Nossa vida pessoal e profissional nem sempre caminham como planejamos, não é mesmo? Contudo, em muitas situações, a oportunidade de dar a volta por cima pode estar no empreendedorismo. Mas, aí vem a pergunta: posso abrir MEI com nome sujo

Mas, fique tranquilo, porque é na resposta a ela que vamos nos concentrar ao longo deste guia:

Posso abrir MEI com nome sujo?

A resposta é: sim! Você pode abrir MEI com nome sujo. De acordo com a Lei Complementar n°123 de 14 de dezembro de 2006, estar com seu nome sujo não é um impedimento para a abertura do MEI. Contudo, é preciso avaliar cada caso, porque existem exceções. 

Para abrir MEI com nome sujo a dívida não pode ser com a Receita Federal, pois nesse caso você não poderá abrir um MEI até que sua situação seja regularizada.

Por outro lado, ter o nome sujo no Serasa, SPC e outras instituições não representa restrição ou impedimento para inscrição e abertura do MEI.

Logo, de maneira geral, a notícia é boa, não é mesmo? 

Entretanto, fique atento, porque existem outros fatores que te impedem de abrir um MEI, que é o modelo de negócio mais barato e fácil de abrir. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona esse tipo de empresa, continue lendo no artigo, GUIA DO MEI: Tudo que você precisa saber!”. 

O que me impede de abrir um MEI?

As restrições que impedem a abertura de um MEI são:

  • profissionais com atividade principal fora na lista de atividades permitidas;
  • servidores públicos federais em atividade;
  • ser pensionista ou aposentado por invalidez;
  • possuir participação ou sociedade em outra empresa;
  • dívida com a Receita Federal;
  • irregularidade com o título de eleitor;
  • Pendências com o CPF.

Além disso, lembre-se que o MEI só pode ter um funcionário e o faturamento não deve ultrapassar os R$81 mil anuais. 

A seguir, organizamos uma série de perguntas e respostas comuns sobre o assunto. Aproveite para solucionar as suas dúvidas.

Principais dúvidas sobre abrir MEI com nome sujo

Quantos MEI um CPF pode ter?

Um CPF só pode ter um MEI, afinal, entre os impedimentos à inscrição como microempreendedor individual é possuir participação ou sociedade em outra empresa. Se você tiver outro CNPJ associado ao seu nome, não poderá se registrar como MEI. Logo, cada pessoa física pode ter um MEI. 

MEI com nome sujo pode fazer empréstimo?

É possível sim que um MEI com nome sujo faça um empréstimo, porém haverá uma maior dificuldade para aprovação do crédito e é provável que as taxas e juros sejam mais altos. Isso se deve ao fato de que as instituições financeiras irão verificar o seu histórico financeiro.

Para aumentar as suas chances de conseguir um empréstimo, você pode utilizar algum bem como garantia de pagamento, por exemplo, um carro ou um imóvel. 

Ao tomar essa decisão, tenha certeza de fazer um planejamento financeiro antes de dar esse passo, para que seja uma boa solução aos seus problemas e não se torne mais uma dificuldade.

MEI com nome sujo pode abrir conta jurídica?

Sim, um MEI pode abrir conta jurídica mesmo com o nome sujo. Essa, inclusive, é uma boa forma de organizar sua vida financeira, dividindo o seu dinheiro pessoal do seu dinheiro como pessoa jurídica. Utilize essa possibilidade para colocar sua vida financeira em dia e começar a limpar o seu nome. 

Isso demonstrará responsabilidade e ajudará na melhora de sua imagem com a instituição financeira escolhida por você.

Um bom histórico financeiro abrirá portas para você e a renovação de seu crédito. Portanto, utilize essa oportunidade com sabedoria.

Estou com o nome sujo. O que posso fazer?

Agora que tiramos diversas dúvidas, vimos quem não pode abrir MEI, a relação do MEI com quem tem nome sujo e até mesmo as possibilidades de quem se encontra nessa situação; vamos então ver o que você pode fazer para limpar o seu nome.

Separamos 3 passos que podem te ajudar a limpar o seu nome e voltar a dormir tranquilo:

  1. Entenda quais são as suas opções e busque a renegociação
  2. Organize a sua vida financeira
  3. Trace objetivos

Vamos entender um pouco melhor cada um deles.

1. Entenda quais são as suas opções e busque a renegociação

O primeiro passo para quitar as suas dívidas é entendê-las. Portanto, busque informações sobre sua dívida. Entre em contato com a empresa a qual está devendo e busque pela negociação. 

Se a proposta da empresa estiver dentro de suas possibilidades, não perca a chance de quitar a sua dívida. Essa será uma virada financeira importante para você e para o seu negócio. 

Tanto o Serasa quanto o SPC possuem serviços que te ajudam a limpar o seu nome. Entre em contato com aquela que estiver com sua dívida cadastrada.

2. Organize a sua vida financeira

Organizar a sua vida financeira será importantíssimo tanto para você quitar a sua renegociação, quanto para não sujar o seu nome de novo.

Para isso é preciso que você saiba exatamente o quanto ganha e qual é o valor mínimo que precisa para o mês. Dentro das empresas esse valor é chamado de capital de giro

Organize suas despesas por classificação de importância, conheça quais são suas despesas fixas e essenciais, e compreenda quais são as importantes e aquelas que não possuem grande importância.

A partir daí você poderá decidir com mais facilidade por onde começar a cortar seus gastos.

Leia também: Como organizar contas a pagar e controlar seus pagamentos – Bling

3. Trace objetivos

Traçar objetivos é uma boa forma de manter a sua saúde financeira. Ter objetivos é bom, mas é preciso alinhar expectativas. Não adianta colocar um objetivo muito distante sem colocar etapas menores para alcançá-lo. Isso só vai te gerar frustração.

Divida seus objetivos em 3 partes:

  • objetivos de curto prazo (1 a 6 meses);
  • objetivos de médio prazo (6 meses há 1 ano);
  • objetivos de longo prazo (mais de 1 ano).

Assim ficará mais fácil não só alcançá-los mas também visualizar cada etapa do objetivo final acontecendo diante de você.

Pronto para abrir o seu MEI?

Agora que você encontrou a resposta para: “posso abrir MEI com nome sujo?” é hora de dar o seu próximo passo e se inscrever também como MEI.

Abrir a sua conta digital é o primeiro passo para isso, afinal, além de ser fácil e sem burocracia, você terá acesso a múltiplos benefícios.

Com a conta Bling você tem acesso a uma conta digital que descomplica o seu negócio! Ela simplifica a gestão da sua empresa com a conta PJ que é integrada ao seu sistema ERP.

Entre as vantagens as quais você pode ter acesso com a Conta Bling estão:

  • Conta 100% digital.
  • Gere boletos e faça transferências.
  • Movimentações integradas com seu sistema de gestão.
  • Receba pagamentos online via PIX

Gostou? Então acesse nossa página e faça um teste gratuito.