Você sabe como calcular o lucro de e-commerce?
Com a popularização das compras pela internet nos últimos anos, cada vez mais empreendedores buscam investir em lojas virtuais.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce no Brasil cresceu em média 12% ao ano nos últimos 10 anos. Só em 2020, ano da pandemia da COVID-19, o setor cresceu 68,2% em relação a 2019.
Logo, é possível ver de onde vem o interesse de novos empreendedores de se aventurar no setor de e-commerce. Mas para garantir o sucesso do seu negócio, é importante acompanhar certos indicadores básicos, como lucratividade e rentabilidade.
Entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade e saber calcular cada um desses indicadores é essencial para analisar corretamente os dados de vendas online e determinar se eles vão trazer os resultados esperados.
Continue a leitura e aprenda como calcular a rentabilidade da sua loja virtual, descubra qual é uma boa margem de lucro de e-commerce e como potencializar seus resultados!
O que você verá no artigo:
O que é preciso para calcular o lucro de e-commerce?
Antes de começar a calcular, devemos estabelecer alguns conceitos básicos para garantir que seu e-commerce está indo no caminho certo.
Diferença entre receita e lucro no e-commerce
A receita bruta é toda a renda decorrente das vendas. Uma armadilha muito comum entre novos empreendedores e pequenos empresários é focar no número de vendas e faturamento (que correspondem à receita bruta) e não levar em consideração os custos que estão por trás dessas operações.
O lucro líquido é justamente o valor da receita bruta depois de descontados todos os custos e despesas (fixas e variáveis) envolvidas na fabricação de um produto ou na execução de um serviço.
A partir do lucro líquido é que se calcula a margem de lucro — ou lucratividade — de um determinado produto. A rentabilidade também é calculada a partir do lucro líquido, mas indica o retorno sobre o investimento realizado.
Leia também: o que é faturamento, como calcular e quais são as diferenças para receita e lucro
Como calcular a rentabilidade da loja virtual?
Para demonstrar como calcular o lucro mensal de uma loja virtual, imagine que estamos lidando com os seguintes números por exemplo :
- investimento: R$ 100.000,00;
- receita bruta: R$ 50.000,00;
- custos/despesas: R$ 35.000,00.
O cálculo do lucro é a receita bruta menos os custos. Portanto:
- lucro: R$ 50.000,00 – R$ 35.000,00 = R$ 15.000,00.
A margem de lucro é a porcentagem da receita a que o valor do lucro corresponde:
- lucratividade: R$ 15.000 / R$ 50.000 = 0.3 x 100 = 30%.
E a rentabilidade é a porcentagem do investimento a que o valor do lucro corresponde:
- rentabilidade: R$ 15.000 / R$ 100.000 = 0.15 x 100 = 15%.
Lembrando que o cálculo do lucro líquido deve incluir todos os gastos relevantes, como folha de pagamento, transporte, hospedagem do site, marketing do e-commerce, e assim por diante.
A partir da margem de lucro mensal de uma loja virtual também é possível estabelecer qual seria o volume de vendas ideal para atingir as metas da empresa.
É recomendável estimar uma margem de lucro pretendida antes de definir o valor de venda, a fim de assegurar uma rentabilidade dentro do esperado. Procure levar em consideração o mercado para que o preço estabelecido não esteja alto demais a ponto de afetar as vendas.
Qual é uma boa margem de lucro?
A margem de lucro de uma empresa pode variar de acordo com diversos fatores, como setor, tamanho, modelo de negócio, entre outros. No e-commerce, uma boa margem de lucro costuma ficar entre 15% e 20%, mas não há uma regra para definir.
Para se ter uma ideia, lojas virtuais que vendem produtos com ticket médio ou alto, como eletrônicos (computadores, smartphones) tendem a ter uma margem de lucro operacional maior, mesmo que vendam menos.
Enquanto isso, uma loja de produtos de ticket baixo exige um volume de vendas bem maior para se manter no verde e obter lucro no e-commerce. O ideal é buscar o equilíbrio entre receitas e despesas para garantir que a empresa se torne competitiva e rentável.
Não deixe de ler: o que é precificação? Como calcular o preço de venda e ter lucro
Como potencializar a lucratividade de e-commerce?
Depois de calcular corretamente a sua lucratividade e rentabilidade, é hora de fazer um bom planejamento baseado nesses números.
Aumentar a lucratividade vai envolver basicamente duas possibilidades: aumentar as vendas ou diminuir os gastos. Tanto uma quanto a outra podem se beneficiar de um investimento em ferramentas mais modernas.
Um software ERP, que promove integração de sistemas e automatização de atividades, pode ser um aliado inestimável na redução de custos, especialmente para e-commerce que é um setor que requer muita agilidade.
Além de melhorar a eficiência dos processos, o ERP ainda é uma ferramenta de fácil acesso que pode ser disponibilizada na nuvem.
Ao entender os conceitos de lucratividade e rentabilidade na hora de calcular o lucro de e-commerce, fica muito mais fácil analisar os resultados de vendas corretamente para planejar o futuro e tomar decisões estratégicas — como o investimento em ERP.
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