O segredo para um negócio dar certo é ter uma base bem estruturada, seguindo passo a passo os processos de abertura, formalização e planejamento. Neste artigo, explicamos as etapas para montar uma loja de ferragens, um setor amplo e que pode ser bem explorado.

O mercado de peças para construção, reforma, fabricação de móveis e equipamentos traz muitas oportunidades. 

Por exemplo, é possível se especializar na venda de ferragens para fundação de obras ou trabalhar com um portfólio mais amplo, desde pregos e parafusos até itens de acabamento residencial.

Dependendo da escolha, o público-alvo, os fornecedores, os investimentos e a infraestrutura serão diferentes. Por isso, é essencial planejar a operação desde o começo para fazer uma gestão eficiente dos seus recursos.

Continue lendo o artigo e entenda o que fazer para abrir uma loja de ferragens e ideias de itens para vender em um comércio desse tipo.

Boa leitura!

Como abrir uma loja de ferragens e qual o investimento?

O setor de ferragens possibilita empreender em diferentes nichos, atuando no varejo, atacado ou em ambos. Por isso, se você gosta da área, seja pela familiaridade ou pelo interesse em explorar o setor, siga as etapas abaixo para montar seu negócio:

1. Criação do planejamento de negócios

O primeiro passo para montar uma loja de ferragens é criar um planejamento de negócios para o modelo de empreendimento que você deseja ter.

Geralmente, os empreendedores focam no mercado local para atrair e conquistar clientes. Para ser bem-sucedido, é essencial entender qual a demanda na sua cidade e qual o nível de concorrência. 

Faça uma pesquisa de mercado, mesmo que informal, levantando quantos negócios existem no mesmo nicho de mercado, o que as pessoas mais procuram e setores pouco explorados.  

Assim, você consegue fazer um plano de negócios; um documento que confirma se sua ideia é viável e orienta quais informações buscar para atuar no ramo. Os seguintes pontos devem ser definidos:

  • nicho de mercado;
  • produtos e serviços do portfólio;
  • perfil de clientes;
  • concorrentes;
  • fornecedores;
  • pontos fortes e fracos do negócio;
  • objetivos para a nova empresa.

A função do plano é reduzir os riscos e incertezas, criar uma base para a empresa, guiar o caminho a ser seguido e facilitar o alcance dos objetivos definidos.

2. Levantamento do investimento inicial

O segundo passo, após a criação do plano de negócios, é o levantamento do investimento inicial. Porém, não se trata apenas de definir um número. 

É necessário fazer um planejamento financeiro completo para tirar a empresa do papel e ter capital de giro para operar nos primeiros meses/ano.

Segundo o Sebrae, no guia de orientação para montar uma loja de ferragens, a previsão de investimento para um estabelecimento de 100 m2 é de R$ 120 mil, valor que engloba reformas no imóvel, compra de estoque inicial, itens de escritório, comunicação, segurança e capital de giro.

O valor varia conforme o porte, tamanho da operação e, claro, do montante que você tem disponível ou pode levantar sem comprometer a saúde financeira da empresa.

3. Formalização do negócio

Após a realização dos planejamentos iniciais, você concluiu que tem uma boa oportunidade no mercado e recursos financeiros e estratégicos para operar? Então, a próxima etapa para montar uma loja de ferragens é a formalização do negócio.

Para abrir a empresa, é recomendado ter o suporte de um contador para enquadrá-la no regime tributário adequado, fazer os atos constitutivos e preencher os relatórios para obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ. 

Para formalizar um estabelecimento comercial, é necessário fazer o registro nos seguintes órgãos:

  • Secretaria da Receita Federal (emite o CNPJ);
  • Junta Comercial local;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do município para fazer a consulta de local e requerer o alvará de funcionamento;
  • Entidade Sindical Patronal (para recolher a Contribuição Sindical Patronal);
  • Caixa Econômica Federal para cadastro no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS” 
  • Corpo de Bombeiros Militar para obter o alvará de liberação.

Outros documentos para formalização são o Documento Básico de Entrada (DBE), emitido no sistema do Coletor Nacional, documentos de identificação pessoal e contrato social. O contador orienta sobre cada documento necessário.

4. Definição do modelo de venda 

Com o negócio formalizado, a próxima etapa para montar uma loja de ferragens é definir o modelo de vendas. A venda presencial, em loja física, é a escolha da maioria dos empreendedores.

Se o público-alvo são arquitetos e pequenos construtores, ter um espaço é vantajoso para que os profissionais façam visitas com clientes e vejam a qualidade e os tipos de produtos disponíveis. 

A venda para o consumidor final de itens menores, como ferramentas, pregos, parafusos, maçanetas, dobradiças, máquinas, entre outros, pode acontecer tanto na loja física quanto on-line. 

Os marketplaces dão alcance nacional às vendas em um primeiro momento, sem precisar investir em um e-commerce próprio. Porém, as vendas digitais podem ser um segundo passo, caso o foco seja o mercado local.

Leia mais >>> Tudo sobre marketplace: dicas, vantagens e como funciona!

5. Escolha dos canais de marketing e atendimento

Os canais de marketing são outra definição estratégica para montar uma loja de ferragens e criar propagandas atrativas para alcançar o público-alvo do negócio.

As redes sociais são canais-chave para o marketing porque ajudam a atrair clientes por meio da criação de conteúdos ricos e divulgação dos produtos e serviços.

O atendimento on-line e profissional pelo WhatsApp também deve ser organizado para facilitar o agendamento de visitas e personalizar o atendimento para cada pessoa, garantindo uma experiência de compra de alto padrão.

O que deve ter em uma loja de ferragens?

A resposta para o que deve ter em uma loja de ferragens é: depende. Isso porque o foco do negócio é o que define o tipo de estoque. Por exemplo, um estabelecimento focado em materiais para pequenos consertos e acabamentos em geral, terá no portfólio:

  • pregos;
  • parafusos;
  • buchas;
  • alicates;
  • fechaduras;
  • dobradiças;
  • maçanetas;
  • puxadores para cozinha e banheiros;
  • martelos;
  • serrotes;
  • suportes;
  • equipamentos de proteção (óculos, luvas, capacetes, etc.);
  • máquinas (furadeira, parafusadeira e outros).

Com a lista acima, é possível criar um estoque amplo de produtos. Para direcionar a compra, estude bem o seu mercado, entenda as necessidades do público-alvo e faça uma previsão de demanda dos itens para começar as vendas.

Gerencie sua loja de ferragens com facilidade

Agora que você sabe como montar uma loja de ferragens, a dica final é investir em um sistema de gestão de negócio 100% digital para facilitar o acompanhamento das operações.

O Bling auxilia a manter cada detalhe do seu negócio bem organizado, incluindo emissão de notas fiscais, controle de estoque, geração de links de pagamento on-line, frente de caixa, controle financeiro e muito mais.

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