tributação da PME

O regime de tributação da PME adequado deve ser uma preocupação dos empresários quando pretendem iniciar um novo negócio. Pois a escolha equivocada ou inadequada pode fazer com que a empresa perca alguns benefícios ou pague uma quantidade de tributos inadequada nos primeiros períodos de operação. Esse fato pode vir até a inviabilizar o negócio. Quer seja por causa de gastos desnecessários com impostos, ou por multas aplicadas pelo governo brasileiro. E para que não haja erro na sua empresa na hora de escolher o tipo de tributo adequado. Fizemos o post de hoje com a finalidade de tirar algumas dúvidas e te orientar na decisão. Acompanhe e descubra!

Regimes existentes

Atualmente, são 3 os regimes de tributação da PME. São eles:

  • o Simples Nacional;
  • o Lucro Presumido;
  • e o Lucro Real,

 

e estão listados em ordem crescente de complexidade de procedimentos e controles.

O que deve ser considerado para a escolha?

Quando se vai efetuar a escolha de um regime de tributação, devem ser considerados fatores específicos de cada empresa, e a ajuda de um contador é essencial. Pois esse profissional poderá identificar as especificidades de cada entidade. Tais como tamanho, mercado de atuação, margens de lucro, planos para o futuro, dentre outras alternativas.

O mais importante é não pagar além do que é devido e sem burlar qualquer lei. Se há 3 opções, que seja buscada sempre a menos onerosa para a empresa. Nem todos os tipos de empresa podem escolher qualquer um dos 3 regimes de tributação. Mesmo considerando as restrições para a escolha. Pelo menos 2 escolhas se apresentam viáveis para a maioria das empresas.

Há diferenças com relação às obrigatoriedades de relatórios trimestrais, por exemplo, e algumas obrigações acessórias apenas são mandatórias para as empresas optantes pelo Lucro Real.

Como escolher o regime de tributação da PME correto?

Não há uma fórmula mágica para se escolher o regime mais adequado. Uma empresa que, por exemplo, tenha a opção de escolher entre Lucro Real e Lucro Presumido em determinado ano, pode ter prejuízos em suas demonstrações. Verificando a maior viabilidade do Lucro Real. Alternativamente, se em anos futuros ela vier a apresentar resultados positivos com margens mais elevadas. Passará a ver com melhores olhos o Lucro Presumido.

Nem com relação ao mercado em que se atua é possível definir um regime de tributação perfeito. O tamanho da empresa e suas margens de lucro são cruciais para a escolha. E a palavra do contador, após a análise e apresentação de planos por parte dos proprietários, é fundamental no processo de escolha.

É necessária uma reavaliação anual do regime de tributação

Ninguém está livre de problemas, como também não está impedido de crescer. Como a legislação brasileira permite uma alteração de regime tributário por ano. É crucial que haja uma avaliação anual dos tributos pagos e do que pode ocorrer no curto prazo para a empresa.

Isso direciona para a projeção das atividades operacionais e a definição de qual regime será o mais interessante para o próximo ano. Este é um dos procedimentos que se denomina planejamento tributário.

Quando se olha para este plano, não se deve apenas analisar um tributo em particular. Mas o conjunto de tudo o que se paga, pois isso afeta a estrutura financeira da empresa. A economia de um ou outro tributo pode acarretar o encarecimento de outro. Sempre é bom projetar o pagamento geral de tributos.

A escolha do regime de tributação da PME correto tem papel fundamental na saúde financeira . Ainda tem dúvidas ou questionamentos? Então visite o nosso site descubra mais sobre as funcionalidades do nosso sistema!