Quem é microempreendedor individual (MEI) tem uma lista de obrigações reduzida — se cumpridas, as tarefas facilitam a gestão e o crescimento do negócio. Uma das atribuições necessárias é o preenchimento do Relatório Mensal de Receitas Brutas.

O sucesso financeiro só pode ser mensurado se houver dados para comprovar o quanto de dinheiro entrou todos os meses (receita) e se o valor está aumentando ou diminuindo.

Um relatório do Sebrae, divulgado em 2023, compilou dados de 2018 a 2021 sobre os principais motivos de fechamento de negócios no país. 

Alguns dos erros identificados foram: pouco conhecimento ou experiência prévia no ramo escolhido, pouco domínio dos aspectos relevantes do negócio e menos esforço para aperfeiçoar a operação.

Infelizmente, as empresas MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os negócios de pequeno porte, com 29% encerrando as operações após cinco anos de atividade.

Quer passar longe dessa estatística? Continue a leitura e saiba o que é o relatório, onde encontrar o modelo para download, a importância do acompanhamento para a gestão e o passo a passo para entender como preencher.

Boa leitura!

O que é o Relatório Mensal de Receitas Brutas? 

O Relatório Mensal de Receitas Brutas do MEI é um documento que auxilia a gestão financeira. Nele, são registrados os valores referentes às vendas fechadas pela empresa a cada mês de atividade, facilitando o cálculo do faturamento durante o ano.

Por meio da receita, é possível calcular as variações no quanto a empresa faturou mensalmente, identificando quedas que possam comprometer o andamento das operações, bem como tomar medidas rápidas para reverter o cenário desfavorável.

O relatório não precisa ser entregue ou enviado para nenhum órgão oficial, mas, para manter a organização financeira, o preenchimento deve ser feito até o dia 20 do mês posterior à venda ou prestação do serviço.

Na hora do arquivamento, o Relatório Mensal de Receitas Brutas pode ficar na mesma pasta das notas fiscais de compra ou venda emitidas no mês, facilitando a pesquisa no futuro. Os documentos devem ficar arquivados por, no mínimo, cinco anos.

Leia também >>> Contabilidade para MEI: TOP dicas para sua gestão financeira.

Onde encontrar o relatório mensal do MEI?

O modelo do Relatório Mensal de Receitas Brutas está disponível para download no Portal do Empreendedor, na seção Serviços para MEI > Relatório Mensal

Na página, você pode tirar dúvidas sobre o relatório e baixar o modelo gratuitamente para preencher os campos referentes ao seu tipo de atividade com os valores faturados. 

A estrutura do relatório é bastante simples e, portanto, fácil de preencher. Mesmo sem experiência em gestão financeira empresarial, dá para organizar as finanças da sua empresa usando o modelo de relatório para acompanhar o desempenho financeiro mês a mês. 

Qual a importância do relatório para a organização financeira?

O Relatório Mensal de Receitas Brutas é uma ferramenta importante para a organização financeira, pois simplifica o envio da Declaração Anual de Faturamento (DASN). 

Em vez de reunir todos os documentos e notas, organizá-los e fazer todos os cálculos para a declaração no fim do ano, basta consultar cada relatório para pegar a receita bruta dos meses e importar para o sistema.

Lembrando que as empresas cadastradas como MEI têm um limite de faturamento de R$ 81 mil por ano. Então, fazendo o relatório mensalmente, é possível acompanhar a progressão de vendas, verificando se existe ou não a possibilidade de ultrapassar o limite.

Caso haja esse risco, você tem tempo de consultar um contador para conversar sobre uma mudança de regime tributário ou fazer um controle das notas fiscais.

Dessa forma, as tomadas de decisão são realizadas com calma e de forma estratégica, evitando o desenquadramento pela falta de atenção, o que pode levar ao aumento dos custos da empresa até poder retornar para o MEI. 

Leia mais >>> Nota fiscal de serviço eletrônica: manual para começar a emitir.

Como preencher o Relatório Mensal de Receitas Brutas?

Agora que você sabe o que é o Relatório Mensal de Receitas Brutas, veja como preencher os campos de faturamento mensal usando corretamente o modelo pronto. 

Vamos lá!

1. Faça o download do relatório mensal

No portal do Empreendedor, existe um modelo de relatório mensal das receitas brutas do MEI para download gratuito. Então, é só baixá-lo no seu computador.

O arquivo é em formato PDF, portanto, para preenchê-lo, basta ter um editor de arquivos nesse formato. Outra alternativa é imprimir, preencher a mão e digitalizar o documento tirando uma foto ou utilizando uma impressora.

2. Informe o período de apuração

O modelo de relatório começa com três campos: CNPJ (informe o número), empreendedor individual (o nome do responsável pela empresa) e período de apuração.

Coloque o período de apuração, ou seja, o mês ao qual os dados faturados se referem para arquivar o relatório na pasta correta com as notas fiscais. Assim, mês a mês, você terá um balanço mensal para fazer o controle financeiro.

3. Informe a receita no campo de atividade correspondente

A parte do relatório onde devem ser registrados os valores correspondentes à receita também está dividida em partes, conforme o tipo de atividade. São elas:

  • Receita bruta mensal – Revenda de mercadorias (Comércio);
  • Receita bruta mensal – Venda de produtos industrializados (Indústria);
  • Receita bruta mensal – Prestação de serviços.

Dessa forma, você vai preencher somente a seção que corresponde à sua atividade. Por exemplo, se você vende roupas, coloque os dados na parte de ‘Revenda de mercadorias’.

Em relação aos valores, informe o somatório do que foi vendido ‘com dispensa de emissão de documento fiscal’ e ‘com documento fiscal emitido’. Depois, faça a soma dos dois montantes para obter o total do mês.

4. Assine o documento

Para concluir o preenchimento do relatório mensal, coloque o local e a data em que o registro foi feito e assine para finalizar e encaminhar para arquivamento.

5. Arquive o relatório com as notas fiscais do mês

Para manter o sistema de documentos da empresa organizado, crie pastas no computador para cada mês do ano, salvando as notas fiscais emitidas e o relatório mensal juntos.

A prática facilita o acesso do restante da equipe, pesquisas futuras e cópias quando for preciso enviar o documento para o contador. Além, é claro, de facilitar o preenchimento da declaração anual obrigatória.

Organize a gestão da sua empresa

O Relatório Mensal de Receitas Brutas é um documento simples, mas bastante estratégico para a organização financeira das empresas. Para não correr riscos ou passar aperto com as finanças, é essencial ter meios para acompanhar e controlar os resultados.

Já pensou em implementar um sistema de gestão digital para organizar os dados do seu negócio e facilitar o preenchimento de documentos estratégicos?

O ERP Bling reúne as principais funcionalidades para gerir um negócio, como controle financeiro, ordens de serviço, integração com contas a receber e estoque, emissão de notas fiscais, entre outras funções.

Acesse o site do Bling, saiba mais sobre o sistema e teste grátis por 30 dias para conhecer todos os benefícios do plano que você desejar.