Você já deve ter ouvido o termo fidelização de clientes inúmeras vezes. Mas sabe o que ele significa e como aplicá-lo na sua empresa? Pois é, muitos empreendedores não conhecem a real importância de fidelizar clientes e alguns até pensam que não serve para o seu modelo de negócio. Mas saiba que a fidelização de clientes é super importante para sua empresa se manter ativa, crescer e lucrar mais – independente do seu tamanho.

Neste texto você vai descobrir o que é fidelizar clientes e por que precisa apostar nessa tática para impulsionar seu negócio. Confira:

O que é fidelização de clientes

Fidelizar clientes é basicamente mostrar a eles o quanto são importantes para sua empresa e, por isso, são merecedores de algumas vantagens para que sempre retornem. Afinal é com você que encontram as melhores oportunidades de negócios.

Com um bom cartão de visitas você apresenta sua empresa, mas é com a fidelização de clientes que estabelece uma relação duradoura (quando o consumidor precisar de uma mercadoria ou produto que você oferece, vai pensar primeiro na sua marca).

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O cliente é seu bem mais valioso

Pode-se dizer que a maior riqueza de um empresário é o cliente fiel. Sabe por quê? Porque quando você conquista um cliente, ganha um porta-voz para sua marca.

Com potencial de engajamento, eles ajudam a atrair novos compradores e compartilham a boa imagem que têm do seu negócio. E assim começa um “efeito dominó”. Pois um cliente te indica para um amigo, que indica a outro e esse indica para mais um… No final, diversos compradores em potencial chegam até você com algo precioso: uma indicação de alguém conhecido e satisfeito.

Importância da fidelização de clientes

Vamos supor que você tem uma empresa muito promissora, um e-commerce de sapatos, por exemplo. Analisando sua carteira de clientes, descobre-se que a taxa de renovação é de 90%. Quer dizer que a cada 10 clientes, nove são renovados. Parece um número bom, né?

Mas não é bem assim: se a cada ano você perde um cliente a cada 10, significa que, se não atrair novos consumidores, terá uma queda de mais de 40% em sua carteira de clientes ao final de um período de cinco anos. Nesse sentido, encantar o cliente é fazer com que a sua loja seja uma referência pelo conjunto como um todo – qualidade, preço, variedade, apresentação, atendimento, pós-venda.

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Fidelizar clientes é estar à frente da concorrência

Com mercados tão disputados, qualquer produto ou serviço pode ser copiado ou melhorado. Aumentando cada vez mais a concorrência em todos os setores. Por isso, não adianta oferecer as melhores mercadorias ou a melhor prestação de serviços. Para fidelizar, é preciso ultrapassar os limites de satisfação do cliente.

Você já sabe que produtos e serviços com boa qualidade abrem portas, atraem o interesse dos consumidores e te ajudam a se posicionar no mercado. Mas isso não é suficiente para garantir o retorno dos clientes. E com certeza não quer que eles prefiram a concorrência. Mas no mundo dos negócio não basta querer, é preciso AGIR.

Encantar clientes faz parte da fidelização

Você precisa “encantar” os clientes, mostrando a eles que seu negócio se diferencia dos demais. Seja por meio de respostas rápidas ou promoções exclusivas. É preciso ter em mente que esse é um trabalho de médio a longo prazo e inclui estratégias bem elaboradas a fim de construir um vínculo afetivo entre sua marca e o cliente.

Quer saber como fidelizar clientes? Não deixe de conferir nosso conteúdo com cinco dicas infalíveis para a fidelização de clientes e saiba como tornar seu negócio mais sólido.

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Categorias: Empreendedorismo

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