Todo negócio que deseja prosperar precisa de uma gestão empresarial eficiente. Ciente disso, o Bling! separou este material com tudo sobre o assunto, para que empreendedores aprendam a aplicá-la.

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial consiste em organizar e liderar uma equipe em prol dos objetivos de uma companhia. Esse conceito corporativo, portanto, busca extrair o máximo de todos os envolvidos, a fim de gerar lucro, novas oportunidades de emprego e inovação.  

Qual a importância da gestão empresarial?

Dentro de uma empresa, a gestão empresarial se baseia no interesse de seus stakeholders (funcionários, acionistas, consumidores, gestores, etc.), para garantir manter seu negócio ativo e saudável. 

Em outras palavras, a organização busca garantir todos que estão inseridos em seu modelo de negócio, motivados a fim de manter a competitividade da empresa no mercado. 

Como aplicar a gestão empresarial?

Companhias que aplicam metodologias de gestão empresarial em seu cotidiano devem passar, pelo menos, pelas quatro etapas listadas abaixo. 

Planejamento

Antes de sugerir qualquer mudança nos procedimentos corporativos, é preciso conhecê-los bem. Apenas dessa forma os líderes poderão mapear os pontos fortes e fracos da companhia. 

Feito isso, poderão preservar o que está dando certo e fazer alterações naquilo que refletirá no alcance do objetivo.  

Indicadores de desempenho

Junto do planejamento, os indicadores de desempenho mostram como a empresa está caminhando em direção às suas metas. Os KPIs, como também são chamados, costumam medir produtividade, lucratividade, qualidade e eficiência.

No mercado, tudo o que pode ser medido pode ser corrigido ou aperfeiçoado. Por isso, sem os indicadores de desempenho, não há gestão empresarial eficiente. 

Tecnologia

Nos dias atuais, a tecnologia é outra grande aliada dos líderes no processo de aplicação. Sistemas de gestão empresarial, por exemplo, são ferramentas de automatização capazes de otimizar processos, uma vez que centralizam informações de vários setores em uma única plataforma. 

Na prática, esses softwares facilitam a comunicação entre colaboradores e dão mais controle aos gestores sobre processos.

Qualificação profissional

Dentro de qualquer companhia, o material humano continua sendo o mais importante. Por mais que a tecnologia adiante muitos procedimentos, apenas um time competente atingirá os objetivos traçados dentro da empresa. 

A qualidade das equipes tem a obrigação de começar por esse processo, tanto de gestores, quanto de funcionários. Além disso, também deve passar pelos processos de capacitação e treinamento. 

Gestão empresarial para PMEs 

Por realmente serem menos complexas, companhias menores acabam negligenciando a importância da gestão empresarial. Entretanto, os empreendedores que fazem isso estão cometendo um grande erro. 

Pequenas e médias empresas são a maioria e as que possuem maior taxa de falência. Afinal, sem tantos recursos, elas são as que mais sofrem com crises externas. 

Ter uma equipe pequena, portanto, não exclui a necessidade de fazer uma gestão eficiente. Na verdade, a demanda é tanta para esses negócios que o Bling! se consolidou como um ERP para micro e pequenas empresas.

Com ele, o empresário tem todos os recursos que precisa para gerir seu negócio local e digital. 

Tipos de gestão empresarial

Existem três modelos de gestão empresarial.

  • Cadeia de valor: A fim de tornar a empresa mais competitiva, esse conceito visa destrinchar todas as atividades de relevância estratégica, para definir o valor da marca.
  • Ciclo de inovação: O ciclo de inovação busca alcançar o mesmo objetivo, por meio da instauração de processos criativos.
  • Ciclo de Deming: Ditando que toda ação deve passar pelo ciclo PDCA, esse conceito presa pela melhoria contínua, pois acredita que essa é a melhor maneira de tornar a gestão mais ágil e efetiva. 

Ferramentas para gestão empresarial

A seguir também estão algumas ferramentas que foram desenvolvidas ao longo do tempo e hoje tornaram-se referência para líderes que desejam aprimorar seus resultados.

Análise SWOT

A análise SWOT auxilia a identificar forças e fraquezas da empresa, bem como suas ameaças e oportunidades.

  • Forças: características que tornam a companhia competitiva.
  • Fraquezas: características que resultam em gastos e prejuízo.
  • Ameaças: riscos oferecidos pelo cenário externo.
  • Oportunidades: fatores externos que podem ampliar a competitividade da empresa.

Business Model Canvas

O Canvas separa todos os departamentos de uma empresa em um mapa, a fim de analisar o atual modelo de negócio da corporação. Custos operacionais, fontes de receita e público estão entre os fatores identificados por essa ferramenta.

Um Business Model Canvas permite que todo o negócio seja visualizado em uma única vista.

Matriz BCG

A matriz BCG classifica negócios, produtos e serviços de acordo com seu crescimento e participação no mercado. Essa matriz auxilia gestores a adotar as estratégias corretas para o momento de cada produto, serviço ou até mesmo para a empresa. 

5W2H

Esse conceito ganhou notoriedade em todo o mundo por sua eficácia na definição de metas e no desenvolvimento de ações para atingi-las. 

Não à toa, 5W2H é uma abreviação para:

  • What (O quê): Objetivo.
  • Why (Por quê): Justificativa e benefícios.
  • Who (Quem): Equipes e responsáveis.
  • Where (Onde): Local e departamento.
  • How (Como): Métodos e processos.
  • How Much (Quanto): Recursos e custos.

Matriz GUT

O objetivo da Matriz GUT é classificar as tarefas de gestão de acordo com Gravidade, Urgência e Tendência. Também chamada de matriz de prioridades, nela, as atividades são classificadas em cinco colunas que auxiliam gestores a tomar decisões complexas. 

Balanced Scorecard

A metodologia BSC é fundamental para que gestores tomem decisões pensadas também a longo prazo. Como é comum que empresários se percam em tarefas de curto prazo, o Balanced Scorecard permitirá que a empresa siga os rumos descritos em sua visão organizacional. 

Se mantenha competitivo por longo períodos de tempo com a metodologia BSC

5 Forças de Porter

Essa matriz tem como foco a análise dos concorrentes, para que os líderes possam definir estratégias para superá-los. As 5 forças de Porter são:

  • rivalidade com concorrentes;
  • entrada de novos concorrentes;
  • ingresso de novos produtos;
  • poder de barganha com fornecedores;
  • poder de barganha com clientes.

Aplicativos para gestão empresarial

Alguns aplicativos simples podem melhorar a organização da sua empresa, beneficiando as gestões empresariais de todas as complexidades. 

Evernote

O Evernote contribui para o gerenciamento de projetos, visto que esse aplicativo é capaz de criar tarefas, adicionar prazos, ideias e definir responsabilidades.

Dropbox

Software de armazenamento em nuvem ótimo para facilitar a comunicação entre equipes, bem como o trabalho remoto. 

Camscanner

O Camscanner otimiza o tempo gasto com burocracias. Isso porque esse é um aplicativo para digitalizar, sincronizar e armazenar documentos, como contratos de marketplace

Benefícios da gestão empresarial

Empresários que conseguem aplicar a gestão empresarial de maneira eficiente e organizada colhem muitos frutos, principalmente a longo prazo.

Isso porque, muito além de definir e atingir metas, a gestão do negócio fornece uma visão ampla sobre os procedimentos internos e também sobre o mercado no qual a companhia está inserida. 

Na prática, as consequências são bem vantajosas para o andamento de companhias de todos os tamanhos e setores. 

Afinal, operações mais produtivas, somadas à redução de riscos, geram mais tempo para concentrar esforços em tarefas que aumentarão o faturamento. 

Consultoria em gestão empresarial

Os benefícios são inegáveis, entretanto, a gestão empresarial pode exigir muita complexidade. Além disso, algumas empresas não têm tempo necessário para colocar um projeto como esse em prática. Por isso, as consultorias oferecem o apoio profissional necessário para orientar líderes a instaurar processos eficientes nas suas empresas. 

Nesse cenário, possuir um bom sistema de gestão é um diferencial para aprimorar os serviços prestados pela sua empresa. O Bling! é um sistema de gestão para a micro e pequena empresa perfeito para você que quer poupar tempo e ganhar dinheiro. Faça um teste grátis de 30 dias e descubra como o Bling pode ajudar!