As vendas online caíram nas graças do consumidor e dos empreendedores brasileiros. Hoje, o modelo de negócio é tão comum que parece estranho ouvir que uma marca não está online, não tem rede social ou então não vende pela internet.
Tanto é verdade que hoje o e-commerce nacional vive o seu melhor na história.
Segundo o levantamento da Nielsen|Ebit, o faturamento em 2022 atingiu a marca recorde de R$ 262 bilhões no comércio eletrônico.
Se comprar pela internet caiu nas graças do público, então abrir um negócio de vendas online também está em alta. Principalmente com a ajuda de soluções que facilitam a gestão do seu negócio online, como a Unbox.
Neste artigo, separamos algumas das dúvidas mais comuns de como as vendas online funcionam para quem está começando no e-commerce.
Vamos responder 7 perguntas para que você comece a vender com mais segurança, confiança e ciente dos principais desafios. Boa leitura!
O que você verá no artigo:
1- Vender online dá lucro?
A resposta teórica é que sim, seja qual for o setor econômico.
Mas na prática dependerá mais do seu esforço e da sua ideia de negócio do que da internet em si. Como qualquer empreendimento, existem vantagens e desafios.
O primeiro passo é descobrir a sua maneira de fechar negócio.
Existem diversas formas de começar a vender online. Por exemplo, vender pelas redes sociais, anunciar produtos em marketplaces, usar a técnica dropshipping e não ter estoque, ou através de uma plataforma de lojas virtuais.
Entendendo estes formatos, você terá uma noção de como aplicar o seu investimento e administrar os seus canais de vendas online sem grandes riscos.
Há espaço para quem deseja iniciar investindo pouco, com a revenda de produtos ou renda extra de artesanatos. E também para quem deseja colocar em prática uma ideia de negócio com produção própria, identidade e planejamento financeiro.
2- Consigo começar a vender pela internet de graça?
Com investimento zero, não. Mas é bastante acessível começar a sua jornada.
No universo do e-commerce, há uma série de soluções gratuitas para criação de sites, cadastro de produtos em marketplaces, além das redes sociais. Entretanto, esta é só uma etapa de como as vendas online funcionam.
Para o seu negócio ir para a frente, no mínimo você terá que investir em um estoque próprio, na produção dos produtos ou na contratação de fornecedores.
Com a ideia do que irá vender bem definida, começam os custos com a divulgação da marca, administração da empresa, anúncios e atendimento.
Mesmo empresas que já estão consolidadas no varejo local precisam investir para deslanchar no e-commerce. Há custos com manutenção de estoque, taxas de transação por venda e envios de mercadorias.
Certamente toda essa conta sairá mais barata do que abrir um comércio.
Entre as principais vantagens das vendas online estão o baixo investimento e a praticidade na gestão da empresa com as ferramentas certas.
3 – É necessário saber de tecnologia para vender online?
Não é necessário. Inclusive, é possível começar apenas com o celular.
Há todo um mercado de plataformas de e-commerce que tornaram acessível o uso da tecnologia para transações. O foco é justamente simplificar a vida do lojista.
Com as chamadas lojas virtuais, mesmo uma pessoa que nunca tenha estudado sobre desenvolvimento de sites pode colocar uma página de vendas no ar.
As soluções são diversas e tem evoluído cada vez mais para facilitar sua vida. Com menos de cinco já é possível colocar um site de vendas no ar, com meios de pagamento e integração com os Correios funcionando.
Sem contar o bom e velho atendimento personalizado.
Você pode começar vendendo pelo WhatsApp ou via redes sociais com Pix ou soluções de pagamento especializadas.
Com o sucesso do e-commerce no varejo nacional, atualmente a internet está se profissionalizando para uma experiência tranquila e segura online.
Vale a pena pesquisar soluções específicas para o seu modelo de negócio.
4 – Funciona para todos os produtos e serviços?
Sim, há espaço para todo mundo. O tempo e o engajamento do consumidor provaram para o varejo que é possível.
Esta é uma das dúvidas mais frequentes e diversos segmentos tinham receio a respeito das vendas online. O exemplo clássico é o setor da moda.
Se até algum tempo atrás as pessoas tinham medo de comprar roupas sem experimentar, atualmente a categoria de moda e acessórios está no topo de faturamento e é um dos mercados mais procurados online.
Não só o público, mas o ecossistema do e-commerce também evoluiu. As ferramentas de atendimento para dúvidas e reclamações estão acessíveis, assim como o uso de cartão de crédito e os meios de pagamentos online.
Até mercados de venda consultiva como o automotivo e o imobiliário estão online. Se no seu nicho os concorrentes estão com receio de vender online, esta é uma oportunidade para você ser criativo e se tornar pioneiro no negócio.
5 – Como lidar com a concorrência online?
Falando na concorrência, este aspecto realmente gera dúvidas no começo da jornada. Muitos lojistas se assustam, pois hoje basicamente tudo é vendido pela internet – e em muitos casos, a concorrência pelo menor preço é selvagem.
Para lidar com este cenário é importante pesquisar bem seus concorrentes e entender que estratégias de marketing são comuns no seu mercado.
Mais que adequar seu negócio, isso poderá ajudar na diferenciação dos seus produtos e a visualizar as possibilidades que eles não estão vendo.
O básico é contar com um atendimento ao cliente excepcional e criar uma relação forte entre marca, público e consumidores. Assim você não precisará entrar na “rinha de preços” e poderá fidelizar seus compradores.
Uma dica é estar sempre de olho no calendário do varejo. Ações promocionais, descontos e ações de venda com significado ajudam a estabelecer esse laço próprio com as pessoas.
6 – Como definir o preço dos produtos?
Se você pesquisou a concorrência, então já sabe quanto eles cobram.
No e-commerce, este ponto é ainda mais sensível. Segundo o estudo Consumer Survey 2023, compartilhado pelo portal E-commerce Brasil, para 93% dos consumidores o preço é decisório na hora da compra.
A velocidade de pesquisa e comparação é um dos aspectos da compra online. Portanto, para quem está começando, vale a pena buscar alternativas mais em conta ou caprichar na ação de vendas até conquistar o seu espaço.
Para a precificação, é importante considerar o custo de produção, o valor percebido pelo cliente, a concorrência e a margem de lucro desejada.
Esta margem geralmente é específica do seu nicho de mercado, mas, em média, o lucro deve flutuar entre 20% a 40% para viabilizar o negócio.
Planeje ações que vão elevar o seu ticket médio.
Por exemplo, descontos progressivos, frete grátis a partir de determinado valor, kits ou venda por atacado. Sobretudo se for atuar em mercados concorridos, como moda e acessórios, eletrônicos, livros, decoração, etc.
7 – Como envio as minhas vendas online?
Outra dúvida bastante comum é “fiz minha primeira venda, e agora?”.
E faz todo o sentido, afinal nada mais específico a respeito do e-commerce que o envio das mercadorias.
Aqui há duas formas de encarar o desafio.
Se você associou o seu negócio a alguma solução de e-commerce ou marketplace, é bem provável que a plataforma vá te mostrar como funciona.
A logística é um dos principais diferenciais de contar com uma parceria de lojas virtuais. As ferramentas contam com envios diferenciados e cálculos de frete automático para o cliente.
A outra forma é fazer o cálculo e envio manual.
Se você realiza todo o processo de cobrança e despacho do produto, é necessário que esteja ciente dos seguintes pontos:
- Tipos de envios e modalidades dos Correios e transportadoras;
- Peso e dimensões da embalagem dos seus produtos;
- Prazos de entrega conforme a distância do destinatário;
- Postagem dos produtos em agências dos Correios;
- Acompanhamento da entrega do produto.
Lembrando que no e-commerce é natural que o cliente arque com os custos de envio e frete. Ao menos que você trabalhe com valores e meios de entrega diferenciados, ou então, que possa absorver o custo de envio no valor do produto.
Você está pronto para faturar com vendas online?
O modelo de vendas online tem possibilitado que milhares de brasileiros vivam seu sonho de empreender. Mesmo que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre o processo, o brasileiro ama comprar pela internet.
Este tipo de negócio reduz custos de aluguel, estoque, com pessoal e de operação. Além de possibilitar que marcas alcancem mais pessoas e que elas possam interagir com consumidores de outras regiões e estados do Brasil.
Mais e mais pessoas estão abraçando o empreendedorismo, faturando e construindo suas histórias através das vendas online.
E você, ficou com alguma dúvida sobre o sucesso e essa forma de ganhar dinheiro?
Texto originalmente escrito pela equipe da Unbox, a plataforma de vendas online criada para o empreendedor brasileiro. Reduza taxas e custos com envios e comece a faturar com a Unbox.