Quais os benefícios de vender em um marketplace? Neste post, vamos apresentar várias dicas para você iniciar suas vendas online com os melhores do Brasil. Confira!

Não é mais novidade pra ninguém que o comércio tradicional, com lojas físicas e shoppings está, cada vez mais, dando lugar ao comércio eletrônico.

O crescimento do ecommerce é algo que impressiona até o maior dos pessimistas, dado seus números expressivos nos últimos 10 anos e o grande boom que ocorreu durante o período da pandemia.

Esta, por sinal, serviu como grande teste, afinal, a maioria das pessoas estava em casa, o comércio tradicional fechado e as vendas pela internet ainda eram encaradas com muita desconfiança pela maioria do público.

Sendo assim, no primeiro ano de pandemia, a desconfiança foi superada e no segundo ano, o boom do comércio eletrônico mostrou para todo Brasil que o e-commerce veio para ficar e está cada vez melhor, tornando a vida das pessoas mais prática e fácil.

Por isso, no post de hoje, vamos te apresentar os grandes mercados eletrônicos ou marketplaces. 

Está buscando uma maneira de ganhar dinheiro na internet ou quer expandir seu negócio para o mundo digital? Leia até o fim, pois daremos dicas importantes de como usar os marketplaces a seu favor. Confira:

O que é um marketplace e como surgiram

E-marketplace ou simplesmente, marketplace, é um espaço virtual destinado a ao comércio eletrônico em um sentido mais amplo, reunindo vários vendedores (sellers) de diversos nichos, o que facilita muito a vida do cliente que está buscando um determinado produto.

Esses espaços, entregam benefícios às duas pontas do negócio. Aos clientes, entregam uma enorme variedade de produtos a ótimos preços, com promoções acontecendo a todo momento. Aos vendedores, os marketplaces disponibilizam tráfego de usuários, campanhas de vendas, fullfilment e outros benefícios que apresentaremos mais à frente.

Quais os 5 maiores marketplaces do Brasil

Aqui no Brasil existem vários marketplaces bons para quem está querendo entrar para o mundo das vendas online, diferente da Europa e dos EUA, onde existe um marketplace dominante.

A seguir listamos os 5 principais marketplaces e algumas características que vale a pena você saber, antes de iniciar sua trajetória nas vendas online:

Mercado Livre

Apesar de ter origem na Argentina, o Mercado Livre tem como principal país de atuação o Brasil, onde é o maior e mais procurado marketplace.

Segundo previsões de vários especialistas, entre eles Gabriel Bollico, CDO da Proxys Group e dono do canal Ecommerce Puro, uma das grandes tendências para 2023 é que tenhamos um marketplace dominante, assim como na Europa e nos EUA.

Caso isso realmente ocorra, o Mercado Livre é o favorito disparado, graças aos seus 23 anos de investimentos na América Latina, em especial aqui no Brasil.

Americanas Marketplace

A Americanas é uma das maiores companhias de varejo do Brasil, gerida pela empresa de private equity 3G Capital que possui entre os sócios Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do Brasil.

Apesar do seu tamanho e de sua relevância para o mercado, a Americanas sofre o momento mais difícil de sua história. Foram detectados em 11/01/2023, inconsistências contábeis na ordem de 20 bilhões de reais. Apenas dois dias após esse anúncio, os valores foram atualizados para aproximadamente 40 bilhões, levando a companhia a pedir recuperação judicial.

O grande desafio do grupo que gere a Americanas é recuperar, além das finanças, a confiança do mercado financeiro e dos investidores. Até o momento, nada mudou em seu marketplace que continua sendo um dos melhores do Brasil.

Magazine Luiza Marketplace

Outra gigante do varejo nacional, mas que enfrenta problemas no mercado financeiro. A Magalu, como muitos conhecem, viu suas ações perderem valor desde julho de 2021 e a recuperação do seu valor de mercado não está sendo fácil.

O seu marketplace, tem fama de ser um dos mais fáceis de se utilizar, com muitas campanhas interessantes para quem está iniciando nas vendas online, além de um sistema de afiliados interessante.

Amazon

Um dos maiores marketplaces do mundo, a Amazon está ganhando um espaço interessante no Brasil e desponta como a grande favorita a tomar o posto de maior marketplace do Brasil das mãos do Mercado Livre.

Isso se deve ao investimento monstruoso que a companhia faz em seus territórios já consolidados e também à maneira sábia que conduz suas operações aqui no Brasil.

Shopee

Um dos queridinhos do público, a Shopee já teve dias melhores aqui no Brasil. Com um marketing agressivo e com taxas atrativas para os vendedores, a companhia asiática conquistou espaço rapidamente principalmente nos celulares dos brasileiros.

Investimentos em operações logísticas foram realizadas com a expectativa de domínio do mercado brasileiro, porém o que se viu foi o abandono das operações em países vizinhos e a falta de qualidade, principalmente no que diz respeito ao frete e aos prazos de entrega.

Porém, mesmo com todas as dificuldades, a Shoppe ainda é muito solicitada nas buscas e os preços são seu ponto forte, mantendo esse marketplace relevante para os lojistas.

Os 5 maiores benefícios de vender em marketplaces

Agora que você já sabe o que é um marketplace e já conhece os principais do Brasil, chegou a hora de entender o quão vantajoso é vender através deles e quais os benefícios de se utilizar. 

Por isso fique atento e leia com calma cada um deles:

Tráfego orgânico

Um dos pontos mais atrativos para quem está iniciando no e-commerce, o volume de tráfego orgânico que os marketplaces geram é incrível. Todos os dias vários usuários acessam as plataformas dos marketplaces pesquisando produtos em condições vantajosas para comprar.

Gerar volume de tráfego em um site próprio é muito difícil e requer investimento de tempo e dinheiro. 

Com os marketplaces, a visibilidade aumenta bastante, sem falar que, caso seja do interesse do lojista, o tráfego pago pode ser gerado dentro do site do marketplace, um recurso que será tendência para os próximos anos.

Campanhas

As campanhas e ações de vendas são comuns dentro dos marketplaces e são um ótimo recurso para impulsionar as vendas e construir reputação. Além disso, as campanhas costumam colocar seus produtos em destaque, melhorando a divulgação.

As campanhas também são úteis para girar seu estoque e facilitar a venda de produtos que estão a muito tempo parados. Lembre-se, produtos parados são sinônimo de dinheiro parado

Diversificação de marketplaces

Essa é uma ótima estratégia para quem está iniciando no ecommerce. Seus produtos não precisam (e nem devem) ficar concentrados em um único lugar.

Isso irá tornar seu negócio refém de um único marketplace, o deixando exposto a aumento de tarifas, mudanças de políticas internas e eventuais erros que possam acontecer.

Diversifique sempre, replique a divulgação de seus produtos em vários marketplaces, porém tome cuidado para controlar seu estoque e não cometer o erro de vender produtos que já estão esgotados.

Custo x benefício

Outra ótima vantagem para os iniciantes, o custo x benefício que os marketplaces oferecem é infinitamente melhor do que as lojas físicas.

Isso porque uma pessoa pode começar a vender tendo apenas um único produto em estoque. Isso reduz absurdamente o risco do seu negócio não dar certo, diminuindo drasticamente os investimentos iniciais que são comuns em lojas físicas.

Uma loja física para inaugurar requer gastos iniciais absurdos, como estoque variado de produtos, aluguel, taxas e alvará, funcionários, decoração e vários outros investimentos que demoram muito para recuperar.

Fullfilment

Antigamente, se perguntássemos para qualquer lojista se ele toparia deixar seu estoque em um galpão em outro estado, com uma equipe desconhecida cuidando da segurança e do processo logístico, com certeza ele diria um sonoro não. Porém hoje isso existe e pode ser uma grande vantagem logística.

O fulfillment é uma modalidade onde o marketplace concentra o estoque de vários lojistas em um único estoque central, localizado em um ponto estratégico, efetuando todo processo logístico para o lojista que optou pelo serviço.

Muitos lojistas utilizam essa modalidade de armazenamento com sucesso, reduzindo consideravelmente o tempo de entrega e aumentando as vendas devido a classificação diferenciada dessa modalidade. 

Outra vantagem é o pós venda, que fica todo por responsabilidade do marketplace, realizando trocas e demais demandas se necessário.

Ponha em prática

Agora que você já conhece todas as vantagens e benefícios que os marketplaces entregam para quem quer iniciar um negócio online, chegou a hora de pôr em prática.

Comece aos poucos e escale seu e-commerce de maneira saudável, sempre focando na organização, no bom relacionamento e nas boas oportunidades de negócios.

Autor: Carlos Jahnke