Fidelizar clientes é uma conquista e tem papel tão importante quanto atrair novos consumidores. Em resumo, consiste em mostrar aos seus clientes o quanto eles são importantes para a sua empresa, valoriza-los e oferecer estímulos para que sejam fiéis à sua marca. Preferindo fazer negócio com você e não com a concorrência.

Saiba mais sobre a importância da fidelização de clientes

Para você não perder tempo, separamos cinco dicas rápidas e essenciais para fidelizar clientes e tornar seu negócio mais sólido. Confira.

Dicas para fidelizar clientes

1. Invista no atendimento personalizado

O bom atendimento precisa ser um diferencial, já que é um dos contatos mais pessoais entre a empresa e o consumidor. Portanto, manter um atendimento de qualidade é essencial para encantar clientes.

O atendimento diferenciado busca atender o consumidor como ELE gostaria de ser atendido, e não como A EQUIPE acha que é melhor (insistindo demais para ele comprar um produto, por exemplo).

Esse processo consiste em perceber os sinais indicados pelo comprador em potencial e traduzir suas preferências e necessidades para abordagens mais assertivas. Além de sensibilidade, o vendedor precisa saber ouvir e se colocar no lugar de quem ele está atendendo.

para-fidelizar-clientes-e-preciso-definir-o- foco

2. Para fidelizar clientes é preciso definir o foco

Em vez de gastar tempo e dinheiro tentando conquistar clientes completamente diferentes, é mais adequado manter o foco no público certo. Para garantir um atendimento de qualidade, você deve direcionar ações de marketing estratégicas às pessoas certas (clientes em potencial).

Para isso, você precisa ter respostas bem definidas para estas perguntas: quem são os seus clientes em potencial? Onde eles se encontram? O que buscam? Quais suas expectativas em relação ao seu produto ou serviço?

Conhecer o perfil do seu cliente é básico para garantir a fidelização, afinal, é pouco provável que você atenda às demandas de todos os nichos de mercado com a mesma fórmula de atendimento. Portanto, defina o público-alvo, conheça seu perfil e realize ações focadas.

3. Crie vínculos com seus clientes

Sempre garanta que o cliente tenha um espaço para registrar suas sugestões ou reclamações. Seja no ambiente físico, seja no virtual. Uma dica é orientar os operadores de caixa para que interajam com os compradores, perguntando se faltou alguma mercadoria e se o atendido foi bom. Além de utilizar expressões como “até logo” e “bom final de semana” quando ele estiver de saída.

Já se você trabalha com e-commerce ou mesmo serviço de delivery, procure enviar mensagens de agradecimento pela visita dele e também peça uma avaliação de alguns aspectos como atendimento, produtos e tempo de espera.

fidelizar-clientes-e-uma-arte

4. Encantar clientes é uma arte

Alguns especialistas alertam para o fato de que conquistar clientes pelo preço pode ser uma estratégia duvidosa, pois eles dificilmente aceitarão pagar mais no futuro. Isso quer dizer que se você oferecer mercadorias por preços muito abaixo da média e não oferecer outros serviços agregados (como atendimento atencioso, por exemplo). É pouco provável que ele retorne quando o período de promoções tiver encerrado.

Nesse sentido, o melhor método é mostrar que, diferentemente da concorrência, você oferece vantagens que agregam valor ao seu produto ou serviço. Para quem comercializa roupas, por exemplo, é válido oferecer ajuste grátis. Em outra simulação, empresários do ramo hoteleiro podem estender o horário do check-out ou mimos de boas-vindas.

E um modo eficaz de ter sucesso em suas abordagens é registrar as mercadorias que o cliente já adquiriu para oferecer futuramente, como vinhos, sabonetes, CDs do mesmo artista ou livros da mesma autora.

5. A tecnologia ajuda a fidelizar clientes

Um bom sistema de gestão online (ERP) é fundamental para estruturar qualquer empresa. Além de simplificar o dia a dia nos escritórios (com ferramentas como emissão de Nota Fiscal eletrônica, boletos, controle de estoque e frente de caixa), esse software é capaz de acompanhar o andamento dos diversos departamentos, oferecendo visão macro do seu negócio.

Por meio de relatórios gerenciais, o gestor consegue filtrar resultados e tomar decisões baseadas na realidade da empresa. Isso é um resumo com as principais vantagens de ter um ERP integrado ao negócio, seja ele físico ou virtual, mas você deve estar se perguntando “onde entra a fidelização de clientes?”.

a-tecnologia-esta-ao-seu-lado-para-fidelizar-clientes

Conforme mostramos no decorrer deste post, você precisa conhecer seus clientes, certo? Certo! Então, o ERP é um grande aliado para organizar dados. Assim você consegue mapear as preferências por mercadorias e meios de pagamento, por exemplo, ao mesmo tempo em que otimiza a gestão de tempo e dinheiro (saiba como um bom ERP ajuda a reduzir custos).

O ERP Bling é um sistema de gestão online com ótimo custo e benefício, indicado principalmente para pequenos e médios empresários. Prático, seguro e integrado aos maiores marketplaces e às principais plataformas de e-commerce. O software é uma solução buscada por muito empreendedores para crescer na crise.

E então, gostou das nossas dicas para fidelizar clientes? Então que tal ler o artigo sobre como definir o capital de giro para sua empresa?

Categorias: Empreendedorismo

Posts Relacionados

Deixe um comentário