Aprender como abrir uma distribuidora de bebidas pode ser uma boa oportunidade para dar início ao sonho de empreender.

Afinal, o mercado de bebidas possui uma grande demanda. Segundo um relatório de 2021 da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país em valor de produção. Além disso, o faturamento desse setor corresponde a 10,6% do PIB total brasileiro.

Entretanto, mesmo com todo esse tamanho, o mercado possui seus próprios desafios, como a concorrência e as regras de venda de bebidas alcoólicas. 

Para te ajudar a ter sucesso, escrevemos este conteúdo de como abrir uma distribuidora de bebidas. 

O que precisa para abrir uma distribuidora de bebidas?

Para abrir uma distribuidora de bebidas você precisa ter um  CNPJ, registro na junta comercial de sua cidade, registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado, inscrição junto a Prefeitura Municipal para obter o alvará de localização e de funcionamento com o Corpo de Bombeiros.

Além dos documentos para abrir distribuidora de bebidas, também é necessário observar algumas exigências legais específicas para o comércio e distribuição de bebidas, como:

  • a Lei nº. 9.294, de 15 de julho de 1996, que dispõe sobre restrições em propaganda de produtos que causam danos à saúde do consumidor, entre eles as bebidas alcoólicas;
  • e a Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, que aborda a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos;

A consulta a um contador facilita a realização e preparação destes processos, assim como a parte fiscal e contábil.

Leia também: Cupom fiscal: tudo sobre o que é, como e quando usar!

Como abrir uma distribuidora de bebidas

Para abrir uma distribuidora de bebidas, é preciso:

  • fazer o planejamento financeiro;
  • escolher a localização;
  • fazer a análise dos concorrentes;
  • definir mix de produtos;
  • organizar os documentos e autorizações necessárias;
  • alinhar  processos fiscais e contábeis;
  • adotar um sistema de gestão de estoque, vendas e emissão de NF-e.

1. Faça o planejamento financeiro 

O primeiro passo para abertura de qualquer empresa é fazer o planejamento financeiro

É a partir dele que você saberá se sua empresa possui viabilidade de capital para dar os próximos passos.

Um bom planejamento financeiro é aquele que considera:

  • o valor do investimento inicial;
  • o montante necessário para capital de giro;
  • custo das benfeitorias necessárias no ponto de venda;
  • gastos com móveis, freezers e itens necessários para o funcionamento;
  • despesas fixas e variáveis. 

Faça uma lista com tudo aquilo que você precisará gastar para colocar a sua empresa funcionando. 

E use essas informações para saber se você tem o suficiente para tirar a sua ideia do papel, ou se será necessário buscar alternativas, como convidar um sócio, por exemplo.

Quanto custa abrir uma distribuidora de bebidas?

O custo de abrir uma distribuidora de bebidas varia de acordo com fatores como o local, o tamanho da empresa, o tipo de bebidas que serão distribuídas, a infraestrutura necessária, os custos de licenciamento e regulamentação, e outros custos iniciais e operacionais.

Lembre-se sempre de que é importante não utilizar todo ocapital disponível. Reserve um valor para emergências e surpresas que possam acontecer.

2. Escolha a localização com atenção

A escolha da localização é muito importante, não apenas pelo trânsito de pessoas, mas também pelo tamanho da loja escolhida.

Além disso, busque alinhar o tipo de bebida a ser vendida e o lugar em que você cogita abrir o negócio.

Se forem  bebidas mais sofisticadas e com alto ticket médio, prefira iniciar sua empresa em lugares frequentados pelo público desse tipo de produto. Considere bairros, ruas e regiões.

Há também a opção de economizar na escolha da localização e focar apenas na venda por delivery, usando aplicativos como Zé Delivery e Ifood.

3. Faça uma análise de seus concorrentes

Após escolher a sua localização, é hora de conhecer quem são os seus concorrentes. 

Compare como são suas lojas, como eles trabalham e como estão os preços trabalhados por eles.

Nessa etapa, você pode identificar uma oportunidade ainda não trabalhada pelos mercado e criar um diferencial.

4. Defina o mix de produtos

Definir  o seu mix de produtos é muito importante para você saber quais serão as mercadorias que não poderão faltar, aquelas que serão os “carros chefes” das vendas e outras que podem ajudar a melhorar o ticket médio. 

Escolha o seu mix de produtos considerando a localização de sua empresa, seus concorrentes e a demanda que você pode encontrar.

Na lista de mercadorias que você pode vender, estão: 

  • Bebidas Alcoólicas, como cerveja comum e especiais, vinho, uísque, rum, vodca, gin, tequila, licores e outros produtos relacionados;
  • Bebidas Não Alcoólicas, como refrigerantes, sucos, água mineral, energéticos, chás, cafés, água de coco, entre outros.

Além disso, lembre-se de incluir em sua loja, acessórios de bar, entre eles:

  • copos;
  • taças;
  • abridores de garrafas;
  • baldes de gelo;
  • gelo;
  • canudos e mais.

5. Organize os documentos e autorizações necessárias

Como falamos acima, você precisará ter em mãos toda a documentação necessária para abrir uma distribuidora de bebidas, incluindo:

  • CNPJ;
  • licença de distribuição de bebidas alcoólicas
  • alvará de funcionamento e mais. 

5. Alinhe  processos fiscais e contábeis

Outro ponto burocrático será a parte fiscal e contábil de sua empresa. Para isso, como dissemos, é importante que você consulte um contador e observe quais serão as suas obrigações fiscais e contábeis com sua empresa.

Lembrando, que será necessário emitir cupons e notas fiscais, que fazem parte do direito do consumidor.

Lembre também que, como toda empresa, você tem que pagar impostos e fazer declarações mensais e anuais. 

6. Adote um sistema de gestão de estoque, vendas e emissão de NF-e

Com a loja em funcionamento, é essencial um acompanhamento das vendas e outros indicadores, como:

  • margem de lucro;
  • fluxo de caixa;
  • pagamentos e recebimentos;
  • giro de estoque e mais. 

Tudo isso, incluindo a gestão fiscal, podem ser otimizados com a ajuda de um software de gestão como o Bling!.

O sistema integra e centraliza informações de venda, pagamentos, estoque, fluxo de caixa, faz a emissão de notas e cupons fiscais e mais. Tudo isso em uma única ferramenta! 

Com configurações simples é possível automatizar uma série de processos em sua distribuidora, reduzindo o tempo que você gasta com a parte burocrática do negócio e ampliando o volume de informação às quais você tem acesso para tomar boas decisões. 

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