Oferecer o boleto como meio de pagamento é uma opção utilizada pelos e-commerces para viabilizar a compra de quem não possui cartão de crédito, e uma das grandes vantagens do boleto registrado.

A Federação Brasileira de Bancos definiu, em julho de 2015, que não é mais permitido realizar compras sem que haja identificação. Dessa forma, boleto com registro torna-se a opção a ser considerada.

Você já ouviu desse método de pagamento? Neste post citaremos 5 motivos para começar a utilizar agora mesmo em seu e-commerce.

O que é e quais as vantagens do boleto registrado?

O boleto registrado, conforme o próprio nome explica, é uma forma de registrar toda informação sobre a compra junto ao banco. Dessa forma, as transações e operações podem ser mais controladas.

As tarifas de uso para o boleto registrado são mais altas, entretanto, ele proporciona mais segurança para os envolvidos, já que funciona como um documento oficial de compra e venda.

Além disso, é possível protestar o boleto. A empresa pode exigir o pagamento do produto ou serviço ofertado utilizando o boleto como prova. Lembrando que essa cobrança se dá apenas quando houver usufruto do produto ou serviço prestado.

A seguir, falaremos mais sobre as vantagens do boleto registrado, bem como razões para começar a utilizá-lo.

1. Seu cliente emitirá o boleto com responsabilidade

Os boletos emitidos devem conter o CPF ou CNPJ do vendedor e do comprador (sacado). Além disso, boletos com divergência de dados obrigam que o pagamento seja efetuado no banco emissor, mesmo antes da data de vencimento, evitando assim, boletos emitidos sem autorização.

2. Mais segurança na emissão e recebimento

Os bancos passam a ser responsáveis pela emissão e gerenciamento dos boletos do e-commerce, que precisa apenas definir as datas limite de pagamento. Ao fim dessa data, o cliente pode ter sua dívida protestada.

3. Possibilidade de negociação de taxas com o banco

Depois de um tempo trabalhando com boletos, é possível reunir dados sobre suas emissões e compensações de boletos e, assim, negociar melhores taxas junto ao banco. Com um bom histórico, o banco pode auxiliar no serviço de cobrança e diminuir a inadimplência, sendo essa mais uma das vantagens do boleto registrado.

4. Você poderá baixar um boleto se ele não for quitado

Existe uma taxa de permanência cobrada pelos bancos. Após o banco informar quais boletos ainda não foram pagos, é possível negociar o pagamento diretamente com o cliente. Nesse caso, o cliente pode pagar direto a você, que em seguida deve retornar ao banco solicitando a baixa.

O boleto não precisa necessariamente ter sido pago, o que acontece é uma garantia de aquele título não precisa ser protestado por algum motivo definido pela sua empresa. Comunicando que o banco não precisa mais preocupar-se. A diminuição das taxas bancárias é mais uma das vantagens do boleto registrado.

5. É possível cobrar de seus clientes por débito automático

Outra das vantagens do boleto registrado é poder cadastrá-lo em débito automático. O que também é ótimo para empresa quando falamos de fluxo de caixa, pois muitos clientes simplesmente se esquecem de pagar seus boletos.

Como implementar o boleto registrado?

Além das vantagens do boleto registrado, ele também é obrigatório desde 2017. Dessa forma, estar adequado a essa modalidade não é uma escolha. Embora sua implementação não seja complicada, contar com um sistema de ERP para gerenciar suas contas pode ser um facilitador.

O Bling! encurta burocracias eminentes ao nosso sistema financeiro com a emissão de boletos registrados por R$ 2,99.

 

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário