Errar no controle de estoque e contas a pagar podem trazer sérios prejuízos para uma empresa. Por exemplo, se você mantiver mercadorias ociosas (paradas, que não vendem ou demorem muito para vender), poderá desequilibrar seu caixa. Por outro lado, se faltar determinados produtos correrá o risco de perder receitas, por não ter como atender aos pedidos de seus clientes.

Perceba, então, que a gestão de estoques e a gestão financeira estão intimamente associadas. E se você se interessa por esse assunto, acompanhe o presente artigo. Pois aqui trataremos, de forma breve, porém clara e objetiva, de alguns temas relevantes nessa área. Saiba como gerenciar o controle de estoque e contas a pagar! Acompanhe!

Como implantar um eficiente controle de estoque?

Você deverá criar um conjunto de procedimentos, documentos e registros (fichas, planilhas, requisições, autorizações etc.) que permita um rigoroso controle do fluxo de mercadorias e dos setores e pessoas nele envolvidas, de modo a permitir:

  • o registro das entradas e saídas para cada tipo de mercadoria;
  • a definição de responsabilidades (quem poderá movimentá-las fisicamente e quem cuidará dos controles administrativos);
  • o fornecimento de informações precisas e em tempo hábil (valor das mercadorias em estoque, custo das mercadorias vendidas, prazos para reposição etc.);
  • a comunicação adequada entre setores interligados (almoxarifado, depósito, compras, vendas, contabilidade etc.).

A melhor maneira de implantar tal controle será mediante o uso de um sistema de software integrado e que permita uma visão global de todos os processos de sua empresa. O que possibilitará a tomada de decisões corretas e no momento oportuno.

Como implantar um controle de contas a pagar e a receber?

Aqui sua atenção deve se voltar para a identificação, registro e documentação de seus direitos e obrigações de natureza financeira: dívidas para com fornecedores, pessoal, governo, bancos, etc. Contas a receber de clientes, antecipações a empregados, empréstimos concedidos, etc.

Você deve dominar o fluxo de caixa da sua empresa. Possibilitando o controle rigoroso das entradas e saídas diárias de numerário, das disponibilidades imediatas e das previsões financeiras de curto e longo prazos. Tais funções devem ser disponibilizadas no sistema de software anteriormente mencionado.

O que é Manifestação do Destinatário?

E já que estamos falando de controle de estoque e contas a pagar, vamos abrir espaço para um procedimento existente em órgãos governamentais (Fiscos estaduais, por exemplo). Obrigatório para uns, facultativo para outros. Mas certamente muito útil: a Manifestação do Destinatário, relacionada à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Você acessa o site do órgão, identifica alguma NF-e que utilizou o CNPJ de sua empresa como destinatário da operação, e então informa a Ciência da Emissão. Em seguida, você poderá informar uma das seguintes ocorrências: ou Confirmação da Operação, ou Operação Não Realizada, ou ainda Desconhecimento da Operação.

Em alguns casos, esse procedimento é obrigatório, como, por exemplo, em certas operações envolvendo postos e distribuidores de combustíveis. E ainda no caso de uma operação com valor superior a R$ 100.000,00, registrada numa NF-e.

O Bling também disponibiliza a manifestação do destinatário para clientes com certificado A1, que tem validade de um ano e é armazenado diretamente no seu computador.

Agora você ficou mais informado sobre controle de estoque e contas a pagar, não é mesmo? Mas não pare por aqui! Pois temos muito a dizer sobre vários assuntos relacionados a empreendedorismo e inovação, inclusive no campo de gestão de e-commerce! Até o próximo artigo!

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Luiz

    12/01/2018 at 09:17

    Ola !
    Como fazer o controle de validade de um produto com varias datas diferentes através do bling!

    1. Bling

      Bling

      26/01/2018 at 09:49

      Oi Luiz bom dia! No cadastro do produto é possível informar apenas uma data de validade! 😉

      Abraços da equipe Bling e sucesso nos negócios! 😉

Deixe um comentário