O e-commerce continua em crescimento e prova disso é o aumento de 3% do ticket médio de compra que o comércio online apresentou já no primeiro mês do ano.

Esse percentual é em relação ao mesmo período do ano passado, e o valor médio de compra alcançou R$ 429,00. O crescimento exponencial das vendas online dos últimos anos, aponta a prosperidade do e-commerce e mostra que os brasileiros estão cada vez mais dispostos a gastar no comércio online.

Os mais vendidos

A pesquisa foi feita pela Rakuten Digital Commerce, e mostra que o setor que mais apresenta valor gasto pelos consumidores é o de eletrodomésticos, chegando a ultrapassar os mil reais no ticket.

O segundo setor mais vendido é o de materiais de construção, seguido por artigos de papelaria e material escolar, este que teve um aumento de 11% também se comparado ao mesmo período do ano passado. Os artigos escolares representam alta em vendas devido a véspera de volta às aulas.

Mas quando o assunto é a maior variação de ticket médio, o registro com maior percentual ficou no segmento de joias e presentes, com aumento de 30%, seguido pelo setor de brinquedos e de moda.

Fazendo a diferença na hora da compra

A popularidade dos smartphones nos últimos anos foi uma grande aliada para o crescimento de vendas no e-commerce, já que atualmente 34% das compras efetivas são feitas por meio de dispositivos móveis (tablets e celulares). Conforme o E-commece Radar, isso comprova a relevância do comércio mobile, já que muitos não acessam internet por meio de desktops ou notebooks.

Outro fator que é tendência no varejo online é integrar as mídias sociais ao e-commerce, seja site ou aplicativos. As mídias sociais são responsáveis por aproximar o público das marcas, e sem dúvida, interligar a loja virtual é uma forma de aumentar a visibilidade. Isso também acompanha a mudança do comportamento do consumidor, que quer cada vez mais as plataformas integradas para facilitar um consumo mais dinâmico.

As regiões que mais compram virtualmente

Devido a concentração de pessoas e renda, a região Sudeste concentra o maior percentual das vendas online do país, representando mais de 60%. Os dados são da Webshoppers, e também destaca o Sul como a segunda região que mais consome pela internet, com 16%, seguido pelo Nordeste com 12,5%. As regiões Centro-Oeste e Norte ficam com percentuais menores.

Experiência personalizada

Esta parece ser a era da personalização, e com o e-commerce não poderia ser diferente.

A experiência passa a pesar muito na decisão da compra e na reputação da loja, e para dar ao cliente a melhor vivência na hora da compra, os varejistas estão interligando as experiências entre lojas físicas e virtuais. Isso por que alia a praticidade da compra online com a experiência sensorial da loja física. Isso é bastante reconhecido na área de moda e maquiagem, possibilitando que o cliente prove os produtos, mas compre online.

Outra questão importante é que esta relação estabelecida entre consumidor e marca vem também acompanhada de conteúdo de qualidade. O consumidor é dinâmico e gosta de receber atenção da marca que aprecia.

O futuro é agora

Aparecendo em diversas frentes de mercado, a tecnologia de inteligência artificial tem crescido também no e-commerce, onde lojas optam por colocar assistentes virtuais em suas plataformas.

De acordo com uma pesquisa da Gartner, empresa americana de consultoria, até 2020, 85% das interações entre lojas e consumidores será por meio de assistentes virtuais e mecanismos automáticos, como chatbots. A inteligência artificial amenta a agilidade dos processos e reduz custos de mão de obra.

Para continuar competitivo no mercado, é preciso se adaptar às evoluções para seguir atingindo bons resultados. As relações de consumo mudaram e é interessante criar conexões com os compradores da sua marca, levando em conta que há mais de um bilhão de pessoas nas redes sociais e mais de um milhão entrando na web, pela primeira vez, todos os dias. Todo o dia é uma oportunidade, criar pontes para que seja possível é fundamental para o crescimento do seu negócio.

E para ter total controle de sua operação, é fundamental integrar um ERP ao seu e-commerce. Assim você conseguirá gerir de forma prática e rápida, tarefas como emissão de notas fiscais, controle de estoque, geração de boletos e gestão de vendas.

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