Aprenda a direcionar seu empreendimento para as tendências digitais e construa um e-commerce de sucesso.

O mercado se abriu para o universo online. Devido às evoluções tecnológicas, o consumidor encontrou mais facilidade em obter produtos de forma rápida através da internet.

Esta rede de conexões globais possui um papel fundamental no processo de criação de empresas no meio digital, permitindo a interação entre pessoas a baixo custo e à velocidade da luz. 

Assim, muitas organizações estão optando pelo e-commerce, modalidade de comércio que utiliza dispositivos e plataformas eletrônicas para efetuar transações comerciais e financeiras.

É importante destacar que o empreendedorismo na internet possui grande probabilidade de êxito no retorno, pois seu investimento é relativamente mais baixo se comparado à criação de uma empresa física, além de possibilitar que ocorram vendas para clientes de qualquer lugar do mundo a um clique de distância.

Ademais, o mercado do e-commerce está em alta e com crescimento exponencial, portanto, buscar o verdadeiro conhecimento e as melhores práticas em vendas online é primordial para que o negócio se sobressaia frente à concorrência.

Pensando nisso, elaboramos neste artigo uma lista com 5 referências bibliográficas voltadas para empreendedores de e-commerce que queiram traçar um plano estratégico preciso e consistente, a fim de triunfarem nos meios digitais e aumentarem seus lucros.

Boa leitura!

1. Crie Seu Mercado no Mundo Digital – Bruno de Oliveira

CEO e fundador do Blog EcommercenaPrática.com, Bruno de Oliveira é reconhecido como a autoridade mais influente no segmento de e-commerce do Brasil, e transformou toda a sua experiência em um guia indispensável para os empreendedores que almejam consolidar seus negócios no âmbito digital.

Seu livro “Crie Seu Mercado no Mundo Digital” ensina como impulsionar significativamente o crescimento de um e-commerce, a partir de estratégias consagradas que levaram inúmeros negócios online ao patamar de R$100 mil em vendas mensais.

Ao estudá-las, você aprenderá a aplicar as práticas dos maiores e-commerces do mercado, evitar os principais erros cometidos por quem começa um negócio online, compreender os 5 princípios para a construção de qualquer tipo de comércio eletrônico e eliminar a alta concorrência do setor.

Simples e objetiva, essa leitura oferece o caminho para quem busca entrar no ramo de e-commerce e gerir seu próprio negócio, de forma sólida, sustentável e crescente na internet

Capa do livro "Crie Seu Mercado no Mundo Digital"
Crie seu Mercado no Mundo Digital

2. A Loja de Tudo – Brad Stone

Referência em e-commerce, a Amazon é uma gigante americana que inspira os mais diversos profissionais envolvidos com negócios digitais ao redor do mundo, isso porque sua cultura organizacional e práticas de gestão levaram-a ao patamar de US$ 1 trilhão em valor de mercado.

Tendo em vista esses fatores, a nossa segunda recomendação é o best-seller do New York Times e do Wall Street Journal, “A Loja de Tudo”, o qual foi traduzido para mais de 35 idiomas e narra a biografia reveladora e definitiva da icônica Amazon e de seu visionário criador, Jeff Bezos.

Neste livro, o célebre jornalista americano e editor de Tecnologia Global na Bloomberg News, Brad Stone, mostra como ocorreu o surgimento da Amazon nos princípios da internet, percorrendo as diversas fases da empresa, sempre norteada por um só ideal: conquistar o poder das redes.

De forma atraente e concisa, o autor discorre sobre os valores e a visão de Bezos que se misturam ao DNA da companhia, tornando a leitura um divisor de águas na trajetória de empreendedores que possuem um e-commerce e sonham transformá-lo em um grande sucesso.

Capa do livro "A Loja de Tudo"
A Loja de Tudo

3. Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito! – Anderson Höfelmann

Para o seu e-commerce ter êxito no mercado, é de suma importância analisar os resultados e entender o ponto de vista do seu público alvo, pois é ele quem dá todas as respostas e orienta as soluções viáveis do seu negócio. Esta é a premissa do livro “Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito!”.

De autoria de Anderson Höfelmann, desenvolvedor de sites e lojas virtuais que acumula anos de experiência com o comércio eletrônico, a obra disserta sobre a necessidade da autoavaliação para entender a visão do cliente e explica as técnicas de SEO a fim de melhorar o posicionamento nos sites de busca.

Paralelo a isso, o autor ensina como criar estratégias persuasivas de vendas que facilitem a decisão de compra do consumidor, como vencer os desafios do comércio virtual e reiniciar o ciclo quando o e-commerce já se estagnou no mercado.

Portanto, indicamos essa leitura a todos os empreendedores de e-commerce iniciantes que queiram reparar os erros da sua gestão e aumentar consideravelmente as suas vendas, sempre focado na fidelização e satisfação dos clientes.

Capa do livro "Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito"
Vender na Internet

4. Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk

É extremamente importante que os empreendedores de e-commerce compreendam a relevância de aproveitar as plataformas de mídia social e sua base de usuários para envolver pessoas e convertê-las em clientes, explorando estratégias de marketing digital que são primordiais na criação de uma marca pessoal.

Este é o ponto central do best-seller internacional “Vai Fundo!”, em que Gary Vaynerchuk extrai de suas conquistas frente à criação de uma das primeiras lojas virtuais do mundo, o Wine Library TV, diversas lições sobre como rentabilizar o seu negócio na internet utilizando ferramentas digitais.

O autor, que é um dos especialistas em marketing digital mais conhecidos da atualidade e fundador da famosa agência digital, VaynerMedia, dá dicas detalhadas e uma série de orientações práticas para gerar conteúdo diferenciado, garimpar leads para o seu negócio e fidelizá-los.

Apesar do livro ter sido escrito há mais de uma década, seus princípios ainda são verdadeiros com todas as plataformas digitais existentes, e vão te orientar a transformar sua paixão em sua carreira na internet, onde tudo se expande e se monetiza.

Capa do livro "Vai Fundo!"
Vai Fundo!

5. Negócios Digitais – Alan Pakes

Se você é um empreendedor que deseja usufruir do real poder da internet para montar um negócio online, mas não sabe por onde começar, deve conhecer e estudar mais a fundo o livro brasileiro “Negócios Digitais”, o qual revela todos os segredos do empreendedorismo digital.

Escrito por Alan Pakes, Engenheiro de Computação e fundador do Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital, o CONAED, este verdadeiro manual reúne os 17 maiores empreendedores digitais do país para estruturar o passo a passo da construção de um negócio online promissor.

O autor e todos os coautores direcionam seus ensinamentos para os empreendedores iniciantes, focando no desenvolvimento do mindset empreendedor, na escolha de um nicho lucrativo, execução de estratégias de marketing digital, liderança, vendas e relacionamento com o cliente.

Por fim, cumpre salientar que a obra incentiva não apenas o sucesso financeiro, mas também a responsabilidade social e a felicidade de todos que queiram se aventurar no e-commerce e descobrir novas oportunidades na rede.

Capa do livro "Negócios Digitais"
Negócios Digitais

E-commerce: uma tendência para o empreendedor!

Considerando o elevado crescimento do mercado de e-commerce no Brasil e no mundo, percebe-se que este segmento é uma tendência para quem deseja ter sucesso ao empreender.

Segundo pesquisa realizada pela Neotrust, as vendas de e-commerce no país tiveram alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021, comparado ao mesmo período de 2020.

Esse dado prova que o momento de se investir no comércio virtual é agora, assim sendo, tenha cada livro mencionado neste artigo como um guia para a sua qualificação, e o sucesso do seu empreendimento digital será inevitável!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!