Ficar de fora de plataformas de e-commerce, como Mercado Shops ou Loja Integrada, não é mais uma opção para empreendedores que querem aumentar seus lucros. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a expectativa é alta para o faturamento das lojas virtuais nos próximos 5 anos, com previsão de superar os R$ 340 bilhões em 2029, um ticket médio de R$ 650,00 e mais de 105 milhões de consumidores.
Esse tipo de recurso possibilita criar uma loja digital para atrair potenciais compradores e ampliar as vendas de forma mais rápida e prática. No entanto, para se destacar dos concorrentes e conquistar compradores, é indispensável escolher uma boa solução.
Se você pensa em impulsionar seu negócio pela internet com um canal profissional, atrativo para os clientes e fácil de gerenciar, é fundamental conhecer as características, funcionalidades, vantagens e desvantagens das melhores plataformas de loja online do mercado.
Após ler este artigo, você vai identificar qual ferramenta, Mercado Shops ou Loja Integrada, é ideal para a sua empresa faturar mais.
Boa escolha!
Mercado Shops e Loja Integrada: conheça as plataformas!
Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para montar sua loja online, é essencial conhecer as mais atrativas e populares entre os usuários, que contribuam com as vendas. Duas se destacam na América Latina: Mercado Shops e Loja Integrada. Conheça!
Mercado Shops
Criado em 2010, o Mercado Shops é a plataforma de comércio eletrônico do marketplace Mercado Livre e está disponível no Brasil, Colômbia, México e Chile. A ferramenta ajuda a criar uma loja virtual com identidade visual personalizada e com domínio (URL) próprio (exemplo: minhaloja.com.br), o que contribui para a marca ter mais visibilidade.
O serviço é gratuito e facilita o desenvolvimento de sites com uma construção pré-programada.
Na prática, significa que não é necessário ter conhecimento técnico ou contratar um programador para criar os códigos e fazer a manutenção no sistema. Essa facilidade torna o processo mais simples e barato, especialmente para empreendedores que precisam economizar.
Com esse recurso, é possível desenvolver uma loja integrada às mercadorias cadastradas na conta do Mercado Livre, o que agiliza o registro dos itens. É importante destacar que existe a possibilidade de vender nos dois ambientes ao mesmo tempo.
O Mercado Shops é ideal para donos de negócio iniciantes que não têm outros canais de venda e não pretendem comercializar em vários marketplaces. No entanto, empresas sólidas no mercado também podem usufruir desse ambiente.
Loja Integrada
A Loja Integrada é uma startup brasileira que simplifica a criação e gestão de lojas virtuais para empreendimentos de diferentes segmentos e portes desde 2013.
Com o uso de tecnologias de automação de processos e inteligência artificial (IA), a ferramenta ajuda empreendedores iniciantes a abrirem lojas online personalizadas de forma acessível para otimizar processos e maximizar conversões.
A plataforma atende, inclusive, donos de negócio sem conhecimento técnico avançado em comércio eletrônico e querem atingir consumidores no ambiente digital para expandir as vendas.
Por ser um recurso com foco em dados, também contribui com empresas consolidadas, isto é, aquelas que vendem bem e precisam de inteligência, soluções robustas e escalabilidade para crescer mais e de maneria eficiente.
É relevante ressaltar que a Loja Integrada proporciona uma experiência de venda integrada em múltiplos canais.
Para saber a plataforma de e-commerce mais adequada para criar a sua loja virtual, é primordial conhecer os principais benefícios. No próximo tópico, você vai descobrir qual é ideal para seu negócio: Mercado Shops ou Loja Integrada.
Quais são as vantagens e desvantagens do Mercado Shops?
Listamos uma combinação de vantagens e desvantagens do Mercado Shops para você avaliar se vale a pena desenvolver em sua loja virtual. Confira!
Vantagens
Personalizar a loja virtual
A personalização ajuda a criar uma loja com a identidade visual da marca, uma vez que os elementos visuais, gráficos e de texto transmitem para os clientes os valores, a mensagem e o posicionamento do negócio. Desse modo, o público tem mais facilidade de reconhecer a empresa.
O Mercado Shops oferece 8 modelos de layout para os vendedores alterarem cores, tipografias, imagens, categorias e até URL (domínio) conforme seu gosto.
A caracterização única contribui para valorizar o empreendimento no mercado. Então, aproveite essa vantagem para se destacar dos concorrentes.
Se você tiver dificuldade de usar as ferramentas para modificar os templates, a plataforma disponibiliza suporte de especialistas para auxiliar nesse processo.
Criar domínio próprio
Ter um endereço web próprio otimiza a busca por sua empresa, além de demonstrar credibilidade.
Esse benefício pode aumentar a probabilidade de a sua marca aparecer nos resultados de busca.
O Mercado Shops permite escolher o domínio que quiser. Caso esteja disponível, é possível comprá-lo e conectá-lo com sua loja automaticamente.
Utilizar e-mail personalizado
Para ter uma comunicação mais profissional com seus clientes, você pode criar um e-mail personalizado da sua marca com o Gmail.
Dessa maneira, você aproveita as ferramentas do Google, como Google Calendar, Google Drive e Google Sheets para agilizar sua rotina de trabalho.
Gerenciar a loja pelo Mercado Livre
Como mencionamos, o Mercado Shops se conecta com o Mercado Livre, o que facilita o gerenciamento da loja pela sua conta no marketplace, como o cadastro e envio de produtos.
Com a integração, você só precisa de um único registro para vender em ambos os canais, otimizar a gestão das vendas e proporcionar uma boa experiência de compra para os consumidores.
Aumentar o reconhecimento da marca
Quanto mais produtos vende na sua loja virtual, mais você amplia a possibilidade de se beneficiar do Mercado Livre.
Ou seja, o crescimento das vendas aumenta a chance de melhorar a reputação da sua marca, atrair mais clientes e valorizar a sua empresa no mercado.
Diminuir gastos
Ao optar pelo Mercado Shops, você não tem custo para criar e fazer a manutenção da sua loja, uma vez que a ferramenta é gratuita e não há taxas fixas mensais.
Essas vantagens ajudam, principalmente, os empreendedores que estão no começo, pois só precisam desembolsar dinheiro quando vendem alguma mercadoria.
Fique atento apenas às taxas de recebimento pelo Mercado Pago, que contam com tarifas da plataforma ou da maquininha.
Outra questão para prestar atenção é a venda parcelada com incidência de juros, que o lojista pode pagar ou repassar para o comprador.
Utilizar as ferramentas de anúncios do Mercado Livre
O Mercado Shops tem integração exclusiva com o Mercado Livre Ads, a plataforma de anúncios do Mercado Livre.
Esse recurso exibe anúncios relevantes baseados no comportamento de pesquisa do público, aumentando a oportunidade de conversão.
Imagine que um consumidor pesquise por “frigideira antiaderente”. As publicidades ligadas a essa consulta vão aparecer nas próximas buscas e direcionar o potencial cliente para produtos similares na sua loja virtual.
Como a ferramenta de anúncios integra o Mercado Livre, você pode aproveitar os dados e o alcance do marketplace para as suas mercadorias alcançarem os consumidores.
Aproveite para ler: Dicas para criar anúncios de vendas para se destacar na internet
Desvantagens
Depender das regras do Mercado Livre
O fato de o Mercado Shops ter vínculo com o Mercado Livre deixa o vendedor da loja dependente das regras e limitações do marketplace.
Para quem deseja ter mais controle sobre o próprio e-commerce e suas operações, considere esse item.
Ficar preso ao sistema de pagamento
O Mercado Pago é a única opção de pagamento para quem adere ao Mercado Shops.
Dessa forma, o lojista não consegue ampliar as alternativas para o cliente, o que pode gerar insatisfação na experiência de compra.
Ter apenas uma solução para enviar mercadorias
Os vendedores só têm acesso a uma ferramenta integrada ao Mercado Livre para encaminhar os produtos: o Mercado Envios.
A falta de outra solução para transportar mercadorias limita os lojistas em relação à logística e às tarifas de envio para os compradores escolherem.
Disponibilizar poucas opções de cartão de crédito
Esse ponto interfere no bolso do consumidor. Afinal, a pouca oferta de bandeiras de cartão de crédito pode impactar negativamente na compra do público e nas vendas.
Quais são as vantagens e desvantagens da Loja Integrada?
Para te ajudar na escolha da melhor plataforma de loja online, reunimos as vantagens e desvantagens da Loja Integrada. Veja!
Vantagens
Oferecer plano grátis
A plataforma oferece plano gratuito para iniciantes que querem entrar no mercado digital e não podem investir.
Apesar de ter limitações de funcionalidades, como cadastro de 50 produtos e 5 mil visitas ao mês, é uma possibilidade para os empreendedores que desejam testar as vendas de seus artigos, sem pagar mensalidade e taxas.
Proporcionar praticidade no uso da plataforma
Nada como ter uma ferramenta fácil de usar para vender mais. Com a Loja Integrada, o vendedor não precisa entender de desenvolvimento de sites para usufruir dos benefícios.
O painel administrativo intuitivo possibilita gerenciar sua loja de forma prática, já que os recursos disponíveis ajudam a otimizar sua operação com facilidade para converter mais.
Ter baixo investimento
A ferramenta apresenta valores acessíveis por cobrar uma mensalidade fixa e não um percentual sobre as vendas.
Com essa modalidade, os vendedores podem planejar as finanças para se beneficiar de todos os recursos que o plano escolhido oferece. Vamos falar sobre as opções adiante.
Leia também: Evitando erros comuns na gestão financeira de e-commerce: um guia para empreendedores iniciantes
Personalizar o código HTML/CSS e o layout da loja
Para se destacar de outros lojistas, você deve utilizar artifícios diferentes.
Com a Loja Integrada, o seu canal virtual pode se apresentar conforme as características da sua marca por meio da customização gratuita do código com edição em HTML/CSS. Não se preocupe, pois não é necessário saber programar para editar sua loja, dá para fazer sozinho.
Também é possível personalizar o layout com temas prontos e ricos para mudar a cor e a fonte e tornar seu perfil exclusivo.
Com a modificação da sua página de vendas, fica mais fácil atrair a atenção dos visitantes para aumentar a conversão.
Disponibilizar suporte especializado
A plataforma de e-commerce disponibiliza suporte técnico para esclarecer dúvidas sobre o uso da ferramenta e solucionar problemas, inclusive para quem utiliza o plano gratuito.
O atendimento acontece via chat, e-mail e WhatsApp e assegura agilidade e eficiência aos clientes.
Garantir a autonomia do empreendedor
A liberdade de atuação no próprio negócio é um aspecto que todo empreendedor valoriza. Quem utiliza a Loja Integrada tem autonomia para cadastrar e promover os produtos e acompanhar as vendas, assim facilita o gerenciamento da loja virtual e das demandas do empreendimento e dos clientes.
Viabilizar diferentes opções de envio
Independentemente do plano do cliente, a plataforma tem diferentes formas de entrega: Sedex, PAC (envio regular dos Correios), motoboy, transportadora ou retirada presencialmente.
Essa vantagem aumenta a comodidade no fechamento do carrinho, uma vez que é possível selecionar a melhor alternativa conforme o preço e a qualidade do fornecedor.
Desvantagens
Ter limitação de cadastro e visitas
A limitação de cadastro de produtos e de visita mensais no site é uma das grandes desvantagens, mesmo para quem paga plano.
O lojista que quiser acessar recursos ilimitados terá que investir no Plano Elite, que custa quase R$ 2000,00, um valor acima da média do mercado.
Oferecer funcionalidades específicas apenas em planos caros
Para ter acesso a funcionalidades relevantes para qualquer loja virtual, como o carrinho abandonado, você terá que pagar um plano mais caro.
Dar pouco suporte aos clientes
Os usuários que optam pela Loja Integrada não têm suporte telefônico para esclarecer dúvidas ou resolver dificuldades.
O atendimento ao cliente ocorre somente por chat e Perguntas Frequentes no site, o que pode causar insatisfação nos compradores.
Ter a plataforma instável
A instabilidade é um fator prejudicial para a ferramenta, uma vez que pode deixar a loja digital do ar por tempo indeterminado e, consequentemente, atrapalhar as vendas.
Mercado Shops X Loja Integrada
Agora que você conhece as vantagens e desvantagens das duas plataformas, destacamos informações importantes, como preço, planos, facilidade de uso, funcionalidades, integrações e atendimento ao cliente para te ajudar a decidir qual ferramenta adotar: Mercado Shops ou Loja Integrada. Acompanhe!
Mercado Shops
- Preço: a ferramenta não cobra nada para ativar e manter a sua loja virtual, portanto, não tem custo mensal. O vendedor só paga tarifa se fechar a venda.
- Plano: a taxa de transação por transação é diferente para cada plano. No Clássico, a tarifa é de 1,99%. Já no Premium as porcentagens são: 7,99% (3x sem juros) e 11,99% (12x sem juros).
- Meios de pagamento: Mercado Pago, cartão de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club, American Express e Elo), boleto e PIX.
- Facilidade de uso: com poucos cliques, é possível montar uma loja virtua completa. A plataforma permite personalizar o layout, o domínio e as cores para criar a identidade visual da marca. O gerenciamento da ferramenta acontece pela conta do Mercado Livre.
- Funcionalidades: o lojista pode cadastrar produtos, customizar a aparência da loja, definir políticas de frete e pagamento e gerenciar os pedidos de clientes.
- Integrações: integra com ferramentas do Mercado Livre, como Mercado Envios, Mercado Pago e Mercado Ads. Além disso, tem vínculo com o sistema ERP do Bling para gerenciar as vendas e o Facebook Ads, Instagram Shopping, Google Shopping e WhatsApp para impulsionar os anúncios.
- Atendimento ao cliente: o suporte ocorre via chat e WhatsApp.
Loja Integrada
- Preço: a plataforma cobra mensalidade fixa, a qual varia conforme os planos disponíveis, e não cobra um percentual sobre as vendas.
- Plano: existem 5 opções que o vendedor pode pagar por mês ou anualmente. Veja os valores no plano mensal: gratuito (sem custo, mas tem limitações de cadastro e visitas no site), Crescimento (R$ 54,00), Aceleração (R$ 99,00), Expansão (R$ 239,00) ou R$ 43,00) e Elite (R$ 1999,00).
- Meios de pagamento: Mercado Pago, Pagali, Pagar.Me, PagSeguro, PayPal e PagHiper, PayU e pagamento na entrega.
- Facilidade de uso: é uma ferramenta intuitiva e prática de usar. Para editar o código HTML/CSS e customizar a página, você não precisa entender de linguagem de informática.
- Funcionalidades: criação da loja virtual para vender e gerenciar produtos, personalização gratuita de códigos HTML/CSS e de layout da página com a identidade visual da marca, desenvolvimento e envio e-mail marketing para clientes e otimização de SEO para melhorar o posicionamento nos buscadores.
- Integrações: oferece integração nativa com outros marketplaces sem custo extra para divulgar as mercadorias. Também integra com o software do Bling, Google Ads, Google Analytics, chat, certificado SSL e recuperação de carrinho.
- Atendimento o cliente: acontece por meio de chat, e-mail e WhatsApp.
Qual é a melhor escolha para o seu negócio: Mercado Shops ou Loja Integrada?
Neste guia, mostramos a importância de empreendedores terem lojas virtuais para divulgar produtos, ampliar o alcance da marca e vender mais. Contudo, para criar um e-commerce atrativo, é vital escolher a melhor plataforma, isto é, aquela que atenda as necessidades específicas do seu negócio.
Apresentamos vantagens e desvantagens do Mercado Shops e da Loja Integrada, duas ferramentas com potencial para impulsionar suas vendas, porém, com particularidades que podem fazer a diferença ao criar seu canal. Portanto, recomendamos analisar cada item para tomar sua decisão com base em informações relevantes.
Diante dos prós e contras, vale ressaltar que as plataformas têm um aspecto em comum: a integração com o sistema ERP do Bling. Assim, se você escolher o Mercado Shops ou a Loja Integrada poderá otimizar sua presença online e garantir uma gestão eficiente das suas operações.
Caso opte pelo Mercado Shops, a integração do Bling também vai te ajudar com a importação e exportação de pedidos e a sincronização de dados das mercadorias em estoque. Se decidir pela Loja Integrada, a nossa solução contribui para a atualização de preços em massa e a importação de produtos.
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