O avanço tecnológico está mudando a forma como nos relacionamos com muitas coisas — como nos alimentamos, como nos transportamos e até como assistimos a um filme. Com as nossas finanças não é diferente. 

Os bancos digitais surgiram como uma opção mais vantajosa e moderna para qualquer pessoa nos últimos anos. Mas e para quem precisa cuidar das finanças da empresa, quais são as principais diferenças e benefícios que essa modalidade apresenta? Mais especificamente, e para um microempreendedor individual?

Se você quer saber como abrir uma conta digital MEI continue lendo este artigo. Nós ainda contamos como encontrar a conta ideal para o seu negócio e os diferenciais da BlingConta!

O que é uma conta digital para MEI?

A conta digital para MEI é uma conta que tem todos os processos de funcionamento online e é destinada aos microempreendedores individuais. Essa modalidade de conta é oferecida pelas chamadas Fintechs, companhias que unem finanças e tecnologia com o objetivo de otimizar serviços do sistema financeiro.

As principais características dessas empresas, de maneira geral, é a redução da burocracia e oferta de serviços mais econômico. Isso é possível, principalmente, porque as Fintechs funcionam de uma maneira diferente dos bancos “tradicionais”. O principal diferencial é que não há agências físicas, cortando uma grande parte de custos com funcionamento no dia a dia.

Além disso, especificamente para conta digital MEI, a integração com outras funcionalidades, como um sistema de gestão, é uma possibilidade interessante.

Quais são as vantagens de abrir conta MEI digital?

As maiores vantagens para quem precisa abrir uma conta digital MEI estão na economia e na praticidade que ela proporciona. É sempre bom lembrar que a modalidade MEI tem um limite de faturamento de R$ 81 mil por ano. Ou seja, toda economia faz uma diferença grande no bolso do microempreendedor.

No quesito praticidade, poder contar com uma modalidade de conta que consegue ser incorporada a um ERP, centralizando todas as operações em um só lugar, é um enorme diferencial.

Mais economia

Como falamos, por funcionar em um ambiente 100% online, as Fintechs conseguem oferecer oportunidades mais vantajosas para quem é empreendedor. As contas digitais para MEI não têm taxa de abertura, o que já gera uma redução grande nos gastos mensais.

Serviços adicionais como transferências e cartões de crédito, por exemplo, também costumam contar com valores diferenciados para esse tipo de público.

Mais praticidade

Outra vantagem de uma conta digital MEI é a funcionalidade. Com as operações financeiras sendo realizadas pelo computador ou até mesmo pelo celular, a rotina se torna menos complicada e irritante.

Resolvendo todas as questões online, não há necessidade de ir até uma agência bancária para nenhum tipo de serviço. Menos idas a uma agência bancária significa menos tempo perdido em filas.

Mais organização

Quando falamos em microempreendedores individuais, é comum contar com uma equipe enxuta — ou a equipe se resumir a apenas uma pessoa. Nesses casos, é comum misturar as finanças pessoas e as finanças empresariais e correr o risco de perder o controle da situação da sua empresa.

Com uma conta digital MEI, essa ação — que não é recomendada, diga-se de passagem — pode deixar de existir. É muito melhor para a saúde de um negócio, mesmo que ele seja pequeno e ainda esteja nos primeiros momentos, profissionalizar a operação e separar o que é pessoal e o que é da empresa.

Qual a melhor conta digital para MEI?

Decidir qual é a melhor conta MEI digital é um exercício que pode exigir paciência. É fundamental analisar ponto a ponto o que cada banco pode oferecer, quais taxas estão sendo trabalhadas e vantagens que a instituição pode trazer para o seu negócio.

Para ajudar nessa escolha, separamos alguns pontos que não podem passar despercebidos na sua análise:

1- Taxas da conta

A maioria dos bancos oferece taxa zero na abertura das contas digitais para MEI. A manutenção do serviço muitas vezes também é gratuita ou está atrelada a alguma outra funcionalidade oferecida pela instituição.

2- Transferências bancárias

As transferências também são um ponto importante na hora de pesquisar a melhor conta digital para o seu negócio. Analise se existe limite por mês, o que acontece caso esse limite seja excedido e qual a política para transferências em contas de bancos diferentes.

3- Pagamento e geração de boletos

Uma da grandes vantagens dos bancos digitais também está disponível para quem quer abrir uma conta digital na modalidade MEI. A geração de boletos para pagamento é uma excelente forma de cobrar fornecedores e manter o valor sempre atualizado.

O pagamento de boletos, um serviço já característico de bancos “antigos”, também deve estar disponível para facilitar o dia dia do empreendedor que quer centralizar todas as atividades.

Com a BlingConta, além de transferências com mais facilidade, possibilidade de gerar boletos e custo zero para abertura e manutenção, você conta com total segurança e integração com o sistema de gestão, facilitando ainda mais a administração do seu empreendimento.

Como abrir uma conta digital MEI?

Para quem já é cliente Bling, o caminho é fácil. Após seu login com senha na plataforma, na tela principal, você encontrará o módulo de ativação e movimentação da sua conta digital. Com essa opção, você pode realizar movimentações da conta da sua empresa sem precisar sair do Bling.

Caso ainda não seja cliente Bling, basta fazer um cadastro gratuito, informando apenas e-mail, CNPJ e Razão Social.