De acordo com um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Dois em cada três jovens brasileiros desejam lançar o próprio negócio nos próximos anos. A vontade de ser empreendedor é bastante nítida e o mercado nacional já repercute a iniciativa proativa há algum tempo.

Para que a jornada seja um sucesso, minimizando riscos e evitando frustrações, é necessário que haja planejamento e preparo prévios. Nada de se jogar às cegas nesta empreitada!

Neste post, você terá dicas valiosas sobre como se organizar com inteligência antes de se dedicar ao grande desafio do empreendedorismo. Vamos lá? Saiba como ser empreendedor:

Tipo de negócio: avalie seu perfil e escolha com consciência

A rotina de um empreendedor está longe de ser um mar de rosas. O sucesso do negócio deriva diretamente dos esforços empregados e certamente demanda constante acompanhamento, zelo e atenção.

Frente a tantas responsabilidades e ciente de que precisará se dedicar com afinco ao desafio de empreender, jamais escolha um ramo que não entusiasme. Faça uma autoanálise cautelosa e certifique-se de estar convicto do seu perfil pessoal e profissional antes de bater o martelo sobre o negócio.

É fundamental que você se identifique com aquilo que oferece, seja um produto ou um serviço. Não aja por impulso e não ceda à eventual pressão de negligenciar suas preferências!

como ser empreendedor

Investimento disponível: examine seus recursos

Empreender é o sonho de muita gente, mas realizá-lo exige soluções bastante práticas. Levantar com coerência e segurança qual é o seu potencial de investimento. Detalhando com clareza os recursos que estarão à sua disposição no momento de tirar o seu negócio do papel, é uma garantia de tranquilidade.

Para que você consiga se concentrar em outros aspectos igualmente importantes — e que também serão fundamentais para seu êxito empreendedor — planeje seu orçamento. Acredite: você já terá coisas o bastante com o que se preocupar!

Networking consistente: fortaleça sua rede de contatos

Se o networking já é uma ferramenta preciosa para qualquer profissional independentemente da área em que atue, ele é ainda mais capital para quem quer saber como ser empreendedor — e deve ser trabalhado antes mesmo do lançamento do negócio.

Não seria inapropriado dizer que construir, nutrir e manter uma saudável rede de contatos pode ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa. Aproxime-se de pessoas e empresas experientes e que possam agregar valor ao seu planejamento e ao seu trabalho!

como ser empreendedor

Aprofunde conhecimentos sobre como ser empreendedor

Ainda que você tenha uma formação acadêmica consistente, não se engane: se lançar no empreendedorismo sempre vai exigir que você aprimore competências e atualize conhecimentos.

Considere, ainda, que você estará inserido em um mercado volátil e dinâmico, que exige benefícios e diferenciais a todo momento. Não descuide das demandas de consumo e esteja sempre atento às tendências econômicas e sociais, impulsionando a gestão transparente e crível da empresa. A negligência nesses aspectos pode significar a derrocada do seu negócio!

Antes de ser empreendedor, é preciso ser suficientemente astuto para reconhecer que o mercado é um terreno desconhecido, vasto e acidentado. Contenha a empolgação e prepare-se para enfrentar os desafios que se abrirão à sua frente na jornada rumo ao sucesso do seu novo negócio.

Não se esqueça, também, de ser sempre persistente e proativo. Boa sorte!

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como ser empreendedor, saiba como pequenos empresários economizam com sistema de gestão. Compartilhe essas dicas com seus amigos e espalhe o conhecimento!

Posts Relacionados

Deixe um comentário