Comprar pela internet já é um hábito para muitos brasileiros, pela facilidade de comprar e receber os produtos. Para quem vende, a loja virtual é uma estratégia para efetuar mais vendas e encontrar o consumidor, independente de localização em que ele esteja. O crescimento na modalidade de compra vem em uma crescente há anos, e promete ultrapassar os mais de 80 bilhões em volume de vendas, registrados no ano passado. 

Uma pesquisa realizada pela DHL revelou que o e-commerce deve crescer 22% ao ano até 2021 na América Latina. O estudo aponta que as empresas que mantém bom relacionamento com seus clientes tendem a ter ainda mais sucesso online. Para avaliar a América Latina, a pesquisa foi dividida por regiões e segmentos. Brasil e México (maiores mercados) Colômbia, Argentina, Chile e Peru (médio porte) América Central e Caribe (menores).

A importância de manter o cliente conectado com as redes sociais do e-commerce também é citada no estudo, Nas páginas se pode impactar outros públicos e é possível atrair mais clientes para a sua loja virtual. O conteúdo de apoio que ali é postado, também interessa muito o consumidor, e por isso, é importante testar o que o seu público quer acompanhar. 

Outro ponto que ficou frisado é a relevância dos grandes marketplaces para a venda online, e a aprendizagem ao lidar com os problemas logísticos. Esses problemas são desde lentidão no processo, congestionamentos, complexidade da logística para casos de devoluções e trocas. 

O material ainda apresenta cinco elementos que compõem um centro de distribuição: Zona de livre comércio, Infraestrutura eficiente (portos e aeroportos), Regulamentação comercial e aduaneira, e Conhecimento específico de logística de e-commerce. 

O maior obstáculo para o e-commerce

Nestes anos, o e-commerce vem crescendo sempre por trabalhar de modo de alia a praticidade na compra e o conforto da entrega. Porém, segundo o mesmo estudo da DHL aponta que o alto índice de troca é um dos maiores obstáculos do setor. E a logística desta troca é que acaba gerando dor de cabeça para lojistas e clientes. No Brasil, 25% das compras totais entram para a lista de devoluções. Nos Estados Unidos esse número passa a 50% em taxas de troca no e-commerce. 

Dicas para uma logística mais eficiente

Diante dos desafios que a logística representa no Brasil, é importante destacar alguns pontos para gerar maior efetividade na realização dos processos logísticos, confira algumas dicas:

Armazenagem:

Esse passo deve ser analisado com cuidado, principalmente com produtos perecíveis, que requerem maior controle de temperatura e tempo monitorado em estoque. Produtos eletrônicos delicados também necessitam de cuidados especiais no ambiente de armazenagem, como proteção de umidade e altas temperaturas. 

Embalo e preparo do produto:

Assim que o consumidor realiza a compra, ele já idealiza o seu recebimento. Por isso, a embalagem deve ser feita com cuidado em material adequado e exclusivo para cada tipo do produto. Isso para que a entrega chegue em perfeito estado ao cliente. Além disso, alguns e-commerces apostam em formato de embalagem personalizada, o que acaba dando ao consumidor um senso de exclusividade na compra.

Transporte:

Depois que o produto sai do controle de estoque, ele passa pelo transporte até chegar ao cliente. Nessa etapa, é importante garantir a segurança dos produtos, já que podem ocorrer problemas com o sistema de transporte e até roubos de carga ou extravio de mercadorias. Por isso, a transportadora deve oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, já que é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas para o e-commerce e colocando o produto sob responsabilidade dela a partir do transporte. Isso evita custos extras ao seu negócio.

Logística reversa:

Após a entrega ser realizada com sucesso, pode ocorrer casos em que sejam necessárias trocas ou devoluções de mercadoria. Isso é a logística reversa, um processo que surgiu com o comércio eletrônico, e vai desde o contato do consumidor com o SAC da empresa, passa pela geração de um código de postagem e conta com a devolução do produto pelo cliente. 

Um sistema de gestão para continuar a crescer:

A experiência de compra passa por todos esses caminhos, não é somente o melhor preço que fideliza o cliente, mas a satisfação com o produto entregue no prazo definido e nas condições esperadas. Com a utilização do Bling, o trabalho se torna mais intuitivo e ágil, por ser um sistema de gestão integrado, desde o cadastro dos produtos, até a emissão de nota fiscal e integrações logísticas. Faça um teste grátis e confira na prática as facilidades do Bling!