O modelo de venda O2O, online to offline (do online para o offline, em uma tradução para o português), é um modo de fazer a integração entre os negócios de uma loja física com a estratégia de vendas do digital.

Grandes marketplaces têm investido nesse segmento para alavancar as vendas, principalmente em um contexto em que o consumidor tem cada vez mais urgência e está mais exigente.

É o caso da Americanas, responsável por shoppings virtuais como Lojas Americanas e Submarino. Com a Americanas O2O, a ideia é encurtar ainda mais a linha entre mercado físico e digital.

Quer saber como esse modelo pode ajudar o pequeno e médio empreendedor e conhecer mais detalhes do Americanas O2O? Continue lendo! 

Qual é a proposta do O2O da Americanas Marketplace?

A proposta do O2O da Americanas Marketplace é oferecer exatamente uma integração entre online e offline com o serviço Click&Collect.

O Click&Collect permite que lojistas se tornem um ponto de retirada de produtos que são vendidos nos sites do Americanas Marketplace. O objetivo é dar mais visibilidade para as marcas, possibilitando que os clientes circulem nessas lojas.

Segundo a Americanas, além de mais visibilidade para as lojas físicas dos parceiros, a medida pode aumentar a conversão nos pontos físicos, já que os clientes terão maior visão e poderão entrar em contato com a marca e os produtos dos lojistas.

A Americanas O2O é um serviço oferecido de forma gratuita para os parceiros do marketplace que tenham pelo menos uma loja física.

Como o O2O pode ajudar o pequeno e médio empreendedor?

Para o pequeno e médio empreendedor, um serviço como a Americanas O2O pode trazer muitas vantagens. Veja algumas delas:

Diversificar canais

Por que vender apenas em um canal se você pode estar em dois? A Americanas O2O permite que quem trabalha apenas no digital consiga expandir o negócio para o mercado físico.

E com o grande benefício de não precisar arcar com os gastos de uma loja física própria. Com a possibilidade de entregar um produto em um ponto de venda parceiro do marketplace, seu negócio pode se tornar realmente multicanal.

Agilizar entregas

Logística é uma dificuldade enfrentada por pequenos e médios empresários, principalmente para os que estão iniciando as atividades.

Um modelo como a Americanas O2O torna esse desafio menos trabalhoso – e, principalmente, menos custoso.

Agora, o próprio cliente tem a possibilidade de retirar o produto comprado em uma loja parceira do marketplace. Para o consumidor, isso reduz o tempo de espera pela compra. Para o empreendedor, diminui os gastos da operação.

Mas é preciso ficar atento para não cometer erros ao investir nesse novo formato. Alguns dos principais descuidos são:

  1. Oferecer uma experiência ruim para o cliente
  2. Esquecer de reforçar a presença digital
  3. Focar apenas no segmento de lojas físicas

Na prática, como é o O2O? Conheça as soluções disponíveis!

E na prática, para o empreendedor, como funciona a Americanas O2O? São duas soluções disponíveis para os parceiros do marketplace.

  1. Entrega na vizinhança

Nessa modalidade, o cliente pode digitar o CEP e descobrir quais lojas na região entregam pedidos para ele no mesmo dia. A distância é o que vai determinar a forma como essa entrega é feita.

  • Até 7km: com entregador Americanas

Se o cliente mora a uma distância de até 7km do seu negócio, a própria Americanas faz a entrega na casa do cliente.

  • Até 5km: com entregador próprio

Se a distância for menor, o empreendedor pode se comprometer a entregar os produtos, seja usando um prestador de serviço ou indo pessoalmente até a casa do cliente.

Quem determina o limite é o empreendedor, dentro de um raio mínimo de 200 metros e máximo de 5km.

  1. Cliente retira na loja

O cliente também pode retirar o pedido na loja. Nessa modalidade é só aguardar o pedido, separar e entregar para o cliente em um estabelecimento próprio ou parceiro.

O prazo para retirada varia de poucas horas depois da compra até 5 dias corridos.

Vantagens para os parceiros e consumidores do O2O da Americanas

A Americanas O2O oferece vantagens tanto para os empreendedores parceiros quanto para os consumidores. Confira os principais:

Vantagens para o lojistaVantagens para o consumidor
• Aumenta tráfego na loja e vendas • Diversifica portfólio de produtos • Sem custo adicional • Fácil de operar • Atende clientes de sua região Entrega na vizinhança:• Atende necessidades urgentes • Atende necessidade de uso • Entrega de conveniência • Presta um serviço Prime • Cliente aceita maior custo de frete 
Cliente retira:• Atende necessidades urgentes  • Atende necessidade de uso • Retirada pode ser feita em horários mais alternativos • Presta um serviço pessoal • Custo acessível de entrega

Como a integração ERP + Americanas O2O pode melhorar o seu negócio!

Para quem quer vender em um marketplace como a Americanas é fundamental contar com o apoio de um ERP. Um sistema de gestão facilita o cadastro de produtos, o controle de estoque, além de tornar a atividade mais segura.

Para proporcionar a melhor experiência possível, o Bling tem integração direta com a Americanas em fase de testes. Para testar a integração, basta fazer a solicitação por meio de um ticket.

Com a integração o empreendedor consegue ter acesso a serviços como:

  • Importação de pedidos: com o ERP integrado ao marketplace, é possível importar seus pedidos de venda de forma facilitada e rápida;
  • Exportação de produtos: exporte seus produtos de maneira simples e prática, com dados precisos, atualizações automáticas e com controle total sobre o processo;
  • Sincronização de estoque em múltiplos depósitos: o estoque é sincronizado e atualizado automaticamente, com a possibilidade de separar o estoque da loja física da loja virtual, ou mesmo gerenciar os estoques de várias filiais simultaneamente. Assim, é possível ter o controle do seu negócio em tempo real;
  • Acompanhamento da situação dos pedidos: com a integração é possível acompanhar a situação dos seus pedidos O2O, desde sua criação à entrega. Você é notificado quando um pedido O2O for importado automaticamente, para que fique preparado para receber o comprador em sua loja ou para despachar os produtos com o motoboy;
  • Confirmação de retirada: nos pedidos O2O tanto o comprador quanto o motoboy recebem uma senha para liberar a retirada da encomenda. A confirmação de retirada poderá ser realizada dentro do Bling. Isso garante que o pedido seja liberado com segurança.

Agora que você já conhece a Americanas O2O, que tal experimentar o Bling de graça agora mesmo!