Quando se fala em montar um blog ou site, é comum pensar no WordPress. Afinal, esse sistema de gestão de conteúdos, conhecido como CMS (Content Management System), é bastante utilizado no mundo, o que inclui o plugin WooCommerce para as lojas virtuais. 

Aliás, estima-se que 30% das lojas virtuais usam o WooCommerce, que transforma o WordPress em uma plataforma de e-commerce. Isso mesmo: você pode ter um site comum e, depois, começar a vender online instalando um plugin que traz novas funcionalidades.

Gostou da ideia e quer saber se o WooCommerce é bom mesmo para sua empresa? Para conferir se essa é uma opção viável para criar uma loja virtual, leia esse post até o final e conheça mais sobre essa plataforma de comércio eletrônico, suas vantagens e muito mais.

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é uma solução de comércio eletrônico disponibilizada desde 2011 pelo WordPress. Gratuito e flexível, esse plugin propicia a construção de lojas virtuais a partir do código aberto (open source). No caso, esse módulo de extensão traz uma série de funcionalidades, possibilitando transformar um site comum em um e-commerce.

Em outras palavras, o WooCommerce permite que a plataforma WordPress se torne uma loja virtual, sendo fácil de operar e com interface leve. E o melhor: pode-se contar com mpras.

Vale ressaltar que esse plugin já contabilizou mais de 5 milhões de instalações ativas. Atualmente, ele está disponível para a versão 6.3 ou maior do WordPress, com a opção de obter o suporte comercial pago, indo além das funções oferecidas gratuitamente.

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Quanto custa a loja virtual do WooCommerce?

O plugin WooCommerce é oferecido gratuitamente, porém, há a possibilidade de obter suporte comercial pago, ampliando as funções. Por exemplo, a extensão Subscriptions viabiliza as cobranças recorrentes, inclusive com planos mensais, semestrais ou anuais.

Para consultar as funcionalidades vendidas como módulos adicionais, basta acessar o fórum da plataforma. 

Quais as vantagens do WooCommerce?

Até aqui, já ficou claro que o WooCommerce é amplamente utilizado no Brasil e no mundo, certo? A seguir, descubra porque tantos empreendedores escolheram essa plataforma, considerando suas principais vantagens:

  • inúmeras funções oferecidas gratuitamente, o que favorece a lucratividade;
  • interface amigável e fácil de utilizar, com flexibilidade para a customização;
  • aprendizado rápido e fácil, sobretudo para quem já trabalha com WordPress;
  • recursos de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o marketing digital;
  • personalização rápida e suporte para obter um layout responsivo (mobile friendly);
  • facilidade para gerenciar promoções e descontos a fim de alavancar as vendas;
  • exigência menor em relação ao servidor de hospedagem, mantendo a segurança;
  • a loja virtual e todos os dados são seus, visto que não é uma plataforma alugada;
  • integração prática com outros sistemas, como ERP, Correios e assim por diante.

Como funciona o WooCommerce?

Por ser um plugin de código aberto, o WooCommerce é prático e flexível, conforme as demandas da loja virtual. Ao combinar conteúdo e comércio eletrônico de modo efetivo, é possível customizar o layout, otimizar o checkout e incluir os campos personalizados. 

Para entender o funcionamento, veja quais são os principais recursos da plataforma:

  • inclusão de produtos, com categorias, filtros, itens relacionados etc.;
  • oferta de meios de pagamento para escolha do consumidor no checkout;
  • gestão da comunicação, com e-mails enviados a cada etapa da compra;
  • recuperação dos carrinhos abandonados, viabilizando as transações;
  • integração com Correios e transportadoras para efetivar as entregas;
  • gerenciamento do estoque para não sobrar ou faltar mercadorias;
  • relatórios para acompanhar as vendas, avaliações de clientes e mais.

Ficou interessado? Para obter esses e outros recursos, basta ativar esse plugin, o que nos leva ao próximo tópico.

Como ativar o WooCommerce?

Para instalar o plugin WooCommerce, os requisitos mínimos são os seguintes:

  • WordPress na versão 6.3 ou maior, lembrando que o plugin foi testado até o 6.4.1;
  • PHP na versão 7.4 ou maior, sendo que o PHP 8.0 ou maior é o mais recomendado;
  • MySQL 5.6 ou maior, com a opção de usar o fork MariaDB na versão 10.1 ou maior.

Cumprindo os requisitos mínimos que já citamos (e os outros disponíveis na documentação da plataforma), siga os passos abaixo para ativar o plugin de forma automática:

  1. faça o login no seu painel do WordPress;
  2. no menu “Plugins”, clique em “Adicionar novo”;
  3. digite “WooCommerce” no campo de pesquisa;
  4. clique em “Instalar agora” para começar a usar.

Caso prefira fazer a instalação manual, esse processo requer o download do plugin e o envio para o servidor via aplicativo FTP (File Transfer Protocol). Vale lembrar que essa opção é indicada para quem tem expertise com o desenvolvimento web.

Como criar uma loja virtual?

Se você quer saber como montar um e-commerce, o primeiro passo é planejar seu negócio online, antes de escolher uma plataforma. E, para te ajudar a definir quais as melhores estratégias, dê uma olhada nessas dicas!

Para montar seu plano de negócios de venda online, alguns pontos-chave são:

  • definição do nicho de mercado e dos produtos que quer comercializar;
  • entendimento do perfil do público-alvo e criação das buyer personas;
  • seleção da base de fornecedores, que são seus parceiros de negócio;
  • escolha dos canais de venda, incluindo marketplaces e e-commerces;
  • contratação de um bom provedor para manter a disponibilidade 24/7;
  • investimento na segurança do site, incluindo o certificado digital SSL;
  • conformidade com as normas ligadas aos produtos comercializados;
  • ampla oferta de meios e formas de pagamento para escolha do cliente;
  • clareza sobre envio das mercadorias, prazos, trocas e devoluções;
  • integração com um sistema de gestão empresarial, tal como o ERP.

No caso do e-commerce, por exemplo, tenha em mente que o WooCommerce é uma das soluções, mas não a única. Há, ainda, Magento, Tray, Shopify e VTEX. Para conferir qual é a melhor opção para sua loja virtual, leia outro artigo que compara essas plataformas.

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Para quais tipos de negócio o WooCommerce é indicado?

Em geral, o WooCommerce recebe diversas críticas por não ser uma plataforma nativa de e-commerce. E, realmente, não é. Contudo, a grande questão não é essa, pois o ponto que merece atenção é: a solução se encaixa no seu modelo de negócio?

De forma muito simplificada, podemos dividir os projetos de comércio eletrônico em dois grandes grupos.

  • O primeiro tem projetos amadores, de quem cria um e-commerce como hobby, quer fazer um teste ou busca encontrar uma segunda fonte de renda. O WooCommerce pode não ser a plataforma mais indicada nesses casos. 
  • Já o segundo grupo envolve empreendedores que desejam ter uma loja virtual profissional, integrada com meios de pagamento, entrega e sistema ERP. Aqui, o WooCommerce é muito recomendado, principalmente para quem já conta com um site ou blog em WordPress.

A propósito, o WooCommerce também é indicado para empresas que utilizam o Bling ou querem ter uma loja virtual integrada ao sistema de gestão ERP. Essas soluções têm integração direta, o que reduz custos, evita erros e agiliza todo o processo de criação da loja virtual.

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Como usar o WooCommerce integrado ao Bling?

A integração entre Bling e WooCommerce traz uma série de benefícios para o gestor do e-commerce, o que inclui:

  • agilidade na importação e exportação de produtos, em uma só plataforma;
  • organização do estoque da loja virtual, sobretudo nos períodos sazonais;
  • sincronização rápida das mercadorias, inclusive com atualização de preços;
  • gerenciamento dos pedidos realizados e de todas as etapas até a entrega;
  • automatização de tarefas, a exemplo da emissão de notas fiscais e boletos.  

Para integrar o Bling com o WooCommerce, basta seguir os passos da autenticação indicados na nossa Central de Ajuda. 

Como importar produtos para o WooCommerce?

Dê o play neste vídeo para descobrir como importar os produtos do WooCommerce para o Bling, de maneira prática:

Dica extra! No canal do Youtube do Bling, temos uma playlist com várias dicas para vender no WooCommerce e lucrar mais. Confira!

Enfim, se você gostou deste conteúdo, ajude mais pessoas a conhecer o WooCommerce. Compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais! E, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por favor, deixe seu comentário.

Sucesso e prosperidade a todos!

flavio-augusto-bertholdo

Esse texto foi escrito por Flávio Augusto Bertholdo a convite do Bling. Flávio Augusto é sócio-fundador da Bertholdo, uma empresa especializada em tecnologia com foco nas plataformas de loja virtual Magento e WooCommerce.