;
  • tendência: nível de tendência a piorar caso o problema não seja resolvido.

Com base nas pontuações de cada fator acima, as atividades são classificadas em 4 quadrantes que auxiliam gestores a tomar decisões complexas:

  • quadrante 1: alta prioridade;
  • quadrante 2: média prioridade;
  • quadrante 3: baixa prioridade;
  • quadrante 4: não é uma prioridade.

Logo, é uma ferramenta para priorizar as ações e resolver problemas de forma mais organizada e assertiva.

Balanced Scorecard

A metodologia BSC é fundamental para que gestores tomem decisões pensadas em longo prazo. 

Para isso, são avaliados 4 perspectivas:

  • financeira: desempenho financeiro da empresa;
  • clientes: satisfação e fidelização dos clientes;
  • processos internos: eficiência dos processos internos;
  • aprendizado e crescimento: capacitação dos colaboradores e inovação. 

Com essa avaliação, o Balanced Scorecard permitirá que a empresa siga os rumos descritos em sua visão organizacional. 

5 Forças de Porter

A matriz das 5 Forças de Porter tem como foco a análise dos concorrentes, para que os líderes possam definir estratégias para superá-los. Essas forças são:

  • rivalidade com concorrentes;
  • entrada de novos concorrentes;
  • ingresso de novos produtos;
  • poder de barganha com fornecedores;
  • poder de barganha com clientes.

Aplicativos para gestão empresarial

Alguns aplicativos simples também podem melhorar a organização diária, beneficiando as gestões empresariais de todas as complexidades. Trouxemos alguns exemplos para você conhecer. 

Evernote

O Evernote contribui para o gerenciamento de projetos de diversas formas, tornando-se uma ferramenta versátil e eficaz tanto para equipes quanto para indivíduos. 

Além de sua capacidade de criar notas e armazenar informações, o aplicativo oferece recursos que facilitam o gerenciamento de tarefas e projetos, como adição de prazos, definição de responsabilidade e colaboração em equipe. 

Dropbox

O Dropbox é um software de armazenamento em nuvem que facilita a comunicação entre equipes, tornando o trabalho mais eficiente e produtivo, principalmente quando realizado remotamente. 

Com ele, diversos colaboradores podem editar documentos simultaneamente, compartilhar links para arquivos ou pastas específicas e adicionar comentários e marcações. 

Camscanner

Já o Camscanner otimiza o tempo gasto com burocracias. É um aplicativo para digitalizar, sincronizar e armazenar documentos importantes, como contratos de marketplace

Gestão empresarial para PMEs 

Por serem menos complexas, algumas companhias menores acabam negligenciando a importância da gestão empresarial. Entretanto, os empreendedores que fazem isso estão cometendo um grande erro. 

Pequenas e médias empresas são as que têm maior taxa de falência. Afinal, sem tantos recursos, são as que mais sofrem com crises externas. 

De acordo com o Sebrae, 29% das Microempreendedoras Individuais (MEIs) encerram suas atividades em até 5 anos, enquanto 21,6% das microempresas e 17% das empresas de pequeno porte enfrentam o mesmo cenário.

Portanto, ter uma equipe pequena não exclui a necessidade de fazer uma gestão eficiente. Nesse caso,  é essencial investir em ferramentas automatizadas que simplificam as tarefas burocráticas do dia a dia.

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