Abrir uma loja online é uma excelente oportunidade para começar a empreender. No entanto, para isso, você precisa escolher qual modelo de negócio para e-commerce deseja seguir.

Para isso, assim como em todo o tipo de empreendimento, é necessário realizar um bom planejamento, considerando todas as variáveis importantes para essa decisão.

Não sabe como escolher? Fica tranquilo! Confira, a seguir, os principais exemplos de modelos de negócios para e-commerce, e identifique qual melhor atende suas expectativas e necessidades. 

Vamos lá!

Modelos de negócio para e-commerce: principais tipos

Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C) são os dois tipos de modelo de e-commerce mais comuns no mercado digital. 

Entender o que são e como cada um funciona é essencial para saber em qual tipo de transação comercial o seu negócio se encaixa. 

Em tradução, Business to Business (B2B) significa “de empresa para empresa”, ou seja, é a definição para o modelo de negócio entre pessoas jurídicas.

Nesse caso, uma companhia vende os seus produtos, serviços ou informações para outra companhia . 

Já o Business to Consumer (B2C) se refere à transação entre as empresas de serviços ou produtos e o consumidor final

A diferença entre os dois modelos está, principalmente, no público de cada um e nas estratégias adotadas para fazer mais vendas.

Leia também: E-commerce no Brasil: vale a pena empreender nesse mercado?

Exemplos de modelos de negócio e-commerce

Geralmente, a principal característica do modelo Business to Business é trabalhar com grandes volumes de unidades em um mesmo pedido. 

Alguns exemplos de negócios que atuam nesse modelo são: 

  • transportadoras;
  • fornecedores de matéria-prima;
  • distribuidoras. 

Já o tipo de negócio Business to Consumer é mais comum na internet e possui maior concorrência. 

Nesse modelo, estão todas as lojas virtuais que vendem diretamente com o cliente, como:

  • Americanas;
  • Magazine Luiza;
  • Amazon

Agora você sabe mais sobre cada modelo de negócio para e-commerce, que tal descobrir como definir o seu? Veja algumas dicas a seguir.

Como definir o tipo de produto/serviço e o foco do negócio?

Atualmente, é possível vender todo e qualquer tipo de produto ou serviço pela internet. Entretanto, segundo as características da sua empresa, o modelo de negócios para e-commerce pode variar bastante. Dessa forma, você precisa saber se o seu foco será os bens tangíveis ou intangíveis. 

Bens tangíveis

Os produtos tangíveis são aqueles que chegam na casa do cliente, que podem ser tocados, usados e/ou consumidos.  

Alguns exemplos de produtos tangíveis são: 

  • roupas;
  • sapatos;
  • acessórios;
  • utilidades do dia a dia;
  • equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

Se a sua ideia for montar um negócio que ofereça esse tipo de mercadorias, com foco no consumidor final, ou seja, no modelo B2C, será preciso investir em uma plataforma que permita a criação de uma loja virtual.

Assim, o cliente irá encontrar uma vitrine online de produtos, em que poderá conferir imagens e descrições.

No entanto, se você for comercializar os mesmos produtos na qualidade de fornecedor para empresas, no modelo B2B, deve se preocupar com alguns detalhes extras, como as permissões de acesso e as integrações necessárias para gerenciar o estoque, as vendas, etc. 

Bens intangíveis

Os bens intangíveis são aqueles que o cliente não consegue “usar”, porque não são físicos. Esse é o caso de serviços ou infoprodutos, por exemplo.

Por isso, se o seu e-commerce comercializar produtos intangíveis, como consultorias ou aulas online, a estratégia deve ser outra. 

Nesse cenário, independentemente de ser B2B ou B2C, é preciso tomar cuidado com a proteção de seu site para não arriscar ter sua ideia plagiada.

O layout do site também deverá ser diferente, já que você não deverá incluir tantas imagens, mas conteúdos para explicar melhor os serviços que sua empresa presta e os benefícios para os clientes. 

Quais os principais modelos de venda no formato de e-commerce?

Além de definir o modelo de negócio e o tipo de produto, outro ponto merece atenção: o modelo de venda. É fundamental escolher aquele que melhor irá atender sua necessidade dentre todos que estão presentes no mercado digital, como:

Assim como a escolha entre o modelo Business to Business ou Business to Consumer varia conforme o público que você quer atingir, o modelo de venda também deve ser baseado nisso.

Por exemplo: o marketplace é uma plataforma online, em que várias empresas cadastram seus produtos, tornando o processo de compra mais rápido e fácil.

Já a assinatura é o modelo de negócio em que os clientes pagam uma taxa mensal para receber ou usar os produtos/serviços regularmente. 

Você também pode optar pelo dropshipping, um formato no qual o lojista atua como intermediário entre o consumidor e o fabricante. 

Ou seja, você divulga os produtos e é responsável por fazer a venda, mas a empresa que se encarrega de fazer o envio. Nesse caso, não é necessário nem mesmo ter um estoque! 

Como obter sucesso no mercado digital?

Para o sucesso e crescimento de qualquer empreendimento digital ou físico, a elaboração de um planejamento estratégico é crucial. 

Também é indispensável contar com um sistema de gestão integrada, que possa auxiliar em todas as funções da empresa e concentrar a administração em um único local. Para isso, saiba que você pode contar com o Bling!

O nosso sistema possui várias funcionalidades que auxiliam na administração do seu negócio. E o melhor: com ele, você consegue integrar a sua loja às principais plataformas do mercado! 

Além disso, com o Bling você pode: 

  • controlar todas as entradas e saídas do seu estoque;
  • gerenciar o fluxo caixa e as vendas realizadas; 
  • emitir notas fiscais de maneira descomplicada; 
  • controlar o envio dos produtos até os seus clientes; 
  • aprimorar a gestão do negócio.

Não perca mais tempo, conheça agora os nossos planos e faça um teste gratuito por um mês. Aproveite!