Você sabia que é possível realizar a importação das notas emitidas para o CNPJ da sua empresa? Assim você consegue visualizar se as notas foram emitidas corretamente, se houve alguma irregularidade e também importar as notas corretas para dar a entrada no estoque!

Agora também é possível realizar a importação dessas notas e a manifestação para fornecedores verificados de forma automática, agilizando o processo de controle de notas de entrada!

Como localizar as notas emitidas para o meu CNPJ?

Acesse Suprimentos > Notas de entrada e clique na aba Notas recebidas.

Ao clicar, será possível ativar a busca automática de notas recebidas, caso desejado. Se você preferir manter o processo manual, pode fechar clicando no X no canto direito.

Para ativar, clique no botão “Ativar busca automática”, selecione as filiais desejadas e confirme.

Sistema de gestão Bling | Notas Fiscais de Entrada

O sistema então faz a busca das notas emitidas para o CNPJ da empresa na Secretaria da Fazenda nos últimos 3 meses, conforme definido pela SEFAZ. Caso a automatização esteja ativa, as notas serão importadas para o sistema e ficarão aguardando a manifestação.

Após carregar a listagem de notas, é possível fazer as manifestações conforme disponibilizadas pela SEFAZ, podendo ser feitas individualmente ou em massa.

Para manifestar individualmente, selecione a situação e clique em Manifestar ao lado da nota.

Para manifestar em massa, marque a caixinha ao lado da nota e então selecione uma das situações para aplicar para todas as notas.

Sistema de gestão Bling | Notas Fiscais de Entrada

Para consultar o manual completo, acesse aqui.

Quais são as situações que eu posso manifestar e qual a diferença entre elas?

  1. Estou ciente desta nota fiscal – indica que há conhecimento da nota, mas ainda não há elementos suficientes para apresentar manifestação conclusiva de operação.
    Após comprovar ciência:
    – Você poderá visualizar alguns detalhes da nota, como: itens, valores de impostos, totais, etc.
    – É possível alterar a situação, confirmando ou não a operação.
  2. Confirmo a Operação – quando a operação ocorrer conforme informado na nota (após confirmar, não é possível cancelar a nota. Qualquer divergência deve ser corrigida a partir da Carta de Correção.)
    Após manifestar esta situação:
    – A nota é automaticamente importada para a aba de ‘Notas de compra’.
    – Ela ficará listada também na aba de ‘Notas Recebidas’ e poderá ser consultada pelo botão de edição ().
  3. Operação não realizada – quando a operação não tiver sido concretizada, por exemplo: houve devolução sem entrada física da mercadoria na empresa, recusa do recebimento, sinistro da carga, entre outros.
  4. Desconheço essa nota fiscal – quando houver uso indevido da Inscrição Estadual por parte do emitente da NF-e.
  5. Ignorar nota – Caso não tenha interesse em manifestar ou importar uma nota, e não deseja manter essa nota junto às pendentes, coloque esta situação e clique em ‘Salvar’.

Como automatizar a manifestação das notas emitidas por fornecedores verificados?

Ao realizar a manifestação de uma ou mais notas de um fornecedor, irá aparecer uma opção na tela para que a ciência da operação seja manifestada automaticamente para aquele fornecedor a partir de então.

Sistema de gestão Bling | Notas Fiscais de Entrada

Caso essa opção seja ativada, a manifestação automática irá ocorrer a partir da próxima busca de notas, ou seja, as notas já reconhecidas pelo sistema não serão alteradas.

Ao ativar essa função, será inserida a informação “Fornecedor Verificado” no campo Tipo de contato no cadastro do fornecedor em Cadastros > Clientes e fornecedores.

E por que é importante realizar a manifestação da nota fiscal?

Através da manifestação do destinatário da NFe, você assegura e resguarda os seus direitos em operações concluídas, não concluídas ou desconhecidas. Além disso, notas confirmadas não podem ser canceladas em hipótese alguma.

Assim, você evita que tenha notas irregulares ou incorretas emitidas para o seu CNPJ que possam gerar eventuais cobranças indevidas.

Também, assim se automatiza o processo de importação do XML, através da integração com o Bling, permitindo maior organização do negócio e agilidade nos processos diários.