O HUB de Marketplace, conhecido também como HUB de integração, é o sistema que centraliza todos os processos de gestão de uma operação em marketplaces.

É uma plataforma que possibilita ao lojista gerenciar todas as contas em marketplaces em um único local, desde a gestão de produtos e pedidos até o atendimento ao cliente.

Esse integrador de marketplace também pode ser conectado a diversas soluções tecnológicas que agregam ao processo de gestão, como ERPs, plataformas de e-commerce, soluções de logística e atendimento.

Para entender melhor, acompanhe a leitura e saiba o que é HUB de marketplace, como funciona, sua importância e como otimizar a gestão das suas vendas por esse canal!

O que é um HUB de Marketplace?

O HUB de integração de Marketplace é uma ferramenta tecnológica que conecta e centraliza todas as contas de marketplaces usadas pelo lojista para vender seus produtos, e ainda outros sistemas, como ERPs, lojas virtuais e multicontas. E tudo isso é feito de forma automatizada, permitindo a gestão unificada do e-commerce.

E como ele funciona? Na prática, agiliza o trabalho do lojista, pois ele não precisa abrir cada marketplace para acompanhar pedidos, anúncios, notas fiscais eletrônicas, contato com o cliente, entre outros. Isso porque essa plataforma centraliza em um só local todos esses dados.

Por exemplo, para cadastrar novos produtos, basta inserir as informações no HUB de integração para serem compartilhadas em todos os marketplaces utilizados. Sendo assim, esse integrador é ideal para unificar toda a operação e a gestão dos canais de venda.

Qual a importância do HUB de Marketplace para a empresa?

A maior importância do HUB de Marketplace é auxiliar o lojista a gerir com mais eficácia seus canais de venda. E, ao centralizar todos os processos de gestão, é possível ganhar produtividade e segurança, além de evitar desperdícios e falhas.

Para conhecer a importância de usar esse integrador no seu e-commerce, confira algumas das principais funções do HUB de Marketplace que podem otimizar seu trabalho!

Principais funções do HUB de Marketplace

1. Cadastro e edição de produtos e anúncios

O primeiro passo após se conectar a marketplaces é o cadastro de produtos. Ele é uma etapa essencial para o sucesso nas vendas, por isso, não pode ser menosprezado.

E a boa notícia é que não precisa cadastrar todos os produtos em cada plataforma, pois, ao incluir as informações e descrição do item no HUB, todos os marketplaces e sistemas de gestão são atualizados de forma automática.

Nesse ponto, é importante salientar a relevância de criar cadastros completos para cada produto. Leve em consideração a importância do código SKU e do código EAN durante esse processo. Se você não utiliza e não sabe como criar, pode encontrar facilmente dicas para criar códigos SKU.

Além disso, esse integrador também favorece a criação, edição e gestão dos anúncios feitos! 

Cada marketplace possui um conjunto específico de regras na publicação de anúncios. E o HUB é responsável por entender e tratar essas normas, reduzindo o trabalho do lojista e possibilitando que se atente somente às informações do produto.

Para as edições, também existem regras diferenciadas em cada marketplace, todas tratadas pelo HUB.

Entenda melhor sobre anúncios com uso do HUB e ERP do Bling:

2. Gestão de pedidos

A gestão de pedidos de marketplaces é um processo diário para todas as empresas que vendem online. O HUB é responsável, dentre outros processos, por:

  • centralizar os pedidos de todos os marketplaces em um único local;
  • conferir os dados do pedido, do produto e do comprador;
  • controlar o estoque dos produtos vendidos;
  • disponibilizar os dados do comprador para emissão de NFe;
  • resgatar e/ou gerar as etiquetas de envio;
  • comunicar o cliente e o marketplace sobre o andamento da entrega.

Sem utilizar um HUB Marketplace automatizado para essas funções, o lojista perde bastante produtividade, investindo muito tempo para realizar cada procedimento em sistemas diferentes.

3. Centralização do atendimento ao cliente

Assim como em uma loja física, quem vende em e-commerce e em marketplace também necessita prestar atendimento ao consumidor. E esse integrador possibilita ao lojista atender os clientes de todos os canais de venda dentro do mesmo sistema.

Cada marketplace disponibiliza maneiras diferentes para prestar o atendimento. Dependendo da plataforma, o consumidor pode enviar perguntas antes de comprar o produto, ou trocar mensagens/e-mails diretamente com o lojista após a compra.

Para ambos os casos, a agilidade na resposta é fator essencial para a boa reputação do vendedor.

Tickets de atendimento também são uma forma oferecida em alguns marketplaces, por isso, para que o lojista não se perca entre os canais de comunicação, o HUB é responsável por centralizar e facilitar essas integrações.

Se você quer vender ou já vende em marketplaces, utilizar um HUB de integração é uma forma de gerenciar melhor seu negócio e vender mais. 

Afinal, ele não só centraliza seus canais de venda e atendimento, mas também integra seu ERP e disponibiliza diversas outras soluções para agilizar seu trabalho de gestão. Quanto mais eficaz e eficiente sua empresa for, maior será o lucro e o sucesso que conquistará!

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Como funciona o HUB de integração com um sistema de ERP?

O Hub de integração e o sistema de ERP, como o do Bling, contribuem para melhorar a gestão e centralização dos dados, mas possuem objetivos diferentes, podendo ser integrados para potencializar a administração da empresa.

Isso porque, o ERP, é feito para conectar em uma só plataforma todas as informações gerenciais, como emissão de notas fiscais, controle financeiro, gestão do estoque e das vendas, entre outras funções.

E o HUB é a ferramenta que faz a integração do ERP com os marketplaces e as lojas virtuais. Todos os processos são realizados de forma autônoma para o lojista, que, com apenas alguns cliques, acessa os dados mais importantes para gerenciar as vendas.

Veja quais são as vantagens de investir na integração do HUB com o ERP do Bling:

  • otimização de processos, evitando erros e retrabalhados;
  • economia de tempo, elevando a produtividade e a eficácia na tomada de decisões;
  • acompanhamento de todas as etapas do pedido;
  • seguir as regras exigidas de cada plataforma;
  • gerenciar o estoque com a saída de produtos;
  • emitir notas fiscais eletrônicas;
  • calcular o frete e escolher a melhor forma de envio.

Descomplique a integração com marketplaces!

O ERP do Bling foi desenvolvido para lojistas descomplicarem a gestão de suas vendas online, seja pelo próprio e-commerce ou em marketplaces. Ele permite, por exemplo, importar as vendas, exportar produtos, processar pedidos, emitir notas fiscais, sincronizar o estoque e muito mais!

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais:

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