Você já ouviu falar sobre o método 5S? Saiba que essa ferramenta é indicada para quem está precisando organizar o ambiente de trabalho e manter a disciplina para alcançar metas. É o seu caso? Neste post nós mostramos tudo o que você precisa saber sobre a metodologia 5S e como aplica-la no seu negócio. Confira.

O que é o método 5S?

Mais do que uma melhoria de gestão, o 5S é uma filosofia a ser seguida tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Mas vamos focar nos benefícios da metodologia para o meio corporativo. De maneira geral, essa ferramenta busca promover disciplina e segurança dos processos, garantindo qualidade e produtividade ao dia a dia empresarial.

O nome “5S” se refere a um método/filosofia de administração japonesa que reúne os cinco preceitos Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de normalização) e Shitsuke (senso de disciplina). Desse modo, os 5S estimulam a consciência e a responsabilidade coletiva, visando o bom andamento da empresa. Que tal conhecer esses princípios?

Senso de utilização (Seiri)

Essa etapa pede que os funcionários/colaboradores evitem o que for desnecessário ao trabalho que desempenham no dia a dia, realizando o descarte ou a realocação de tudo o que não for essencial para realização das atividades. É o famoso “desapega” e vale para materiais, ferramentas, peças de reposição e documentos (inclusive dados armazenados no computador).

tudo o que voce precisa saber sobre o metodo 5s

Senso de organização (Seiton)

Esse S é baseado na organização, ou seja, é preciso deixar tudo em seu devido lugar. Evite mesas e gavetas desorganizadas, salas bagunçadas e estoques onde ninguém encontra o que precisa. Talvez esse seja um dos preceitos mais importantes do método 5S, afinal a organização é essencial em qualquer setor. Uma boa dica é classificar os objetos e deixar à mão o que mais utiliza no cotidiano.

Senso de limpeza (Seiso)

A próxima etapa é criar a consciência de que todos são responsáveis pela higiene da empresa. Cada funcionário (inclusive os gestores) deve manter seu ambiente de trabalho limpo e organizado, cuidando também dos espaços comuns. Cabe lembrar que esse S também se refere à atenção com a aparência pessoal, defendendo que os colaboradores sejam asseados.

Senso de normalização (Seiketsu)

Os três primeiros preceitos do 5S têm uma abordagem relacionada à organização e à conscientização interna e externa. No senso de normalização (Seiketsu), é hora de estabelecer normas para manter os sensos de utilização, organização e limpeza funcionando no cotidiano, como definir padrões de cores, formas, e localização de itens, por exemplo.

metodo 5s tudo o que voce precisa saber

Senso de disciplina (Shitsuke)

O propósito do senso de disciplina é naturalizar os outros sensos entre os colaboradores, de modo que o método 5S se torne um estilo de vida. Para que os valores não se percam, a dica é apostar na contínua capacitação dos funcionários e estimular a equipe a reproduzir esses valores, tornando-os parte da cultura da empresa.

Desenvolver avaliações periódicas é um modo eficiente de monitorar o desempenho dos 5S, se estão sendo aplicados e como aperfeiçoar sua incorporação entre a equipe.

Benefícios do método 5S

Os cinco sensos apresentados ajudam os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro da empresa e os integra à pirâmide dos resultados, estimulando a consciência de que a disciplina é importante para o sucesso individual e coletivo. Estas são as principais vantagens do método 5S:

– Processos mais organizados e sistematizados
– Redução de perda de material
– Otimização do tempo empregado nas tarefas
– Aumento da produtividade dos funcionários
– Atenção com a segurança no local de trabalho
– Aumento da confiabilidade dos processos

metodo 5s como aplicar

Como aplicar a metodologia 5S

O trabalho não acaba no momento em que cada senso é aplicado, afinal, o método 5S deve ser “vivida” na empresa. Por isso, preparamos um pequeno roteiro para que você saiba como aplicar esses preceitos ao seu negócio.

Primeiro será preciso escolher alguns funcionários para montar uma comissão de implantação da metodologia 5S (figuras que irão ajuda-lo a disseminar a filosofia entre a equipe). Depois, a comissão deverá fazer um levantamento dos pontos críticos da empresa, com base nos sensos, e avaliar o que precisa ser melhorado.

Na sequência, é a vez de implantar os sensos na ordem em que apresentamos. Você perceberá que, naturalmente, um leva ao outro. Cuide para que todos os funcionários estejam envolvidos, assumindo essa filosofia organizacional para a empresa. Por último, estabeleça avaliações periódicas para filtrar os resultados e otimizar o desempenho de todos.

E então, você já experimentou o método 5S em sua empresa? Conte para a gente nos comentários! Aproveite para também ler o texto “Gestão de custos empresarial: saiba como reduzir os gastos da empresa“.