Vamos começar este artigo de um jeito diferente, fazendo uma pergunta a você: afinal, o que é Pix? Você sabe como ele funciona e como essa forma de pagamento pode ser usada para impulsionar os resultados do seu negócio? Se a sua resposta foi não ou se foi um sim com pouca segurança sobre o que está falando, este artigo é para você!

Afinal, só em 2022 o volume financeiro das transações por Pix alcançou R$10,9 trilhões. Você leu certo: são TRILHÕES de reais!

Logo, estamos falando de um modelo de pagamento que tem muito espaço no mercado e ganhou a adesão – e o coração – dos consumidores. 

Isso significa que pode ser uma grande oportunidade para você, dono de empresa, atrair compradores e melhorar a experiência deles.

Além, é claro, de ser uma forma de reduzir os gastos e gerar mais lucro. 

Curtiu? Então continue lendo nosso artigo porque vamos responder à pergunta com a qual abrimos este artigo, além de detalhar:

  • como funciona;
  • qual custo do Pix para as empresas e mais.

O que é Pix?

O Pix é um meio de pagamento digital e instantâneo, que permite a transferência de valores entre pessoas e entre pessoas e empresas. Para o consumidor as operações são gratuitas, já as empresas precisam conferir o custo cobrado pela instituição bancária com a qual tem relacionamento.

A conta digital Bling oferece transferências Pix gratuitas, reduzindo os gastos que a empresa tem com o recebimento do pagamento feito por clientes, afinal, métodos como cartão de crédito cobram taxas do lojista.

Além desses benefícios, o Pix é um meio de pagamento disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. É veloz, concluindo as transações em 10 segundos.

Entre os outros benefícios do modelo estão:

  • conveniência: afinal, oferece uma experiência focada no usuário;
  • segurança;
  • flexibilidade, permitindo a transferência, pagamentos de qualquer tipo e valor entre pessoas e empresas. 

Ele também não exige download de nenhum aplicativo ou programa específico, afinal, pode ser realizado por meio do aplicativo ou internet banking  das próprias instituições financeiras que aderirem ao recurso disponibilizarão os serviços em suas plataformas. 

Ou seja, você pode acessar seu banco pela internet e é bem provável que a opção Pix já esteja disponível por lá, assim como as mais tradicionais para realização de transferências de valores como TEDs e DOCs, além de boletos, pagamentos em dinheiro ou cartões. 

Essas operações continuam funcionando, porém elas não são instantâneas como o Pix, algumas levam alguns dias para cair na conta de destino e também podem custar caro para quem utiliza os meios.

Enquanto para utilizar o débito com dinheiro ou cheque pode demorar até 90 minutos, uma TED demorar até 90 minutos, uma DOC ou um boleto pode demorar até 2 dias úteis, o Pix oferece a agilidade que o consumidor do nosso tempo tanto preza. 

As vantagens são muitas, vale sempre se informar para realizar as operações de forma segura.

Qual é a proposta do Pix?

O grande diferencial do Pix é ser uma alternativa de pagamentos e transferências de forma muito mais rápida e barata. 

Para usuários pessoa física o custo do Pix é nulo, ou seja, a transação é gratuita. Já para pessoas jurídicas, o custo será menor do que os valores aplicados nas transações tradicionais como TEDs, DOCs, boletos e recebimento via cartões de crédito e débito. 

Em alguns casos, como vimos acima, até as empresas poderão aproveitar esse recurso gratuitamente.

A proposta é oferecer transações financeiras sem intermédio de terceiros: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para quem receberá o valor

Essas transações poderão ser feitas entre:

  • pessoas físicas;
  • pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • entre estabelecimentos;
  • impostos e taxas governamentais;

O que é importante saber é que para utilizar o Pix, ambas as partes devem ter uma conta de pagamento em qualquer banco ou fintech (no caso do Bling ERP, será possível utilizar a Bling Conta). Ou seja, não se faz necessário ter uma conta corrente em um banco.

Como funciona o Pix?

Para aderir e fazer pagamentos via Pix é necessário cadastrar, ao menos, uma chave transacional junto à sua instituição financeira de preferência. Para receber pagamentos não é obrigatório fazer a chave, afinal é possível receber a transferência em sua conta corrente tradicional sem a necessidade de cadastro de chaves.

É possível utilizar como chave Pix os seguintes dados: 

  • CPF 
  • CNPJ,
  • Número do celular,
  • E-mail
  • Chave aleatória gerada pela instituição financeira (opção para quem não queira utilizar seus dados pessoais no cadastro das chaves).

As pessoas físicas poderão ter até 5 chaves Pix por conta, já as pessoas jurídicas até 20 chaves. 

O que não é possível é adicionar uma mesma chave em mais de uma conta, a cada instituição as chaves cadastradas devem ser diferentes. 

Por exemplo, você não pode ter o CPF cadastrado em duas contas bancárias diferentes.

Entretanto, é possível cadastrar o CPF em uma conta e o seu telefone em outra, por exemplo. Ou ainda, cadastrar duas chaves na mesma instituição: por exemplo, o telefone e o CNPJ.

Como são feitas as transações com o Pix?

Para fazer uma transação de envio de pagamento por Pix basta acessar o sistema da instituição financeira na qual você tem uma conta corrente ou poupança, escolher a forma de pagamento Pix, informar uma das chaves compartilhadas por quem deve receber o dinheiro e digitar o valor que deve ser transferido. 

Em até 10 segundos a transação é concluída e o dinheiro sai da sua conta e chega à conta de quem deve receber o pagamento;

O Banco Central regulamentou que as transações com o Pix podem ser feitas das seguintes formas:

  1. Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento (nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta);
  2. Informando a chave Pix, onde o usuário adiciona a uma conta que já possui. Essa chave será cadastrada e pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ;
  3. Ou através de leitura de QR Codes. 

Pagamento por QR Code

O usuário que envia o valor deve ler o QR code através de um smartphone e cada tipo pode identificar uma operação diferente: 

  • QR Code Estático: Usado para múltiplas transações e permite que seja definido um valor para um produto ou um valor pelo pagador. Deverá ser mais utilizado para transferências entre duas pessoas. 
  • QR Code Dinâmico: Mais adequado para pagamento de compras em estabelecimentos comerciais. 
  • O pagamento por QR code é feito por aproximação, o que facilita bastante as transações.

Ao contrário do TED ou DOC, não será preciso ter os números de conta ou agência se tiver em mãos a chave Pix. 

Os usuários devem aguardar as orientações das suas instituições financeiras, sejam Bancos, Corretoras de criptomoedas, fintechs que irão disponibilizar o cadastro nos seus aplicativos e sites.

O que muda para os empreendedores com essa nova forma de pagamento?

O Pix é um novo modelo de pagamento e recebimento e vem para facilitar a vida financeira do empreendedor, pois permite o recebimento mais rápido e mantém seu giro de caixa ativo, inclusive aos finais de semana e feriados. 

Para o MEI (Microempreendedor Individual) e autônomo, que acaba cuidando sozinho do seu negócio, terá a vantagem de organizar os processos financeiros também fora do horário convencional das instituições financeiras. 

Outra grande mudança positiva será a queda no custo de tarifas bancárias, principalmente nas TEDs e DOCs, além das taxas cobradas por empresas de cartão de débito e crédito, para processar pagamentos.

A tecnologia permite que o Pix seja uma solução segura e de baixo custo para o empreendedor, além de melhorar a qualidade da organização financeira das empresas e das pessoas.

Posso incluir o pix como forma de pagamento do meu estabelecimento?

Pode e deve! Esse novo modelo de pagamento e recebimento de valores veio para facilitar a vida financeira do empreendedor.

Afinal, apoiado na tecnologia e pensado para um mundo cada vez mais imediato, o Pix é uma solução segura e de baixo custo para o empreendedor. 

Além de melhorar a organização financeira da empresa, traz facilidade e velocidade para o dia a dia de uma empresa.

Como receber pelo pix?

Para receber um pagamento pelo Pix, basta criar uma chave como CNPJ, telefone da empresa ou mesmo gerar um QR Code no aplicativo em que você possui conta. Depois copie o código Pix e compartilhe com quem vai te pagar. 

Esse processo pode ser feito via e-mail ou WhatsApp, e é bastante utilizado no comércio.

No vídeo abaixo explicamos tudo o que você precisa saber sobre como usar o Pix em sua empresa para receber e fazer pagamentos, quanto reduz custos e otimiza a gestão do negócio. Vale a pena dar o play e assistir ao conteúdo.

Tudo sobre Pix: respondemos as principais dúvidas sobre o pagamento instantâneo

Para facilitar o seu aprendizado sobre o que é Pix e solucionar, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre o modelo de pagamento, organizamos um guia completo e direto, com perguntas e respostas mais comuns sobre o tópico. 

Quem criou o Pix no Brasil?

Quem inventou o Pix no Brasil foi o Banco Central. A proposta é oferecer um meio de pagamento disponível 24 horas, sete dias por semana, veloz, com liquidação ou transferências concluídas em 10 segundos e conveniente, com a experiência focada no usuário.

Sendo assim, o Banco Central garante a segurança de todas as operações, seja transferência, pagamento de qualquer tipo e valor entre pessoas e empresas.

Não é necessário baixar o Pix em nenhum aplicativo ou programa específico. Pois as próprias instituições financeiras disponibilizam os serviços em suas plataformas, facilitando o acesso aos usuários.

Como cancelar um pix?

As transações de Pix são bastante rápidas, por isso, é preciso conferir muito bem os dados da pessoa ou empresa antes de realizar uma operação. Mas em caso de erro, não é possível desfazer o processo através do seu aplicativo, terá que contatar o recebedor e negociar a devolução do valor. Dentro do sistema do pagador é possível com alguns cliques fazer a devolução do Pix de maneira bastante simples. 

Como pagar boleto pelo pix?

O boleto também pode ser pago diretamente com a leitura do QR code através do aplicativo.

O Pix é seguro?

O Pix é seguro pois somente PSPs autorizados pelo Banco Central podem se conectar ao Sistema de Pagamento Instantâneo, por meio de uma rede exclusiva e restrita, a Rede do Sistema Financeiro Nacional — RSFN.

Desse modo, cabe às instituições financeiras e de pagamento se responsabilizar pela segurança dos clientes. 

O Pix blinda as transações com procedimentos como marcadores de fraude e transações rastreáveis. 

Qual o valor mínimo para fazer pix?

Não existe um valor mínimo para fazer Pix. Pode ser feito Pix de centavos se for necessário.

Qual o valor máximo para fazer pix?

O Pix começou sem limite máximo de transferência, porém, há alguns meses ficou estabelecido um limite de R$1.000 no período da noite, das 20h às 6h. 

E durante o dia o limite varia conforme o banco e o cliente, por exemplo, se o seu banco permite que você faça transferências de até R$1 mil via TED, você também terá esse mesmo limite de transferência por meio do Pix.

É obrigatório ter uma chave Pix para utilizar o serviço?

Para receber pagamentos via Pix, não é obrigatório ter uma chave. É possível receber uma transferência ou pagamento em sua conta corrente tradicional sem a necessidade de cadastro de chaves. Entretanto, para realizar transferências via Pix, se faz necessário o cadastramento de ao menos uma chave de escolha do usuário.

Todas as instituições financeiras irão disponibilizar o Pix?

As instituições financeiras e de pagamentos com mais de 500 mil contas são obrigadas a oferecerem o Pix, as que não atingirem este critério podem não disponibilizar. 

O Pix é gratuito para todos os usuários?

Para pessoas físicas a utilização do Pix é gratuita. No caso de pessoas jurídicas as taxas poderão mudar de instituição para instituição, entretanto, uma coisa é certa: as taxas são mais competitivas do que as atuais aplicadas em transações como DOC e TED.

Em quais situações o usuário pode utilizar o Pix?

O Pix poderá ser utilizado para realização de transferência de valores entre pessoas físicas, no pagamento de contas de consumo (exemplo: luz, água, internet), restaurantes, compras em lojas físicas e e-commerces.

Haverá limite por transação?

Em tese não tem limites estabelecidos pelo Banco Central para transações via Pix, porém as instituições têm a opção de fixar um valor máximo para as transações e os clientes também podem ajustar esses valores máximos, em alguns bancos.

Vai ser possível fazer um agendamento de Pix?

Sim. Existe a opção de agendar um Pix para uma data futura, porém caso não tenha dinheiro na conta no dia agendado a transação será negada. O recurso de agendamento também será facultativo para as instituições ofertantes que tiverem mais de 500 mil contas ativas de clientes.

Os outros meios de pagamento vão deixar de existir?

Não, todos eles continuarão existindo. O Pix surge como mais uma opção aos usuários para facilitar o dia a dia e tornar os processos financeiros ainda mais rápidos e fáceis.

Como gerenciar e aproveitar ao máximo o que é Pix? 

Se você está em busca de uma conta que ofereça Pix gratuito para a empresa e ainda permita a emissão de boletos e que descomplique o seu negócio ao integrar as movimentações financeiras ao sistema ERP, a Bling Conta é a resposta que você sempre sonhou. 

Conheça mais sobre ela no vídeo abaixo e teste grátis a conta digital que vai mudar a sua forma de gerir a empresa e controlar pagamentos. Tudo mais econômico e rápido! Ideal para o micro e pequeno empreendedor.