Quem vende em marketplaces deve tomar cuidado para não se tornar um “acumulador de clientes”, ou seja, a pessoa que foca somente em conquistar novos clientes e acaba deixando de lado os consumidores que já estão fidelizados.

É nessa hora que entra o pós venda, um conjunto de ações de marketing realizado após a aquisição de produtos e serviços, com o objetivo de estreitar a relação com cliente e fidelizar o contato. 

O pós-venda é um pilar que sustenta o negócio. É a bússola que vai mostrar o caminho certo para as suas estratégias. Pois é através de feedbacks de clientes que é possível saber se os produtos vendidos atendem as necessidades do público, se será necessário ajustar as ações ou até mesmo parar de trabalhar com determinados itens.

As empresas precisam ter em mente que é importante cuidar tanto do processo de aquisição de novos clientes quanto da fidelização dos antigos. Afinal, ambas as partes são fundamentais para o seu negócio, e você precisa pensar em estratégias diferentes para cada uma delas.

Vantagens em fazer o PÓS-VENDA

  • Redução no índice de reclamação
  • Melhorar a taxa de recompra
  • Fidelizar clientes
  • Validar processos
  • Validar produtos
  • Aumentar os promotores da marca e consequentemente aumento no faturamento
  • Reconhecimento da marca

Os processos de pós-venda da sua empresa estão afinados?

Com um simples feedback é possível resolver um problema recorrente, como a quantidade insuficiente de plástico bolha para fazer uma expedição mais segura. 

Não basta só vender. É preciso conhecer a fundo todos os processos de pré e pós venda do seu nicho e da sua empresa. Os clientes são a chave do seu sucesso. Por isso, tente focar na fidelização dos consumidores, pois são eles que vão ajudar no que você precisa para aperfeiçoar a empresa.

O pós venda é tão importante que afeta até mesmo a taxa de recompra dos vendedores de marketplaces. Isso acaba gerando uma evasão recorrente de clientes. Por isso, trabalhe naquilo que possa gerar recompra antes de prospectar novos clientes, pois isso vai poupar tempo e dinheiro.

Outro ponto é avaliar se o cliente compra com mais frete grátis ou não. Mais do que isso, é preciso entender o que ele gosta de comprar, quais são seus hábitos, hobbies e necessidades. 

Saber as respostas certamente ajudará a aumentar a taxa de recompra dos clientes, tornando-os promotores da sua marca. Um cliente satisfeito poderá falar bem da empresa ou do produto para até 2 pessoas; j cliente insatisfeito poderá falar mal para até 10 pessoas.

Lembre-se do pós-venda ao montar suas estratégias de negócio

Quando você não faz o pós-venda e vende em marketplaces conhecidos como: Mercado Livre, Americanas, Shoptime, Submarino, Magazine Luiza, entre outros… Quem leva a fama do trabalho bem feito é eles, e eles nem sabem que existe uma empresa por trás nos bastidores. 

O Posvenda.online vem com a proposta de facilitar a gestão do seu negócio, tornando o trabalho mais dinâmico e produtivo, além de automatizar todo o processo do pós-venda. Dessa forma é mais fácil fidelizar clientes que se tornaram “promotores de venda” na sua empresa.

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