A fim de se manterem competitivas em um mercado cada vez mais conectado, empresas de todos os tamanhos decidem recorrer a ferramentas de tecnologia. O ERP na nuvem, por exemplo, é um grande aliado para o crescimento das companhias.

O tradicional sistema de gestão empresarial também teve de se reinventar com a transformação digital. Em consequência disso, hoje, os empresários vêm nesse software armazenado na nuvem uma ferramenta indispensável para o cotidiano corporativo.

Afinal, além das funcionalidades tradicionais de um ERP comum, esse traz muito mais vantagens para gestores e funcionários.

Abaixo estão todas as informações relevantes que os empreendedores devem ter antes de contratar um ERP na nuvem.

Afinal, o que é ERP na nuvem?

Para aqueles que ainda não conhecem bem o termo, ERP é um sistema que integra todas as áreas de uma empresa em uma única plataforma. Com informações centralizadas, portanto, o objetivo deste software é otimizar os processos e auxiliar o desenvolvimento da companhia.

No mercado, os empresários que estão procurando esse serviço podem encontrar, tanto o ERP local, quanto sua versão na nuvem.

O primeiro é o mais tradicional entre os dois. Ele, por sua vez, precisa ser instalado internamente na empresa. Não à toa, o empreendedor deve contar com uma infraestrutura básica de TI para a instalação e manutenção da ferramenta.

O ERP na nuvem, por outro lado, utiliza a moderna tecnologia de Cloud Computing. Dessa forma, armazenando em um servidor online, ele requer menos esforço para manter e instalar.

Na prática, como funciona um ERP na nuvem

O ERP em nuvem é uma solução mais moderna e eficiente do que o ERP local. No entanto, assim como qualquer outra novidade, é comum que haja desconfiança por parte dos empresários que pretendem contratá-lo.

Para acabar com as inseguranças em relação a essas modernidades, primeiramente, é preciso conhecer sua estrutura.

Na prática, o ERP na nuvem é composto por três principais partes, que, integradas, fornecem todas as funcionalidades necessárias.

  • Aplicação: Seção do software onde são inseridas as informações que serão utilizadas durante as operações da empresa.
  • Banco de dados: Local onde todos os dados informados anteriormente ficam armazenados para uso futuro.
  • Framework: Camada personalizável ideal, para que o empresário customize a ferramenta de acordo com suas demandas.

Quais são os benefícios em utilizar um ERP na nuvem

O ERP na nuvem é tão funcional quanto o tradicional. Contudo, por utilizar a moderna tecnologia de computação na nuvem, essa ferramenta traz muitos benefícios. Abaixo estão listadas as principais vantagens de escolher o ERP em nuvem em detrimento ao sistema local.

Segurança

Toda a segurança do ERP na nuvem é responsabilidade do provedor contratado, diferentemente de quando existe uma infraestrutura interna de TI. Portanto, não é necessário investir tempo e dinheiro em atualizações e políticas contra ciberataques.

Definitivamente, as informações sigilosas de uma empresa estarão em boas mãos ao confiar em um sistema na nuvem.

Mobilidade

A mobilidade nunca se mostrou tão necessária em qualquer setor do mercado. Com a pandemia mundial do coronavírus, o isolamento social foi inevitável.

Contudo, esse novo cenário mostrou o despreparo das companhias para a gestão de crises. Sem ferramentas de tecnologia eficazes, acaba ficando impossível realizar o trabalho home office. Como consequência disso, empreendedores acabam tendo prejuízos quase irreparáveis.

Os empresários que já tinham investido em sistemas de gestão em nuvem, mas, por outro lado, conseguiram manter sua produtividade, mesmo com o coronavírus.

O ERP em nuvem pode ser acessado em qualquer lugar do mundo. Ele é, nesse sentido, uma solução ideal para qualquer contratempo ou compromisso fora do ambiente físico de trabalho.

Redução de custos

A economia, sem dúvidas, é um dos fatores-chave a ser analisado antes de adquirir qualquer novo software.

Não à toa, cada vez mais empresas estão migrando para o ERP na nuvem. Afinal, ele proporciona a redução de custos desde sua fase inicial.

Na verdade, por sua fácil implantação e ausência da necessidade de fazer manutenções periódicas, o sistema na nuvem traz muita economia às empresas.

Os custos, por sua vez, também podem ser reduzidos, devido à eficiência da ferramenta. Isso porque, com relatórios bem organizados, materiais impressos, por exemplo, passam a ser dispensáveis.

Maior controle dos processos na empresa

Assim como qualquer outra ferramenta de gestão empresarial, o ERP na nuvem centraliza as informações de todos os setores em um único local.

Esse controle, por outro lado, é potencializado, visto que, na nuvem, o gestor pode acessar os dados e tomar decisões fundamentadas a qualquer momento.

Escalabilidade

A escalabilidade é uma característica marcante do Cloud Computing, que também se aplica ao ERP na nuvem.

Primeiramente, é importante ressaltar que, com uma ferramenta mais integrada e conectada, a produtividade aumenta. Diante disso, a empresa consegue evoluir de maneira sustentável e gradativa.

No entanto, quando uma empresa se desenvolve, novas demandas surgem.

A vantagem final do ERP armazenado na nuvem, portanto, é a escalabilidade que a ferramenta fornece ao negócio. Afinal, qualquer nova funcionalidade ou espaço adicional que o empreendedor necessitar pode comprar com apenas alguns cliques, ou seja, de maneira rápida e sem a necessidade em investir em mais infraestrutura interna.

Conheça o ERP na nuvem Bling!

Micro e pequenos empreendedores que ainda estão em dúvida sobre contratar ou não um sistema de gestão empresarial precisam conhecer o Bling!. Especializado nesse público, ele é um ERP em nuvem com todas as funcionalidades que uma empresa precisa para decolar.

Com o Bling!, o empresário tem acesso a ferramentas que vão proporcionar agilidade ao cotidiano corporativo. Desde a emissão de notas fiscais até o controle do estoque, esse sistema permite integrar todos os setores do negócio.

O Bling! conhece bem as dificuldades dos pequenos e microempreendedores, por isso construiu uma plataforma intuitiva, para que gestores e funcionários se organizem em prol da companhia.

Além disso, com todos os benefícios de um ERP na nuvem, é permitido acessá-lo diretamente do próprio navegador.