A utilização da metodologia ágil vem contribuindo para a melhoria da gestão nas empresas, impulsionando a inovação partindo de um modelo com fácil implementação que pode ser aplicado a projetos e a processos.

O método ágil tem como prioridade questões como eficiência e adaptabilidade para mudanças rápidas e capacidade de entrega. Embora esse método seja advindo da área de tecnologia, ela vem sendo atualmente aplicada por empresas dos diversos setores.

O uso das metodologias ágeis vem crescendo de maneira exponencial nos últimos anos, passando a ser implementado inclusive por empresas que futuramente se tornarão grandes impérios em seus nichos de mercado.

Ao se falar em gestão e inovação, a metodologia ágil é um sinônimo destas palavras e está no topo das tendências – alcançando desde startups a grandes corporações.

Ficou curioso para saber mais sobre a metodologia ágil e como implementá-la em seu negócio? Então leia o conteúdo de hoje e fique por dentro desse assunto que vem conquistando as empresas, ajudando-as a crescer.

O que é a metodologia ágil?

O termo ágil – especificamente nesse caso, vem para indicar um estado de prontidão, que oferece reações rápidas para mudanças que surjam e com ampla capacidade de adaptação.

A metodologia ágil – nesse contexto – abarca um conjunto de práticas para compreender as demandas de um projeto – agindo e realizando todos os passos com a máxima eficiência, tentando eliminar possíveis lacunas no processo de desenvolvimento de determinado projeto, entregando o resultado final com maior rapidez e agilidade, sem descuidar da qualidade.

Ela atua, portanto, como um conjunto de estratégias e práticas para desenvolvimento e gestão de projetos, cujo objetivo é proporcionar maior velocidade à conclusão dos processos e das tarefas. 

Apesar de ser uma metodologia nascida no âmbito tecnológico, a qual começou a ser implementada na área de desenvolvimento de softwares, acabou expandindo-se para diversas atividades de incontáveis empresas ao redor do mundo.

Ao trabalhar com o objetivo de otimização do fluxo de trabalho e aumentando a produtividade das equipes, nunca esquecendo da entrega de qualidade dos projetos.

As metodologias ágeis trabalham por ciclos rápidos, medidos em semanas, ou meses – buscando entregar resultados ao fim de cada ciclo – contra o tempo demandado em um projeto tradicional que poderia chegar a anos até a entrega.

Dessa forma, as empresas priorizam melhorias constantes e entregas rápidas ao optar pelo método ágil para atualização também de um produto, visando mantê-lo relevante no mercado.

Os conceitos norteadores foram desenvolvidos a partir do manifesto ágil e ofereceram uma nova perspectiva para a produção na área de softwares.  Falaremos sobre ele a seguir:

Manifesto ágil – O que o configura e qual seu foco?

Os princípios norteadores do manifesto ágil de forma resumida são:

  • Valorização dos indivíduos participantes – sobre processos e recursos materiais utilizados;
  • Priorização do funcionamento do software – acima das atividades burocráticas;
  • Cooperação com o cliente – priorizada sobre os contratos;
  • Capacidade de resposta a mudanças – com maior foco do que planejamentos fixos;
  • Procedimentos cristalizados, documentações volumosas e excesso de burocracia – substituídos por maior produtividade, entregas velozes, feedbacks e comunicação.

A transição de um funcionamento convencional para o método ágil necessita de mudanças na mentalidade dos colaboradores, já que a forma de atuação modifica-se completamente e os profissionais passam a atuar num âmbito multifuncional e versátil.

Valores e princípios do manifesto ágil 

Os valores incluem:

  • Pessoas e suas interações atuam como prioridades em relação aos processos e às ferramentas;
  • Softwares funcionando com plenitude possuem maior importância do que documentação completa deles;
  • A colaboração com o cliente possui maior valor do que os contratos burocráticos;
  • Reagir às mudanças advindas é melhor do que seguir o planejamento inicial de forma estrita e sem flexibilidade.

Ao passo que princípios são:

  • A satisfação do cliente é prioridade por meio da entrega contínua do software;
  • Mudanças de requisitos podem ser aceitas para garantir a entrega ao cliente;
  • Entregas dos softwares devem ser feitas de forma constante;
  • A cooperação entre desenvolvedores e os conhecedores do negócio precisa ocorrer de forma diária;
  • Para realização de projetos de excelência é necessária a manutenção dos indivíduos envolvidos para que estejam sempre motivados e confiantes;
  • Comunicação direta é algo que precisa existir;
  • O progresso só consegue ser efetivamente medido por um sistema que funcione;
  • Projetos ágeis resultam em ambientes saudáveis;
  • Atenção sobre técnica e design oferece agilidade;
  • Manter a simplicidade é fundamental;
  • Projetos excelentes surgem em times auto-organizados;
  • Realização de reuniões constantes em equipe para buscar meios para maior efetividade.

Diferenças entre metodologias ágeis e tradicionais

As metodologias ágeis são distintas das tradicionais em vários aspectos,  mas o principal, sem dúvida, é a velocidade do processo.

A metodologia tradicional, ou metodologia cascata, é aquela que conhecemos: o padrão seguido por muitas empresas, que engloba uma sequência pré definida de etapas:

  • Análise de requisitos;
  • Desenvolvimento;
  • Testes;
  • Produção;
  • Manutenção.

Isso torna os projetos bastante demorados, pois o princípio é prever os resultados na entrega final, ao passo que na metodologia ágil, o foco é a adaptação invés do planejamento.

Na versão ágil, os projetos são divididos em pequenas entregas denominadas iterações. Cada iteração é uma miniatura do projeto central, incluindo as etapas citadas acima, mas em um ciclo rápido e eficiente, que gera uma entrega parcial de forma que o cliente consiga ver resultados com mais rapidez e dar seu feedback ao longo de todo o processo.

Com a repetição dos ciclos, o produto vai sendo aprimorado de forma contínua de modo experimental e podendo ser testado a cada nova funcionalidade, permitindo que as equipes entreguem mais valor em menor tempo.

O resultado final é muito mais completo e assertivo do que na metodologia tradicional.

Outra diferença importante da metodologia ágil  é que projetos estão sempre abertos para mudanças, por mais que elas possam impactar o andamento. Enquanto no método tradicional, minimizam-se as alterações para não haver comprometimento do planejamento.

A participação dos clientes e colaboradores durante o processo é mais um importante diferencial da cultura ágil, pois as entregas fragmentadas permitem que todos os envolvidos avaliem o progresso do projeto, proporcionando evolução da criação de forma conjunta.

Qual é o objetivo de uma metodologia ágil?

A metodologia ágil não possui apenas um único foco, embora seu próprio nome sugira o objetivo maior de sua aplicação, que é o aumento da agilidade nos processos.

Essa agilidade tende a ocorrer como uma reação em cadeia, pois uma vez que a empresa consegue aumentar a rapidez na gestão de processos num projeto, a tendência é que as demais tarefas sejam influenciadas.

E aqui não se fala somente da rapidez como um mero sinônimo de realizar as coisas rapidamente, mas sim de eficiência em todos os aspectos:

  • Redução de atritos;
  • Diminuição dos obstáculos;
  • Corte de tarefas extras desnecessárias;
  • Implantar o minimalismo operacional.

Esses aspectos juntos contribuem para uma gestão de projetos cujo foco é em resultados e na qualidade do produto final entregue, pois ao flexibilizar as operações, torna-se possível trabalhar num fluxo de processos mais aberto as mudanças e a fluidez.

A metodologia ágil também procura extinguir amarras burocráticas dos projetos – que é algo corriqueiro no método tradicional e tende a atrasar os resultados.

Principais metodologias ágeis utilizadas no mercado

Aqui podemos falar no plural “metodologias ágeis”, pois existem várias abordagens.  Graças ao conceito de metodologia ágil ser mais abrangente, possibilita a criação de vários outros derivados, os quais seguem a mesma mentalidade ágil, adaptando algumas práticas para a realidade do projeto.

Vamos destacar as principais metodologias e suas características principais.

Kanban

Termo de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”, esse conceito está relacionado ao uso de cartões, post-it, luzes, caixas vazias e outros objetos que indicam o status de transportes ou fluxos de produção para companhias de fabricação em série.

Scrum

Consiste em uma metodologia ágil para elaboração de planejamento e gerenciamento de projetos (em especial de software) – e aqui cada projeto é segmentado em ciclos (em geral mensais) chamados de sprints, que consistem em um intervalo em que determinado conjunto de atividades deve ser realizado.

Lean

Esta abordagem é anterior ao manifesto ágil, e surgiu no Japão do pós-guerra nas indústrias automobilísticas que desejavam obter mais produtividade – e por compreender modelos de processos enxutos, com desperdício mínimo, ela também é compatível com as metodologias ágeis, inclusive sendo excelente para aplicar ao chão de fábrica (lean manufacturing) ou na construção civil (lean construction).

DSDM

Do inglês Dynamic Systems Development Method é uma metodologia que fornece uma fundação para a implementação da metodologia ágil num projeto, transitando pelo planejamento, gerenciamento, execução e dimensionamento.

Ao aplicar o DSDM, a empresa precisa basear-se em 6 princípios:

  • Valor;
  • Envolvimento ativo do usuário;
  • Equipes capacitadas;
  • Entregas frequentes;
  • Testes integrados;
  • Colaboração do cliente.

O DSDM possui uma abordagem mais comercial no que diz respeito à entrega e segue uma fórmula que busca 80% de implantação do sistema ou da solução em 20% do tempo.

FDD

Feature-driven Development: trata-se do desenvolvimento orientado a recursos, num processo de iteração reduzido, cuja estrutura está mais ligada aos parâmetros que o modelo ágil segue. Dessa forma, as iterações seguem uma sequência: design por recurso, construção por recurso e são realizadas de forma quinzenal.

Na abordagem FDD são aplicados 8 princípios:

  • Modelagem do objeto de domínio;
  • Desenvolvimento dos recursos;
  • Propriedades de componentes e classes;
  • Equipes de recursos;
  • Inspeções periódicas;
  • Gerenciamento das configurações;
  • Modificações feitas em intervalos regulares;
  • Visibilidade do progresso e resultados.

ASD

Do termo Adaptive Software Development – que em português significa Desenvolvimento Adaptativo de Softwares – possui foco no desenvolvimento de soluções mais complexas e seu objetivo é evitar o caos nas entregas, apostando na colaboração entre as pessoas e na auto-organização.

Baseia-se em 6 diretrizes:

  • Orientado a missões
  • Baseado em componentes
  • Iterativo
  • Prazos pré-fixados
  • Tolerância a mudanças
  • Orientado a riscos

SAF

Scaled Agile Framework, que significa Framework Escalável Agile, é um conjunto de padrões que guiam a empresa para a aplicação de metodologias ágeis e lean, alinhando as equipes ágeis quanto às suas responsabilidades, valores que devem ser trabalhados e nível de entrega. Trata-se mais de um modelo de boas práticas que fornece uma orientação estruturada sobre papéis e responsabilidades dos envolvidos no projeto.

O que é necessário para implementar as metodologias ágeis?

Antes de tudo é necessário compreender as motivações que levaram à mudança, definição dos fluxos de trabalho para a seguir explorar tudo isso na cultura da empresa, observando o processo e entendendo o que está levando o estabelecimento a tomar tal decisão.

Mas vale lembrar que qualquer organização busca tornar seu processo adepto de melhoria contínua, agilizando as entregas e flexibilizando a rotina operacional, as metodologias ágeis são perfeitas para esse fim.

Então selecionamos dicas para quem busca aplicar em seu negócio e perceber a potência dessa transformação.

Dicas para implementar em sua empresa 

Abaixo você verá dicas práticas para realizar a implementação com sucesso!

Crie um planejamento

Estabeleça um planejamento estratégico que contenha todo o necessário para realizar a mudança, pois uma metodologia ágil necessita não apenas de ferramentas, mas de compreensão e engajamento do time acerca da implementação, já que este é um esforço que vai impactar não apenas nas entregas pontuais, mas na cultura organizacional como um todo.

Alinhe as mudanças com a equipe

Trate de alinhar todas as mudanças com o time, entendendo seu grau de entendimento acerca dos novos processos e das ferramentas, frameworks e métricas a serem consideradas.

Treine os colaboradores 

Um treinamento acerca das metodologias ágeis é imprescindível, já que é comum conhecer o termo de forma teórica, mas sem experimentação prática. É algo importante de forma especial para os gestores – que atuam por trás dos times ágeis – e que costumam funcionar de forma mais integrada do métodos tradicionais – além da participação do cliente nos projetos que tende a ser uma grande novidade.

Use um sistema ERP 

Utilizar um sistema de gestão ERP pode ser bastante útil nessa transição pois ele possui recursos e funcionalidades que facilitam o dia a dia dos times de metodologias ágeis, acelerando as entregas e oferecendo uma mensuração de resultados mais simples e confiável.

Conclusão

A metodologia ágil é um conceito incrível no desenvolvimento de produtos e soluções, sendo uma maneira eficiente de revolucionar a rotina operacional e a integrar o time com a clientela.

Implantar essa metodologia resulta em uma experiência mais gratificante e enriquecedora para os envolvidos no processo, além de impactar positivamente na qualidade de entrega, resultando em melhores resultados para a empresa.