Todo bom empreendedor sabe que o marketing tem uma parcela considerável de influência no sucesso de um negócio. Contudo, existem diversos tipos de marketing que podem ser aplicados de acordo com o público-alvo, objetivos e recursos disponíveis. Um deles é o marketing direto.

Essa é uma das melhores ferramentas que as empresas utilizam para manter um relacionamento próximo com seus consumidores, pois permite uma comunicação personalizada e uma interação imediata. 

Quer entender como o marketing direto pode ajudar sua empresa a decolar? Então continue a leitura e descubra o que é e como usá-lo a favor do seu negócio! 

O que é marketing direto?

Marketing direto é uma técnica de comunicação que tem como objetivo atingir um público-alvo sem intermediários. Logo, essa abordagem permite às empresas se comunicarem diretamente com as pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços ou que já são clientes da marca. 

Esse contato pode ser feito de diversas maneiras: cadastros em newsletters, participação em eventos, interações em redes sociais, e-mail etc.

Como foca exclusivamente em um público qualificado, esta estratégia aumenta as chances de conversão e venda, já que as campanhas são mais direcionadas.

Outra característica interessante é que há a possibilidade de personalização das mensagens de acordo com as preferências e comportamentos de cada lead ou cliente, tornando a comunicação mais relevante e impactante.

Portanto, uma ação de marketing direto se destaca pela sua eficiência, baixo custo e rapidez na obtenção de resultados. 

Marketing direto e indireto: qual a diferença?

A diferença entre ambos está na forma como alcançar o público-alvo. Enquanto o marketing direto é direcionado especificamente para quem já demonstra interesse nos produtos ou serviços da empresa, o indireto tem uma abordagem mais ampla, que busca alcançar um público diversificado, mas não necessariamente familiarizado com a marca. 

Ou seja, no marketing direto, a comunicação é personalizada e direta. Tem um caráter intimista e é  direcionada a pessoas que já conhecem as soluções da empresa e têm algum interesse no nicho. 

Nele, os principais objetivos são aumentar a conversão de leads em clientes, promover vendas diretas e fortalecer o relacionamento com a base de consumidores existente. 

Já no marketing indireto, a comunicação é massificada, veiculada em televisão, rádio, anúncios, mídias sociais abrangentes etc.

O objetivo principal é aumentar a visibilidade da marca, gerando um novo interesse nos produtos ou serviços oferecidos para um público mais amplo e diversificado que ainda não conhece a empresa.

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Marketing direto: exemplos práticos

Para ilustrar melhor o conceito, vamos apresentar 2 exemplos práticos de marketing direto.

Exemplo 1

Imagine que você tem interesse em adquirir produtos de uma loja on-line de roupas, mas nunca fez uma compra. Porém, você se cadastrou no site da marca para receber atualizações e descontos. 

Em um determinado dia, você recebe um e-mail da loja com destaque para os produtos que chamaram sua atenção em sua última visita ao site, juntamente com um cupom de desconto especial para sua primeira compra, informações sobre frete grátis e política de trocas. 

Esse exemplo ilustra o marketing direto realizado de forma virtual e altamente personalizada com o objetivo de atrair clientes em potencial.

Exemplo 2

Imagine que você é cliente de uma loja de produtos naturais e, após algumas compras, recebe uma ligação dessa loja oferecendo um atendimento personalizado. 

Durante essa ligação, o representante destaca os benefícios dos produtos que você comprou recentemente e oferece um cupom de desconto exclusivo para sua próxima compra.

Você também tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre os itens disponíveis e receber recomendações com base em suas preferências, o que, provavelmente, o fará se sentir valorizado como cliente. 

Esse é mais um exemplo de marketing direto altamente personalizado, dessa vez, com o objetivo de incentivar os clientes da loja a fazer novas compras.   

7 ferramentas de marketing direto

Para colocar em prática uma estratégia eficiente você pode usar uma ou mais das seguintes ferramentas de marketing direto:

  • mala direta;
  • folheto explicativo;
  • telemarketing;
  • e-mail marketing
  • venda pessoal;
  • mobile marketing;
  • programa de fidelidade.

Mala direta

Mala direta é a prática de enviar materiais promocionais para endereços postais físicos de clientes ou clientes em potencial, contendo novidades sobre a marca, ofertas, cartões de fidelidade e até brindes. 

Folheto explicativo

Consiste na distribuição de folhetos de forma física ou digital com informações sobre produtos, promoções e benefícios da empresa. Pode ser distribuído em pontos de venda, eventos, feiras ou ser enviado diretamente para o endereço dos consumidores. 

Telemarketing

O telemarketing é bastante conhecido no Brasil. É a realização de chamadas telefônicas para estabelecer contato direto com clientes ou leads oferecendo produtos, serviços e promoções.

E-mail marketing

Outra forma de entrar em contato com o público é por meio do e-mail marketing, que são e-mails personalizados contendo informações sobre promoções, novidades e conteúdo informativo relevante. 

Venda pessoal

É uma ferramenta em que vendedores ou representantes realizam abordagens pessoalmente com clientes ou potenciais clientes, oferecendo produtos e serviços de forma adaptada para o perfil de cada consumidor. 

Mobile marketing

É quando as comunicações envolvendo a marca encontram seu público-alvo por meio de dispositivos móveis, como mensagens SMS, aplicativos, notificações, entre outros.  

Programa de fidelidade

É a implementação de um programa que oferece recompensas, como descontos ou brindes, por meio de um sistema de pontos acumulados com base nas compras ou outras interações, a fim de incentivar a fidelização dos clientes.

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Como usar o marketing direto na empresa?

Agora que você já sabe o que é marketing direto e algumas das suas principais ferramentas, chegou o momento de entender como utilizá-lo em sua empresa para criar campanhas bem sucedidas.

Para isso, você precisa:

  • identificar o público-alvo;
  • definir a melhor abordagem;
  • escolher as ferramentas;
  • usar o senso de urgência;
  • realizar testes;
  • mensurar os resultados.

Identifique o público-alvo

Identificar quem é o seu público-alvo é o primeiro passo para colocar em prática uma estratégia de marketing. 

Para isso, você pode considerar tanto clientes quanto pessoas que já interagiram com a sua empresa por meio de algum canal, mas que ainda não compraram.

Para facilitar o trabalho, procure ferramentas e sistemas que concentram dados de clientes, como é o caso dos chamados ERPs. Assim, é possível ter acesso às informações de contato mais rapidamente.

Defina a melhor abordagem

Ao obter os dados do seu público-alvo, fica mais fácil traçar a abordagem ideal para cada perfil específico. 

Os contatos podem ser segmentados com base em seus interesses, comportamentos de compra, preferências e necessidades, permitindo uma abordagem mais direcionada para cada tipo de perfil. 

Escolha as ferramentas

Baseado na melhor abordagem, você consegue escolher a ferramenta mais adequada para cada tipo de consumidor. 

Nessa etapa, leve em consideração também o nível de interação e engajamento esperado de cada perfil para não perder oportunidades de comunicação e conexão com seus clientes.

Saiba usar o senso de urgência

O senso de urgência é uma técnica do marketing que consiste em criar no público-alvo uma sensação de necessidade imediata por algum serviço ou produto. 

Para isso, você pode oferecer promoções chamativas por um tempo limitado, quantidades limitadas disponíveis dos produtos ou benefícios para os primeiros compradores. Essa técnica estimula a ação do consumidor, fazendo-o fechar negócio mais rápido. 

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Faça testes

Em um primeiro momento, é importante realizar testes, para identificar possíveis falhas na segmentação, na mensagem ou na estratégia adotada, permitindo ajustes a tempo de corrigir e otimizar as campanhas antes de lançá-las em larga escala. 

Comece com pequenos grupos e, conforme os resultados sejam positivos, aumente para grupos maiores. 

Mensure os resultados

Tão importante quanto planejar a campanha é verificar seus resultados. Com os dados obtidos a partir de indicadores e métricas, você pode avaliar o desempenho da campanha e identificar áreas de melhoria.

Algumas métricas interessantes para avaliar em caso de ações on-line, por exemplo, são taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, retorno sobre o investimento (ROI) e engajamento. 

E não se esqueça de, sempre que possível, pedir o feedback dos clientes a respeito das campanhas e suas experiências com a marca. 

Use o Bling para vender mais! 

O marketing é uma parte importante de um negócio, mas não é a única. Muitos empreendedores investem consideravelmente nessa área e esquecem de outras igualmente importantes, como a qualidade do produto ou serviço, a experiência do cliente e a gestão financeira. 

É preciso pensar em toda a jornada que o cliente percorre na sua empresa se deseja proporcionar uma experiência agradável, incentivá-lo a recomendar sua marca para outras pessoas e garantir que retorne para novas compras. 

Por isso, aconselhamos que, aliado a boas estratégias de marketing direto, você use a solução do Bling, um sistema completo que faz a gestão on-line das vendas e da sua equipe comercial, desde o controle de pedidos, passando pelos relatórios de vendas, controle de estoque, até a frente de caixa. 

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