Você gosta de moda, entende sobre vendas no varejo e quer abrir um negócio no mercado de vestuário, mas não sabe qual é o código CNAE para loja de roupas? Neste artigo, respondemos essa dúvida e ainda mostramos como funciona o processo de formalização.

Para começar, vamos explicar a sigla CNAE. Essas letrinhas significam a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. A tabela de códigos e denominações é padrão nacional, servindo de referência para enquadramento e registro nas instituições tributárias do país.

Quando um empreendedor formaliza seu negócio, um dos passos para fazer o registro empresarial junto aos órgãos do governo é informar o CNAE da ocupação que vai exercer no mercado.

A formalização é um processo simples, especialmente para os empreendedores que começam a jornada como microempreendedor individual (MEI), aumentando as oportunidades de negócios e o potencial de ganhos. 

Aliás, só para você ter uma ideia, segundo a pesquisa ‘Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais’, realizada pelo IBGE, em 2023, o setor de comércio varejista de vestuário e acessórios é o segundo na lista das atividades mais desempenhadas no país com 939,6 mil MEIs registrados.

O cadastro do seu negócio pode abrir portas para firmar parcerias com fornecedores confiáveis do setor de vestuário, além de possibilitar acordos financeiros mais vantajosos.

Se o seu objetivo é dar os primeiros passos de forma organizada para ter uma imagem sólida no mercado, continue no artigo e saiba qual o CNAE para vendas de roupas online e os passos para abrir uma empresa.

Boa leitura!

Qual o CNAE de lojas de roupas e acessórios?

O código CNAE de loja de roupas é o 4781-4/00, que corresponde à classe de ‘Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios’. Então, para formalizar uma loja, essa deve ser a sua atividade principal. Lembrando que uma empresa MEI pode ter até 15 atividades secundárias registradas.

No Portal do Empreendedor, você pode conferir a lista completa de Ocupações Permitidas para os microempreendedores individuais com os respectivos CNAEs. 

Importante: o código acima é para empresas do varejo, ou seja, que vendem direto para o consumidor final. 

O CNAE de venda de roupas atacadistas para empresas que comercializam produtos para revendedores, é o 4642-7/01. O código se refere ao ‘Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança’.

Leia também >>> Abrir MEI em 2024: quanto custa e como fazer? Guia completo.

O que é permitido comercializar com o CNAE para venda de roupas?

O CNAE de loja de roupas permite comercializar no varejo artigos novos de qualquer material, como: vestidos, blusas, calças, roupas íntimas, uniformes escolares, entre outros.

Além disso, você pode vender acessórios e complementos do vestuário de vários tipos, por exemplo, gravatas, cintos, lenços, meias, sombrinhas e guarda-chuvas, chapéus, luvas e similares.

Ou seja, dá para montar um catálogo de produtos bastante variado e abrir uma loja de roupas física ou virtual bem competitiva com este CNAE. 

Itens não permitidos

Porém, fique atento ao que não é permitido vender com o CNAE de loja de roupas. Os artigos barrados são:

  • roupas para segurança pessoal;
  • roupas e artigos do vestuário usados;
  • calçados;
  • itens de viagem (malas, bolsas, valises, etc.);
  • perucas;
  • peças esportivas.

Leia mais: TOP 50 nomes para lojas de roupa + como escolher.

Como abrir uma loja de roupas formal?

Agora que você conhece o CNAE para lojas de roupas, vamos detalhar o passo a passo para abrir uma empresa MEI e trabalhar formalizado no mercado de vestuário. Confira!

1. Entenda os requisitos e documentos para ser MEI

Os requisitos para ser microempreendedor individual (MEI) são: 

  • não ser sócio ou titular em outra empresa;
  • respeitar o limite de faturamento anual de R$ 81 mil;
  • exercer uma atividade permitida para MEI.

O CNAE de loja de roupas pode ser utilizado por microempreendedores, assim como por Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). 

>>> Confira as tabelas A e B com as ocupações permitidas no Anexo XI da Resolução CGSN nº 140, oficializada em maio de 2018.

Os documentos que você deve ter em mãos são:

  • RG;
  • Dados de contato (telefone e e-mail);
  • Endereço residencial completo;
  • Informações sobre sua loja: tipo de atividade econômica realizada, forma de atuação e local onde o negócio irá funcionar;
  • Conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro.

2. Faça o cadastro da conta Gov.br

O cadastro no sistema Gov.br facilita o acesso dos cidadãos brasileiros a diversos serviços públicos, inclusive ao sistema de cadastro de empresas.

Para criar sua conta e evitar cair em golpes, lembre-se que o site oficial do governo para abrir o MEI é o Portal do Empreendedor. Na página principal, clique em ‘Quero ser MEI’ e depois em ‘Formalize-se’. Na próxima tela, aparecem as opções de cadastro Gov.br.

3. Preencha os dados do formulário de inscrição

Após criar sua conta Gov.br, você continua o passo a passo no Portal do Empreendedor, completando os campos do formulário de inscrição de MEI para concluir a abertura da sua loja de roupas.

Nesta etapa, você precisará informar o título de eleitor e o número do seu telefone celular para receber um código de autenticação via SMS.

4. Defina o nome fantasia, atividades e endereço

Os próximos dados que você deve informar para abrir sua loja de roupas são: 

  • o nome fantasia (o nome comercial da sua loja);
  • as atividades exercidas (informe o CNAE de loja de roupas como atividade principal e as atividades secundárias, se houver);
  • endereço onde sua empresa vai funcionar (é permitido colocar o endereço residencial como referência comercial).

5. Emita o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI)

Para concluir a formalização da sua loja de roupas, leia as declarações e marque a caixa de seleção, concordando com os termos obrigatórios para ser MEI.

Após concluir a etapa anterior, o sistema vai emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). O documento comprova a inscrição no MEI e traz o CNPJ e o número do registro na Junta Comercial.

Organize a gestão da sua loja

Agora que você conhece o CNAE de loja de roupas e sabe como abrir o MEI para formalizar o seu negócio, é fundamental organizar todas as tarefas que você deve cumprir tanto em relação às vendas quanto as demandas da empresa.

Para isso, você pode contar com o Bling, um sistema preparado para ajudar desde os primeiros dias do seu negócio. O sistema facilita o controle de estoque, a emissão de notas fiscais, além de integrar os marketplaces nos quais você vende na plataforma.

Assim, você evita tarefas repetitivas e erros que possam comprometer seus resultados. Comece com o pé direito, testando gratuitamente por 30 dias um dos planos disponíveis e descomplique a gestão do seu negócio!