Segundo uma pesquisa divulgada pela Preço Certo, 86% das empresas brasileiras enfrentam dificuldades para definir o preço dos seus produtos, principalmente quando o assunto é precificação nos marketplaces. Você faz parte desse número? 

Neste artigo, vamos descomplicar a precificação de produtos nos marketplaces e mostrar como calcular do jeito certo! 

Afinal, o que é precificação? 

A precificação consiste em determinar o preço dos produtos que você comercializa nos marketplaces. Porém, não é simplesmente cobrar um valor no “chutômetro”, é preciso de um direcionamento estratégico para cobrir os custos da operação, ser competitivo no mercado e ainda dar lucro para a empresa.

Qualquer cálculo errado, você corre o risco de não ver a cor do dinheiro no final do mês, ou seja, vender no prejuízo.

Mas, não se preocupe. Nós vamos explicar nos próximos tópicos, os principais fatores que devem ser considerados na hora de precificar. 

1 – Entenda os custos da sua operação

É importante colocar na ponta do lápis todos os gastos da sua empresa, pois dessa forma você consegue ter mais clareza na hora de precificar os seus produtos. 

Os custos variáveis estão diretamente ligados à venda do seu produto, por exemplo, os marketplaces cobram taxa de comissão do marketplace e em alguns casos o frete. As porcentagens variam de canal de acordo com cada canal e categoria, por isso é fundamental conhecer as regras das plataformas.  

Os custos fixos não estão atrelados às vendas, sendo eles: aluguel do estoque, conta de luz, internet, etc. Ou seja, todos os meses você precisa pagar essas contas para manter a sua operação funcionando. 

2 – Calcule por Margem de Contribuição

Basicamente, é o cálculo que você faz para descobrir quanto de dinheiro sobra da venda do produto para cobrir os custos fixos da empresa. 

Fórmula da Margem de Contribuição: Preço da venda do produto – Custos variáveis.  

Por exemplo: Preço da venda do produto – Comissão do marketplace – Frete – Custo do produto = Margem de Contribuição.  

Para você chegar no resultado de quantas vendas é necessário para pagar os custos fixos e assim alcançar um ponto de equilíbrio na sua empresa, faça o cálculo: 

Custos fixos ÷ Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio. 

Há produtos que vendem muito, mas a margem de contribuição é menor. Enquanto isso existem outros que o volume de vendas é menor, porém com margens altas. 

A precificação vai partir da sua estratégia de venda, entenda que cada produto contribui de forma diferente para o crescimento da sua empresa. 

4 – Trabalhe estratégias nos marketplaces 

Se você quer evitar brigar por preço nos marketplaces, precisa aplicar algumas estratégias para se diferenciar da concorrência e agregar valor aos seus produtos. 

Uma técnica exclusiva criada pelo especialista Alex Moro da Escola Efeito Empreendedor, que é campeã em proporcionar grandes resultados aos seus alunos é o Anúncio Padrão FIFA. 

Quer saber como criar, na prática, um Anúncio Padrão FIFA? Confira esse vídeo.

Outro grande diferencial é a criação de kits de produtos. A combinação de várias peças em um único pacote é algo mais exclusivo e atrativo para os consumidores. Por exemplo: celular + capinha. 

Por último, trabalhe gatilhos mentais, por exemplo, preços que terminam com número 9 ou 7 causam a sensação no consumidor de que o produto é mais barato. A Apple é a grande prova de que isso realmente funciona na prática. 

Esse guest post foi escrito pela Efeito Empreendedor, a 1ª escola do Brasil especializada em vendas de produtos físicos nos marketplaces.