Você já sabe exatamente o que quer vender, mas ainda não tem ideia de como fazer um e-commerce? Criar uma loja virtual no Wix pode ser a solução para o seu desafio.

A plataforma simplifica a criação da sua loja on-line, mesmo que você não tenha qualquer conhecimento em desenvolvimento web. 

Tudo acontece na nuvem, o que significa que você não precisa se preocupar com hospedagem, nem instalar softwares pesados e muitos menos gastar rios de dinheiro contratando um profissional.

Então, será que o serviço de criar loja virtual no Wix é bom mesmo? No post de hoje, você vai entender como funciona a ferramenta, além de suas vantagens e desvantagens para descobrir se vale a pena investir no Wix para começar o seu negócio on-line. 

Acompanhe!

Como funciona a loja virtual do Wix?

O Wix é uma plataforma 100% on-line para criação de sites de e-commerce, equipada com todas as ferramentas necessárias para estruturar um negócio na web. Praticidade e facilidade de uso são os pontos fortes da ferramenta, que conta com mais de 500 mil lojas virtuais ativas.

A proposta é oferecer tudo pronto para usar. Assim, você só precisa selecionar as melhores opções para o seu modelo de negócio e personalizá-las do jeito que quiser para conseguir, em pouco tempo, uma loja virtual completa.

Os recursos do Wix para e-commerce incluem desde design a funcionalidades indispensáveis para lojistas, como gateways de pagamento e ferramentas de marketing.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os recursos vantajosos para lojas virtuais e pontos em que o Wix pode melhorar para oferecer uma experiência ainda mais efetiva para o usuário.

Criar uma loja virtual no Wix vale a pena? Prós e contras da plataforma

Confira as principais vantagens e desvantagens de investir na loja virtual do Wix para o seu e-commerce.

6 vantagens da loja virtual Wix

Lembra que falamos em recursos indispensáveis para e-commerce? Aqui estão alguns deles.

1- App mobile

Com o Wix Owner — aplicativo para dispositivos móveis do Wix —, você tem o controle do seu negócio na palma da mão. É possível adicionar produtos novos, acompanhar os pedidos, verificar o estoque, receber notificações sobre vendas, criar cupons e muito mais, esteja você onde estiver, a qualquer momento. 

2- Venda de produtos físicos e digitais

O Wix permite que sua loja virtual venda produtos físicos, digitais e até serviços para os consumidores. Essa versatilidade permite que você amplie seu catálogo com outras categorias, sem precisar recorrer a plataformas exclusivas para cada uma.

3- Ferramentas para geração de leads

O Wix te dá a opção de adicionar formulários personalizáveis para coletar dados de contato de clientes e visitantes da sua loja. A partir dessas informações, você pode direcionar campanhas de marketing para a base de leads de forma mais estratégica.

4- Campanhas de marketing

Por falar em campanhas e estratégias, o Wix conta com soluções nativas de marketing para atrair visitantes e estreitar o relacionamento com o cliente. Entre elas, estão as newsletters, os blogs e os programas de fidelidade.

5- Anúncios em redes sociais

Depois de criar uma campanha, o Wix faz a segmentação de mercado e coloca os anúncios no Facebook e no Instagram. A plataforma ainda consegue ativar testes de validação e o levantamento das vendas realizadas por meio dos anúncios.

6- Diversas formas de pagamento

São várias soluções de pagamento para você escolher ao criar sua loja virtual Wix. Basta selecionar as que melhor se adequam ao seu negócio e à sua localização. 

Quais são as formas de pagamento para a loja virtual Wix?

Além do Wix Pagamentos, a plataforma conta com mais de 50 gateways disponíveis. Para o Brasil, as opções são Mercado Pago, PagSeguro, PayPal e TripleA Cripto Payment. Você pode aceitar pagamentos por cartão de crédito e débito de diversas bandeiras, boleto, pix e outras modalidades que forem convenientes.

3 desvantagens da loja virtual Wix

Abaixo, seguem os pontos fracos da plataforma de e-commerce.

1- Não tem plano gratuito para e-commerce

Ou melhor, até tem, mas só vale para que você teste o serviço (por tempo ilimitado). Para começar a vender de verdade, é preciso migrar para os planos Premium para negócios.

2- Domínio exclusivo é pago

Quando você faz seu cadastro gratuitamente para criar a loja virtual no Wix, o domínio da sua loja inclui o wix, dessa forma: “wixsite.com/nomedaloja”, por exemplo.

Para conseguir um domínio exclusivo, apenas com o nome da sua loja, você tem que ser assinante de um dos planos Premium e comprar o domínio personalizado. O preço varia entre US$12,95 e US$34 por ano.

Leia também: 9 planos Wix: projetos pessoais, pequenos negócios e grandes empresas

3- Restrições para taxas de envio personalizadas

Embora você possa personalizar as taxas de frete por região, categoria de produto ou preços, o cálculo em tempo real, como aqueles fornecidos por serviços de entrega, não está disponível para o mundo todo. 

Até o momento, só o Brasil e os EUA têm acesso à ferramenta, o que pode ser ruim para lojistas sediados em outros países.

Como você pode perceber, são mais prós do que contras, concorda? Então, veja como criar uma loja virtual no Wix.

Como criar uma loja virtual no Wix? Seu e-commerce pronto em 7 passos

Para criar uma loja virtual no Wix, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Cadastre-se no Wix

2. Escolha um template

3. Personalize o design

4. Adicione seus produtos

5. Configure métodos de pagamento

6. Defina opções de envio

7. Teste e publique seu e-commerce

Confira o que fazer em cada etapa.

1. Cadastre-se no Wix

No menu superior da página principal do Wix, selecione “Negócios” >> “Loja virtual”. Na sequência, clique em “Crie sua loja virtual” para fazer o cadastro e siga as instruções das páginas seguintes para prosseguir com a criação do site para o seu e-commerce.

2. Escolha um template

O Wix oferece uma variedade de modelos de site projetados especificamente para lojas virtuais. São mais de 500 opções diferentes para você escolher. 

Selecione o modelo que mais se adequa ao seu tipo de negócio, à proposta da sua loja e ao público-alvo.

3. Personalize o design

As possibilidades de personalização do Wix são um diferencial da marca. Você pode adicionar logotipo, cores, imagens e textos exclusivos ao site da sua loja. 

Além da página inicial, lembre-se de criar outras páginas, como as de categorias de produtos, informações sobre a marca, contato e perguntas frequentes.

Lembre-se de que todas devem estar de acordo com a identidade visual da sua empresa.

4. Adicione seus produtos

Adicione seus produtos e crie categorias para facilitar a navegação dos clientes. O Wix suporta até 50 mil itens por loja, ou seja, você tem liberdade de incluir uma variedade imensa de artigos ao seu catálogo de produtos.

Capriche nas descrições dos produtos e não se esqueça de inserir também as fotografias de cada um para enriquecer a experiência do cliente e aumentar as taxas de conversão.

5. Configure os métodos de pagamento

Selecione os provedores de pagamentos que você vai usar. Você já viu que o Wix aceita mais de 50 gateways externos, além de oferecer o Wix Pagamentos.

Defina também as formas de pagamento que vai disponibilizar para os seus clientes: cartão de crédito, boleto, PIX.

6. Defina opções de envio

Aqui, você precisa fazer a configuração do frete, incluindo região (área de abrangência) e opções de frete (único, grátis, fixo, por peso, por categoria etc).

O Wix também oferece a opção de cálculo de frete em tempo real para envio pelos Correios.

7. Teste e publique seu e-commerce

Antes de lançar sua loja, faça testes para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Realize uma compra de teste para verificar se os processos de pagamento e envio estão corretos.

Quando estiver satisfeito com o design e a configuração da sua loja, faça o upgrade para um dos planos premium para negócios. Assim, você pode criar um criar um domínio personalizado, publicar sua loja e começar a vender.

Toda a praticidade e o leque de recursos que o Wix oferece ao lojista se transformam em uma jornada de compra positiva para o público que, por sua vez, se traduz na satisfação do cliente.

O Bling é a parceria ideal para a loja virtual Wix

Com todas essas vantagens e variedades de ferramentas, podemos dizer, sim, que a loja virtual do Wix vale a pena tanto para quem quer começar a empreender on-line quanto para quem deseja expandir seus negócios para o digital.

No entanto, para completar o arsenal de recursos que transformam o e-commerce em uma máquina de vendas, conte com o Bling.

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