Segundo o Sebrae, o mercado de produtos naturais no Brasil está em constante crescimento. Uma ótima notícia para você que está pensando em como abrir uma loja de produtos naturais!
Essa expansão está diretamente relacionada com a preocupação cada vez maior das pessoas em ter uma boa alimentação e um estilo de vida mais saudável.
Por isso, entrar nessa área pode ser o caminho para o seu sucesso! Confira, a seguir, sete passos essenciais para montar sua loja de produtos naturais.
O que você verá no artigo:
O que é preciso saber antes de montar uma loja de produtos naturais?
Entender como funciona o mercado, definir o público-alvo e conhecer a concorrência são fatores que não podem passar despercebidos na abertura de qualquer negócio. Quando o assunto é como montar uma loja de temperos e produtos naturais, essas questões não são diferentes!
Além disso, é preciso estar em dia com todas as documentações legais e os requisitos necessários para abrir o empreendimento, como:
- identificar o segmento da atividade;
- definir a natureza jurídica e o porte do negócio;
- realizar o registro na Junta Comercial, na Secretaria da Fazenda e no sindicato patronal;
- obter o alvará de localização e funcionamento;
- inscrever o CNPJ na Receita Federal.
Depois desses processos, é fundamental se atentar a outro ponto importante: as regulamentações sanitárias.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por certificar que os produtos comercializados são adequados para o consumo ou uso.
Para isso, as normas ABNT NBR 15635:2015 e a ABNT NBR 15842:2010, que abordam as boas práticas e a qualidade de serviço no setor alimentício devem ser seguidas.
Como montar uma loja de produtos naturais? Principais passos!
Tudo certo com as normas e as documentações? As próximas etapas para a abertura da loja de produtos naturais são:
- criar um plano de negócios;
- definir a localização e estrutura do estabelecimento;
- adquirir equipamentos e maquinários necessários;
- escolher bons fornecedores;
- organizar os produtos e o estoque;
- preparar a equipe;
- divulgar a loja.
Veja, a seguir, como realizar cada um desses passos:
1. Plano de negócios
Criar um plano de negócios é indispensável para todo empreendimento, afinal, esse documento abrange a análise de mercado, as estratégias operacionais e financeiras.
Nessa etapa, um detalhe importante a se definir é a forma de atuação da empresa, isto é, se você vai abrir uma loja física, virtual ou os dois modelos.
Por isso, é fundamental realizar a análise de mercado. Com essa pesquisa, além de entender como o ramo funciona, você pode:
- identificar o público-alvo e os concorrentes;
- saber quais as tendências da área;
- encontrar o seu diferencial competitivo.
Leia também: Integrar loja física e virtual: vantagens e dicas de como fazer
2. Localização e estrutura
A localização e a estrutura são pontos significativos se você optar por abrir uma loja física.
Nesse caso, a escolha deve ser estratégica. Já imaginou montar uma loja de produtos naturais ao lado de uma academia? Certamente, você conseguirá bons clientes.
Já a estrutura do ambiente pode variar conforme a sua necessidade. Prefira um layout que favoreça a circulação dos clientes e a disposição dos produtos.
3. Equipamentos e maquinários
Alguns itens são essenciais para montar uma loja de produtos naturais a granel. Por exemplo:
- prateleiras;
- gôndolas;
- balcão;
- balanças, etc.
Além desses, a loja deve contar com equipamentos de escritório e caixa, como computador e maquininhas de cartão.
4. Fornecedores
Garantir a qualidade dos seus produtos é fator crucial para o sucesso do empreendimento. Portanto, é preciso ter bons fornecedores!
Nesse ponto, é recomendado escolher parceiros confiáveis, que priorizem a sustentabilidade.
Você também deve considerar detalhes, como:
- preço;
- prazo;
- formas de pagamento.
5. Organização de estoque
O gerenciamento de estoque permite que você:
- tenha controle das entradas e saídas dos produtos;
- saiba o momento exato de repor alguma mercadoria;
- perceba quais estão mais próximas do vencimento.
Dessa forma, é possível evitar tanto a perda de um produto, quanto sua falta na loja.
Para te ajudar e facilitar esse processo de organização do estoque, uma dica é contar com um sistema de gestão completo.
6. Equipe
Na loja física, é preciso contar com colaboradores para prestar um bom atendimento ao público.
Afinal, a maneira que os consumidores são tratados pode ser um diferencial competitivo para a sua loja, além de promover vantagens, como:
- indicações para a sua loja;
- criação de vínculo com o cliente;
- melhora da percepção e valor do seu negócio.
7. Divulgação
Já ouviu aquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? Quando falamos em negócios, ela faz total sentido!
Para você que está começando agora, em um mercado que vem crescendo cada dia mais, é necessário fazer as pessoas conhecerem sua marca.
Por isso, investir em divulgação é uma ótima forma de fazê-los notar sua loja e se transformarem em clientes.
Use as redes sociais ao seu favor para promover seu negócio. Além disso, uma boa dica de marketing tradicional é levar panfletos em locais que seu público possa estar, como as academias da região.
Quanto custa abrir uma loja de produtos naturais?
O valor do investimento para abrir uma loja de produtos naturais depende de algumas variáveis, como o tamanho do empreendimento, a escolha do espaço físico, a localização da loja, etc. Cada um desses fatores pode influenciar o custo, tornando-o mais alto ou baixo.
Além disso, é preciso:
- investir em um estoque inicial;
- implementar uma estrutura para armazenamento das mercadorias;
- promover ações de marketing.
Sendo assim, a melhor forma de saber o valor necessário para entrar nesse ramo, é pesquisando sobre cada um desses aspectos, optando pelo mais viável para você.
Como abrir uma loja de produtos naturais online?
Para a abertura do empreendimento virtual, você precisa de um local para armazenar os produtos, uma plataforma de e-commerce e uma boa estrutura logística.
Também é importante escolher um sistema de gestão que possa integrar e automatizar todos os processos da sua empresa, como o Bling!
Com o nosso ERP, além de ter o controle de todas as entradas e saídas do estoque, você pode utilizar a ferramenta para gerenciar seu ponto de venda com o máximo de agilidade e eficiência.
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